Sobre o projeto
O projeto propõe o desenvolvimento de ferramentas para a qualidade de vida e autonomia de pessoas com deficiências e síndromes variadas. Desenvolverá produtos de tecnologias assistivas para educação, reabilitação e adaptação. Visa a reabilitação e educação inclusiva em parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação, propondo material de apoio para reabilitação e educação e com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da UFF, para projetar adaptações em situações de trabalho para servidores portadores de deficiência. Os produtos desenvolvidos serão otimizados para fabricação digital, visando reduzir custo e facilitar aquisição e acesso.
O que foi feito até aqui
Estão sendo desenvolvidos dois produtos de tecnologia assistiva pensados em tecnologia de fabricação digital, visando facilitar sua reprodução em outros lugares. O Produto 01 irá auxiliar o trabalho de neuro – psicopedagogas em atividades com crianças com síndromes cognitivas e Produto 02 se trata de uma adaptação de lixeira demanda pelo departamento de inclusão da UFF para reduzir a exposição de servidores cadeirantes.
Próximos passos
- Desenvolver modelos de teste
- Testar com usuários
- Disponibilização e divulgação dos resultados
- Apresentar o trabalho em congresso de Ergonomia.
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Saúde – SMS
Duração: 12 meses
Valor do projeto: R$ 106.229,41
Departamento UFF: Escola de Engenharia
Coordenador: João Marcos Bittencourt
Público – alvo: Familiares de e crianças com síndromes cognitivas; e o segundo voltado para servidores cadeirantes da instituição.
Onde atua geograficamente: Município de Niterói
Equipe Envolvida: A equipe conta com quatro integrantes, sendo três de desenho Industrial e uma de Terapia Ocupacional
Parcerias realizadas: Associação Fluminense de Reabilitação
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 10 – Redução das Desigualdades.
Objetivo PPA 2022-2025: Atender às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade com seus direitos violados, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos e que demandam intervenções especializadas.
NQQ: Através da Lei Municipal 2935/2012, ficou instituído no âmbito do Município de Niterói o Programa Cidade Acessível com o objetivo de incentivar o enquadramento, por parte dos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, ao conceito de Desenho Universal e para cumprimento da LBI (Lei Brasileira de Inclusão) no 13.146/2015. O projeto fortalece tais políticas públicas, tendo em vista que ele fortalece ações e desenvolvimentos que contribuam com diferentes aspectos da inclusão em nosso município. A infraestrutura a ser instalada irá favorecer desenvolvimentos relacionados com inclusão em diferentes aspectos.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
There are no download items matching this category criteria.