Na tarde de quarta-feira, 15/03, o Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, se reuniu com a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, em Brasília. Acompanharam o Reitor o Prefeito de Niterói Axel Grael, o Secretário Executivo Rodrigo Neves e a Secretária de Planejamento Ellen Benedetti.
Durante a reunião, o grupo apresentou o bem-sucedido processo de cooperação entre a UFF e a Gestão de Niterói, que inclui o Plano de Desenvolvimento de Projetos Aplicados de Niterói (PDPA), um modelo de referência nacional. Além disso, discutiram a importância da colaboração entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para a elaboração de planos locais de educação, saneamento, infraestrutura e captação de recursos.
A Ministra do Planejamento destacou a relevância da parceria entre a UFF e a Prefeitura de Niterói para o desenvolvimento regional. “Eles trouxeram muitos projetos pra gente poder executar e levar cada vez mais melhoria e qualidade de vida”.
O Reitor da UFF, Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, afirmou que a reunião foi muito produtiva e destacou a expectativa de que a parceria entre a UFF e a Gestão de Niterói seja um exemplo para outras IFES e prefeituras do país.
“A parceria com a Prefeitura de Niterói tem sido extremamente importante para o município e sua população. Através do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), que é um modelo de referência nacional, a cidade tem se beneficiado com projetos de desenvolvimento social, sustentável, econômico e de saúde. Essa parceria também tem sido importante para o fortalecimento da UFF como instituição de ensino e pesquisa. Inclusive pretendemos empandir para todos os municios em que a Universidade possui campus, propor a cooperação para as gestões locais. Acreditamos que essa união entre a academia e a gestão pública é fundamental para o desenvolvimento local e para a promoção do bem-estar da população. Esperamos que essa parceria seja um modelo inspirador para outras instituições de ensino e prefeituras em todo o país”, finaliza prof. Antonio Claudio.