Organizada e Segura

Desenvolvimento de um Sistema Operacional de Modelagem Meteorológica e Climática para a Prevenção de Desastres Naturais

Sobre o projeto

O projeto consiste na criação de um sistema de modelagem numérica do tempo e do clima que possa auxiliar os meteorologistas da Defesa Civil no prognóstico de eventos extremos. Estes prognósticos poderão auxiliar no combate a catástrofes naturais, ajudando a antecipar a ocorrência de deslizamentos e movimentos de massa, cheias urbanas, inundações, atuação de ciclones extratropicais, rajadas de vento de grande magnitude, períodos prolongados de estiagem (agravando o risco de queimadas, por exemplo) e episódios prolongados de atuação da Zona de
Convergência do Atlântico Sul – ZCAS (como o ocorrido em 2011 na região Serrana).

O foco dos alertas para prevenção a desastres naturais é baseado no monitoramento em tempo real e em prognósticos numéricos do tempo e do clima, que possibilitam antecipar a probabilidade de ocorrência de eventos extremos de até 10 dias, associados muitas vezes com eventos de inundação e deslizamentos de massa. Neste projeto pretende-se aumentar o horizonte e a acurácia de modelos de previsão de tempo, no caso o WRF (sistema de previsão de tempo numérico de última geração projetado para pesquisas atmosféricas e aplicações de previsão operacional. Possui dois núcleos dinâmicos, um sistema de assimilação de dados e uma arquitetura de software que suporta computação paralela e extensibilidade do sistema), e de previsões climáticas, , no caso do modelo CAM 3.1

Fonte: Laboratório de Monitoramento e Modelagem do Sistema Climático (uff.br)

.

O que foi feito até aqui

O projetou realizou pesquisas bibliográficas acerca dos modelos utilizados no projeto e testes de diferentes configurações, bem como foram realizados testes e criados modelos de previsão de tempo e clima com alta resolução espacial, centrados no município de Niterói para obter um melhor cenário de desenvolvimento do sistema de modelagem numérica do tempo e clima.

Além disto, foi realizada avaliação das previsões com diferentes configurações, instalação destes em 3 computadores da UFF e outro na Defesa Civil de Niterói. Também foi realizado o acompanhamento da eficácia dos alertas automáticos no ambiente operacional, com constância e regularidade das previsões do WRF elaboradas em modo operacional tanto na UFF quanto na Defesa Civil de Niterói.

Com realização de pesquisas bibliográficas acerca de redes neurais artificiais (RNA);Técnicas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência; podendo ter centenas ou milhares de unidades de processamento. Fonte: https://sites.icmc.usp.br/andre/research/neural/houve operacionalização do modelo WRF com horizonte de previsão para 10 dias e alterações para operacionalização do aumento do horizonte de previsão do modelo CAM para 7 meses à frente.

Após diversas alterações de script e realização de testes para maior aperfeiçoamento, foram implementadas versões operacionais do modelo WRF nas máquinas compradas por este projeto e criadas estratégias de redundância e operacionalização do modelo WRF com 2 (dois) conjuntos paramétricos diferentes.

Próximos Passos

  • Terminar os testes com as diferentes configurações do WRF;
  • Treinar as RNA para correção da chuva horário com um período maior de dados;
  • Treinar a equipe da Defesa Civil para realizar eventuais manutenções no sistema computacional e também para fazer novas implementações;
  • Publicação do artigo intitulado “Avaliação das Parametrizações do Modelo WRF na Simulação de Precipitação Intensa na Cidade de Niterói”, com a comparação de 3 conjuntos paramétricos utilizados no projeto e os eventos extremos ocorridos na cidade em 2020.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói – SMDCG

Duração: 24 meses

Valor do projeto: R$368.310,54

Departamento UFF: Escola de Engenharia

Coordenador: Marcio Cataldi

Público – alvo: Equipe de Meteorologia da Defesa Civil de Niterói, Defesa Civil.

Onde atua geograficamente: Todas as regiões do município de Niterói.

Equipe Envolvida: 7 alunos de graduação, uma aluna de Mestrado e uma aluna de pós-Doutorado.

Estas Inovações trarão benefícios tanto para a Prefeitura, que poderá replicar o modelo para outras máquinas e plataformas computacionais com grande facilidade, e também para a academia, já que o meu grupo foi pioneiro no mundo em usar a tecnologia de Docker para o WRF de forma operacional. Além disso podemos ressaltar a configuração do WRF neste projeto para a realização de previsões com diferentes esquemas paramétricos e com alta resolução espacial, o que possibilita um melhor detalhamento regional das previsões extremas de precipitação, por exemplo. Mais dois pontos de inovação podem ser destacados, como a aplicação inédita no mundo de RNA para a correção da previsão horária pontual de precipitação, nos locais onde o município possui pluviômetros, e o recorte das previsões climáticas para a região metropolitana de Niterói e seu entorno.

Coordenador Marcio Cataldi

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, 13 – Ação contra a mudança global do clima

Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Tornar a cidade mais resiliente a alagamentos, deslizamentos, mudanças climáticas e outros tipos de choques, bem como coordenar ações de preparação, prevenção, mitigação, resposta e recuperação para a proteção e defesa civil.

NQQ: Vínculo com o projeto “Niterói Cidade Resiliente”, considerando que a implantação do Sistema de Monitoramento Remoto em Tempo Real de Áreas de Alagamento em Vias Públicas possui vínculo com o plano de prevenção e atuação em situação de crises, em esfera preventiva, com o intuito de mitigar os efeitos das fortes chuvas no tráfego da cidade.

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos estão dialogando com as políticas públicas municipais da área de Defesa Civil, uma vez que se integram ao processo geral de monitoramento do clima e das áreas de risco, tais como as 03 estações meteorológicas instaladas no município, a automatização dos 30 pluviômetros, a instalação de 30 sirenes em locais de risco, assim como o Aplicativo DCNIT, que atua emitindo avisos emergenciais, localização de sirenes e pontos de apoio, assim como informações importantes em caso de queimadas, chuvas fortes, vendavais e ressacas.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.