Sobre o projeto
O projeto visa a implementação de dois sistemas pilotos de monitoramento de estabilidade de encostas e focos de incêndios utilizando sensores de baixo custo. O primeiro, com 14 sensores para o monitoramento de focos de incêndio, divididos em dois grupos iguais, possuem instalação de sensores interligados que permitem detectar indicadores de incêndio no Parque da Cidade e no morro do Boa Vista. Já o segundo visa o monitoramento de estabilidade de encostas por detecção de movimento, com instalação de sete sensores na comunidade de Bonfim e sete sensores na comunidade de Jurujuba.
Os dados dos sistemas serão transmitidos em tempo real para uma plataforma online, possibilitando que o monitoramento possa ser realizado por qualquer pessoa, desde qualquer dispositivo que tenha conexão com a Internet. Desta forma, o sistema permitirá, de forma inovadora, que a comunidade civil e prefeitura atuem juntos na vigilância e monitoramento de incêndios e deslizamentos. O projeto é inovador, uma vez que será aberto à comunidade, que através de workshops de transferência de tecnologia, poderá modificar, adaptar e aprimorar as soluções para diferentes cenários.
O que foi feito até aqui
Foram produzidos e testados em ambientes externos dois protótipos do sensor de incêndio e sensor de deslizamento. O primeiro deles, um sensor de deslizamento, contém um acelerômetro e três sensores de umidade do solo. O segundo é um sensor de detecção de fumaça/incêndio. Os protótipos tiveram desempenho satisfatório e serão instalados posteriormente nas comunidades de estudo.
Na etapa de Instalação/teste iniciais e operacional de sensores, foi possível verificar o desempenho dos protótipos em ambientes de operação semelhantes aos cenários onde serão instalados. Os sensores operaram em regime contínuo de 24h, 07 dias na semana.
Devido à fase anterior, foi possível identificar elementos para melhorar o desempenho, assim, na etapa de aprimoramento de sensores, foi desenvolvido um novo sistema de gerenciamento e armazenamento de energia que será utilizado na segunda versão dos protótipos de sensores de deslizamento e sensores de incêndio.
Como efeito do PDPA, um grupo de alunos bolsistas participou do programa Academic Working Capital (AWC) do instituto TIM – programa que visa transformar ideias inovadoras em projetos concretos de negócio. Os bolsistas participaram com a ideia base do projeto, desenvolvimento de sensores para monitoramento de desastres. A proposta foi uma das 20 selecionadas e atualmente estão participando do programa de empreendedorismo, que potencialmente levará a construção de uma Startup na área de monitoramento.
Próximos Passos
- Análise contínua das informações obtidas pelos sensores instalados. Da mesma forma, ao ser um projeto de código aberto, será possível que diversos atores da sociedade civil contribuam para o aprimoramento do sistema de monitoramento;
- Capacitação dos servidores da Prefeitura de Niterói que tem como objetivo realizar a transferência tecnológica dos produtos desenvolvidos (construção, instalação e manutenção dos sensores) fazendo com que a PMN tenha total autonomia técnica para modificar e escalar a solução proposta;
- Continuidade do trabalho desenvolvido a partir da construção e instalação dos sistemas de monitoramento em outras comunidades, permitindo obter mais dados e compreender cada vez mais os fenômenos e dados estudados.
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia – SMDCG
Duração: 30 meses
Valor do projeto: R$ 242.925,15
Departamento UFF: Escola de Engenharia
Coordenador: Ivanovich Lache Salcedo
Público – alvo: Moradores de favelas e encostas de Niterói que possuem áreas de risco de deslizamento de terra ou incêndios
Onde atua geograficamente: Jurujuba, Morro da Boa Vista, Parque da Cidade e Comunidade do Bonfim
Equipe Envolvida: Cinco alunos de graduação, uma pessoa no apoio técnico e um coordenador
Parcerias realizadas: Projeto Grael (Auxílio logístico na primeira visita na comunidade de Jurujuba).
Niterói é a cidade piloto para os testes e implementação deste projeto, de extrema urgência para o município e demais regiões do estado e do país, uma vez que as tragédias climáticas se tornam cada vez mais frequentes.
Com o olhar estratégico da Prefeitura e o potencial dos pesquisadores da UFF, estamos executando o Projeto, que tende a trazer benefícios reais para a população, através de uma rede de monitoramento constante, inteligente e de baixo custo, que detecta movimentos de massa e é controlado pelo microcontrolador Arduino. […]. A parceria com a Defesa Civil ajudou a impulsionar o projeto de monitoramento de deslizamentos e incêndios e foi possível potencializar e agilizar o desenvolvimento do sistema, auxiliando na formação dos alunos e na validação de protótipos.
A proposta de implementação de sensores de baixo custo aparece como uma ferramenta complementar para todo o monitoramento já realizado nesta Secretaria. Traz como possibilidade a integração de novos dados em tempo real, auxiliando no aperfeiçoamento das informações e fortalecimento das ferramentas da gestão de risco municipal. Considero esta parceria muito importante, pois ao mesmo tempo que nos auxiliam na solução de questões reais com ideias e tecnologias inovadoras de baixo custo, nós fortalecemos o fomento à pesquisa no nosso município. Essa integração com a Universidade aparece como um marco para o município, visto que produzimos economicidade a cidade, estimulamos a pesquisa e fortalecemos nossas ações para construção de uma cidade ainda mais resiliente.
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 9 – Industria, inovação e infraestrutura, 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Tornar a cidade mais resiliente a alagamentos, deslizamentos, mudanças climáticas e outros tipos de choques, bem como coordenar ações de preparação, prevenção, mitigação, resposta e recuperação para a proteção e defesa civil.
NQQ: Dialoga com o projeto “Niterói Cidade Resiliente”, da área de resultado “Organizada e Segura”, considerando que atua no monitoramento de estabilidade de encostas e focos de incêndios. A instalação de redes de sensores permite tornar a cidade mais segura frente eventos adversos, viabilizando, assim, uma cidade resiliente, bem cuidada, concretizando maior segurança em áreas de situação de risco.
Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos dialogam com as políticas públicas municipais da área de Defesa Civil, sendo uma ferramenta adicional e complementar para todo o monitoramento já realizado, o qual envolve projetos como as Unidades de Emergências para Desastres, os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), as 03 estações meteorológicas instaladas no município, a automatização dos 30 pluviômetros, a instalação de 30 sirenes em locais de risco, assim como o Aplicativo DCNIT, que atua emitindo avisos emergenciais, localização de sirenes e pontos de apoio, assim como informações importantes em caso de queimadas, chuvas fortes, vendavais e ressacas.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
There are no download items matching this category criteria.