Sobre o projeto
A proposta visa subsidiar o desenvolvimento de estratégias para melhorias nas atividades de seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia de qualidade dos produtos e serviços farmacêuticos. O projeto será desenvolvido em três etapas: diagnóstico da Assistência Farmacêutica (AF) do município de Niterói; desenvolvimento e proposição de modelo de gestão; e capacitação para a prática.
Espera-se melhorar as práticas na gestão da AF, com soluções de problemas vivenciados pelas unidades de saúde do município; qualificar recursos humanos envolvidos na prática da AF em todos os níveis de atenção a saúde; propor uma logística de resíduos relativos a cadeia de abastecimento e consumo de medicamentos; realizar atividades para promoção da saúde e uso racional de medicamentos na perspectiva de diminuição de riscos de desastres e emergências sanitárias e por fim estabelecer dois serviços modelos de farmácia em unidades a serem identificadas através da etapa do diagnóstico, para que possam servir como exemplos para futura expansão em toda rede de saúde do município de Niterói.
O que foi feito até aqui
Até o presente momento, após trabalhar com a Revisão da literatura metodológica e normativa continuamente até a publicação dos resultados, a equipe elaborou Modelo e instrumentos de avaliação da Assistência Farmacêutica (AF) desenvolvidos, bem como incorporou atores-chave da rede para colaborar na avaliação do projeto.
A equipe produziu, ainda, modelo de avaliação proposto, incluindo os instrumentos para coleta de dados; Manual para orientar a realização de cuidado farmacêutico na atenção primária no município de Niterói e Folder informativo sobre armazenamento, descarte e administração de medicamentos, além de produções cientificas para divulgação do trabalho realizado, tais como dissertações e artigos.
Para além das metas previstas em seu Plano de Trabalho, o Projeto elaborou um Manual para orientar a realização de cuidado farmacêutico na atenção primária no município de Niterói, além de produzir um resumo submetido para o II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas.
Próximos Passos
- Realização de atividades educativas sobre Uso Racional de Medicamentos;
- Treinamento de pesquisadores de campo; pré-teste e estudo piloto.
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Saúde – SMS
Duração: 36 meses
Valor do projeto: R$ 234.342,11
Departamento UFF: Faculdade de Farmácia
Coordenador: Elaine Silva Miranda
Público – alvo: população de Niterói e profissionais envolvidos em assistência farmacêutica.
Equipe Envolvida: 15 pessoas entre docentes e discentes da área da farmácia.
Parcerias realizadas: Agência de Inovação da UFF (AGIR).
O projeto é inovador porque visa o aporte direto e aplicado de evidências relevantes para a gestão da assistência farmacêutica municipal. A parceria entre a Prefeitura a UFF e a FEC é um instrumento potente para a geração de produtos úteis para a sociedade.
Coordenadora Elaine Silva Miranda
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 3 – saúde e bem-estar; 4 – Educação de Qualidade; 12 – Consumo e Produção Responsáveis.
Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Promover a saúde e bem-estar da população, o acesso equitativo e universal aos serviços ambulatoriais, emergenciais e hospitalares no SUS e o desenvolvimento do conhecimento científico, bem como fortalecer a atuação em relação à vigilância sanitária, monitorando variações no processo saúde-doença, identificando precocemente as alterações e intervindo oportunamente a fim de evitar o adoecimento coletivo.
NQQ: Inserido na Área de Resultado “Saudável” ao abordar a operacionalização e qualificação da assistência farmacêutica na cidade, a qual constitui parte fundamental dos serviços de atenção à saúde, sobretudo para gestão pública, para a população de Niterói e para os aparelhos de saúde e educação do município. Além disso, o Projeto objetiva favorecer uma gestão adequada para a A.F, onde todos tenham acesso aos serviços farmacêuticos e aos medicamentos, de modo buscar identificar e propor resoluções para as possíveis diferenças em termos de acessibilidade a medicamentos.
Política Pública: Dialoga com as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, sobretudo ao realizar um diagnóstico acerca da assistência farmacêutica municipal, com desenvolvimento de modelos de investigação e instrumentos para coleta de dados. Além disso, a proposta de um manual para orientações das ações de cuidado farmacêutico no município reflete nos aparelhos de saúde e beneficia o desenvolvimento de ações educativas em AF atualizadas à fronteira do conhecimento que possam gerar produtos inovadores para o SUS, principalmente e inicialmente, na rede de saúde de Niterói.