Sobre o projeto
O tratamento endodôntico é um procedimento terapêutico indicado quando a evolução da cárie dentária alcança os canais radiculares onde, em um elevado número de casos, é acompanhado por um quadro agudo de dor que acaba por orientar o padrão pela busca do atendimento de urgência, culminando na espera pelo atendimento especializado de média complexidade que é o tratamento endodôntico – atenção secundária. O tratamento endodôntico é uma modalidade terapêutica organizada a partir de critérios de base científica robusta e de longo prazo, apresentando um índice de sucesso elevado de cerca de 95%. O alto índice de sucesso sustentado pelo exercício científico, constitui de maneira sólida uma abordagem eficiente para a manutenção do dente na arcada dentária quando promove a limitação do dano em um segundo nível de pre
O presente Projeto tem como objetivo principal a implementação de um modelo de gestão e capacitação para a resolução dos problemas descritos e classificados como de ordem concreta, de comportamento crônico, que operam no aparelho de Saúde do Município de Niterói. Busca atuar, especificamente, no gargalo de atendimento da especialidade endodôntica – aumentando a quantidade de casos restaurados e, portanto, finalizados na logística da contrarreferência para a APS de origem, com fluidez e qualidade.
Seu escopo pode ser dividido em duas vertentes, sendo elas: (1) implementação de um modelo de gestão para a criação das condições administrativas e logísticas necessárias para a realização do tratamento endodôntico em sessão única; (2) capacitação teórica e técnica dos profissionais da rede municipal de Niterói (especialistas e clínicos gerais) para o atendimento endodôntico em sessão única, reduzindo a complexidade do atendimento pré-restaurador principalmente nos casos de alta prioridade.
O que foi feito até aqui
Até o presente momento foram iniciadas as capacitações teóricas e técnicas dos profissionais da rede municipal de Niterói para a realização do tratamento endodôntico em sessão única; isso engloba especialistas e clínicos gerais que desejam se capacitar para trabalhar com a especialidade endodôntica no CEO.
O treinamento pré-clínico (principal etapa), contudo, somente poderá ser executado após a finalização da adequação da estrutura física, a qual encontra-se em etapa inicial.
Entre as propostas de continuidade, almeja-se que seja estabelecida uma parceria com a UFF para que, durante 24 meses após o término do Projeto, o laboratório construído na universidade com os recursos do PDPA possa receber os casos odontológicos de maior complexidade referenciados pelos Cirurgiões Dentistas da Rede Municipal de Saúde de Niterói; e que, uma vez a cada bimestre, haja uma sessão de matriciamento entre os dentistas das equipes de Atenção Primária e os endodontistas articulada pelo Laboratório de Endodontia da UFF.
Próximos Passos
- Adequação das instalações;
- Capacitação pré-clínica;
- Planejamento e implementação do modelo de gestão;
- Atividades de gestão e conhecimento da Rede.
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Saúde – SMS
Duração: 36 meses.
Valor do projeto: R$ 315.375,08.
Departamento UFF: Faculdade de Odontologia – Departamento de Odontoclínica
Coordenador: Gustavo André de Deus Carneiro Vianna
Público – alvo: Cirurgiões-dentistas da atenção primária e aqueles que realizam endodontia no CEO.
Onde atua geograficamente: todo o território do município, contudo, o Laboratório da UFF fica na região central do município.
Equipe Envolvida: 1 coordenador, 1 vice coordenador, 2 professores.
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 3 – saúde e bem-estar.
Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Promover a saúde e bem-estar da população, o acesso equitativo e universal aos serviços ambulatoriais, emergenciais e hospitalares no SUS e o desenvolvimento do conhecimento científico, bem como fortalecer a atuação em relação à vigilância sanitária, monitorando variações no processo saúde-doença, identificando precocemente as alterações e intervindo oportunamente a fim de evitar o adoecimento coletivo.
NQQ: Dialoga com a Área de Resultado “Saudável” objetivar a implementação de um modelo de gestão para a criação das condições administrativas e logísticas necessárias para a realização do tratamento endodôntico em sessão única, além da capacitação teórica e técnica dos profissionais da rede municipal de Niterói para a realização do tratamento endodôntico.
Políticas Públicas: Com base na construção teórica do plano de trabalho, este projeto tem relação direta com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, onde um dos pressupostos é assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adscrita, não descuidando da necessária atenção a qualquer cidadão em situação de urgência, além de fortalece o papel de apoio técnico e complementar que o CEO deve oferecer a população adscrita e aos profissionais da atenção primária. Além disso, dialoga com as ações da SMS mediante a profissionalização da gestão em Saúde embasada na eficiência e no custo-benefício operacional, pois a maior parte dos tratamentos é realizado em um única sessão; com ampliação da qualidade geral do tratamento e no aumento da segurança para o paciente, com melhor controle do risco de infeções cruzadas pela redução de número de sessões necessárias para o tratamento.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
There are no download items matching this category criteria.