Sobre o projeto
O presente projeto busca desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para o setor de construção naval e offshore fluminense, por meio da identificação das principais práticas e técnicas utilizadas pelos estaleiros e empresas na construção e reparo navais.
Busca-se realizar um diagnóstico da capacidade tecnológica dessas empresas para fornecimento de produtos e realização de serviços demandados por este segmento, de modo a consolidar os resultados encontrados na pesquisa de campo e contribuir para a definição das ações necessárias para melhoria das práticas e técnicas nos estaleiros e empresas niteroienses.
O que foi feito até aqui
Em Abril de 2021 foi realizada a reunião de instalação de um Grupo de Trabalho, com representantes da FIRJAN, SENAI, SINAVAL, Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói, SIMMMERJ, Estaleiro Mauá, Associação da Ilha da Conceição e Ponta D’Areia, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico da PMN. A mobilização da equipe foi concluída em 31/05/21.
Atualmente, as etapas de revisão bibliográfica e elaboração dos instrumentos de pesquisa estão concluídas, totalizando 393 referências bibliográficas colhidas (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, artigos de periódicos, congressos e instituições, relatórios técnicos, livros e normas), com 475 fichamentos realizados. Além disso, foram realizadas as visitas de campo e as análises dos resultados.
Até o momento, foi realizado um seminário interno com os bolsistas e voluntários do projeto para apresentação da revisão bibliográfica e, depois desse encontro, foram realizadas diversas reuniões de acompanhamento e orientação com os alunos participantes do projeto. Além disso, foram realizados exames de qualificação dos três mestrandos voluntários do projeto, cujas pesquisas se direcionam para a avaliação da capacitação tecnológica do setor de construção naval e offshore de Niterói; bem como ocorreram defesas de trabalhos de conclusão de curso de alunos bolsistas atuantes no projeto.
O projeto também contou com apresentação em congressos não estava prevista no escopo inicial, realizadas em 2021. A primeira apresentação ocorreu em 27/10/2021 na 26ª Semana de Extensão da UFF, e a segunda, no dia 07/12/2021, na I Edição da Mostra de Produtos de Extensão da UFF.
Próximos passos
- Análise dos resultados da pesquisa de campo e elaboração de relatório técnico
- Realização do I Congresso em Montagem Industrial no fim do 1º semestre de 2023, no qual haverá áreas temáticas relacionadas ao projeto
- Desenvolvimento de cursos e produtos vinculados ao Congresso
— FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEN
Duração: 24 meses
Valor do projeto: R$ 308.408,64
Departamento UFF: Escola de Engenharia
Coordenador: Roger Matsumoto Moreira
Público – alvo: Empresas do setor de construção naval e offshore da cidade de Niterói; profissionais e técnicos da indústria; gestores públicos.
Onde atua geograficamente: Ênfase na região metropolitana de Niterói
Equipe Envolvida: 09 integrantes: 02 professores, 01 técnica em assuntos educacionais, 02 bolsistas de pós-doutorado, 01 doutoranda e 03 mestrandos voluntários, todos vinculados ao Mestrado Profissional em Montagem Industrial da Escola de Engenharia da UFF.
A parceria entre a PMN, UFF e FEC é fundamental para construção de uma maior articulação entre a academia e a administração pública com vista à melhoria da qualidade de vida da população fluminense. Acreditamos que essa parceria inovadora colabora para a consolidação e para o fortalecimento da área de construção e montagem de instalações navais e offshore. Ademais, a realização do I Congresso em Montagem Industrial, programado para 2023, estabelecerá também um marco inovador considerando a inexistência de eventos nacionais deste segmento. Compreende-se que a organização desse evento é essencial pois viabilizará um espaço de discussão e difusão das tecnologias mais atuais, desenvolvidas no Brasil e no mundo, no setor de construção naval, além de divulgar as pesquisas aplicadas realizadas por profissionais e alunos da área. Assim, objetiva-se contribuir para que a indústria naval e offshore da cidade de Niterói tome conhecimento das inovações tecnológicas que possam aumentar a competividade do setor. Convém ressaltar que o Mestrado Profissional em Montagem Industrial da Escola de Engenharia da UFF obteve um aumento de nota na última avaliação quadrienal da CAPES. O projeto PDPA contribuiu para mostrar a inserção do nosso Programa de Pós-Graduação na solução de problemas da sociedade fluminense.
Coordenador Roger Matsumoto Moreira
O projeto tem sido inovador no desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para o setor de construção naval e offshore fluminense. No primeiro ano do projeto foram identificadas através de pesquisa de campo as principais práticas e técnicas utilizadas pelos estaleiros e empresas fluminenses na construção e reparo navais, para realização de um diagnóstico da capacidade tecnológica dessas empresas para fornecimento de produtos e realização de serviços. Há previsão de organização do Primeiro Congresso em Montagem Industrial do país. O evento permitirá a consolidação dos resultados encontrados na pesquisa de campo e contribuirá para a definição das ações necessárias para melhoria das práticas e técnicas nos estaleiros e empresas niteroienses.
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 8 – trabalho decente e crescimento econômico, 9 – indústria, inovação e infraestrutura
Objetivo PPA 2022-2025: Fomentar o desenvolvimento econômico de Niterói, de forma sustentável e inovadora, nos diversos setores (comercial, industrial e de serviços), mediante políticas integradas, promovendo e valorizando o empreendedorismo, a sustentabilidade de negócios e a atração de investimentos na cidade, bem como o incentivo à qualificação profissional e a geração de emprego e a renda, principalmente aos mais vulneráveis
NQQ: O projeto está associado à área “Niterói Próspera e Dinâmica” ao realizar um diagnóstico para avaliar a atual capacidade tecnológica das empresas fluminenses dos setores de construção naval, offshore e metalmecânico, com o intuito de sugerir ações para superar as eventuais defasagens e/ou insuficiências dessas empresas, visando promover a médio e longo prazo o aumento da produtividade e estimular soluções inovadoras que agreguem vantagem competitiva para o setor
Política Pública: A avaliação do Setor Naval e Offshore vai incentivar as atividades portuárias e movimentar a economia, se relacionando com a Revitalização do Terminal Pesqueiro, garantido pelo Plano Niterói 450 anos. A inovação tecnológica nesse setor permitirá o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor naval e offshore, assim como o aumento da competitividade da indústria fluminense. Contribui para atrair novos investimentos na agenda de inovação no setor, o que possibilitará que o município atraia empresas e novos negócios, e desta forma, ter a ampliação da arrecadação municipal de forma responsável, assim como parcerias com o setor privado e o estímulo ao empreendedorismo, criando o cenário de novos postos de trabalho e mais renda para o município.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
There are no download items matching this category criteria.