Sobre o projeto
O Projeto busca fazer uso da história de Niterói como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania, do turismo e dos processos educacionais no município, a partir da reunião dos esforços de professores e alunos do Instituto de História da UFF, dos habitantes da cidade e da comunidade escolar da rede municipal de ensino de Niterói. Pretende-se, por um lado, fomentar a pesquisa acadêmica sobre a história do município, com especial atenção para a questão da cidadania, bem como voltar-se para a produção de conteúdos a serem divulgados em plataformas digitais (como site e aplicativo) que abordem a história desse espaço urbano por intermédio da narrativa dos diversos grupos sociais que o forma.
Objetiva-se, dessa forma, produzir uma memória afetiva sobre o passado e a história recente da cidade, desenvolver o sentido social de seu pertencimento e, finalmente, a elaboração de uma história plural. Esse esforço, além de valorizar a história local resultará, também, no estímulo ao turismo de memória na cidade. Além disso, os QRs Codes a serem colocados nos culturais possibilitarão que os turistas e habitantes da cidade tenham acesso às informações sobre os espaços, mas também às memórias.
O que foi feito até aqui
Até o presente momento o Projeto realizou levantamento em bibliografias sobre a História de Niterói e de sua fundamentação teórico-metodológica, pesquisa nos arquivos de Niterói, além de ter realizado consulta à população de Niterói via redes sociais.
Além disso, o projeto entregou os textos que descrevem diversos espaços da cidade, inclusive vários equipamentos culturais da PMN. Essas informações colaboram para possibilitar o maior conhecimento do vasto e rico patrimônio da cidade. Deste modo, os professores envolvidos delimitaram os circuitos que integrarão a colocação das placas de QR Code, que se dará ao término do projeto.
A coordenação encontra-se em diálogo constante com a Neltur, com o objetivo de estruturar articulações com coordenadores de outros projetos e se empenham em divulgar o projeto na mídia.
Outra parceria de destaque consiste na tratativa com o Projeto PDPA “Um arquivo público municipal para Niterói”, a qual mostrou-se disposto a auxiliar na elaboração dos circuitos através da documentação para organização do arquivo, de modo que os circuitos elaborados possam ser um meio de tornar o arquivo vivo dentro do território de da memória da cidade, inclusive em uma posterior criação de novos circuitos.
Os textos para integrar o site e aplicativo foram finalizados, assim como a análise de fontes históricas sobre Niterói, que ficará disponível no site e app. O diálogo na escola, com alunos e professor responsável, tem sido muito frutífero com parceria em visitas a espaços da cidade a serem trabalhados pelos alunos.
Próximos passos
- Entrevistas com população de Niterói com bolsistas de graduação;
- Edição do material audiovisual.
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Niterói Empresa de Lazer e Turismo – NELTUR
Duração: 36 meses
Valor do projeto: R$ 404.361,32
Departamento UFF: Departamento de História
Coordenador: Karoline Carula
Público – alvo: Estudantes da rede de ensino, população de Niterói e turistas.
Onde atua geograficamente: Região Central e na Zona Sul da Cidade.
Equipe Envolvida: 2 coordenadores, 1 bolsista de pós-doutorado e 10 bolsistas de graduação, sendo 7 do curso de História e 3 do curso de Cinema.
Parcerias realizadas: Projeto PDPA “Um arquivo público municipal para Niterói: gestão de documentos, acesso à informação e transparência na administração pública no horizonte da história e da cooperação regional do Leste Fluminense”.
O projeto tem como uma de suas principais novidades desenvolver um aspecto ainda pouco explorado do turismo da cidade de Niterói, que é justamente o turismo histórico, […] e traz como novidade a introdução de novas tecnologias para promover o turismo. Assim, QRs Codes estarão situados ao longo da cidade e, através de um aplicativo, possibilitarão aos visitantes e aos munícipes o acesso às informações sobre esse local. […] Além de dados históricos daquele local, os usuários terão acessos a documentos, como recortes de jornais, que explicitam fatos ao longo do tempo, e depoimentos de habitantes. Esse talvez seja um importante ganho do projeto, que é mostrar como os espaços da cidade são formados e ganham relevância não só pela importância arquitetônica, mas também porque estão impregnados de memórias afetivas. A ideia é mostrar como os locais constroem e são construídos pelas memórias da população, e passam a compor as histórias familiares e individuais. […]. Temos aprendido imensamente com o contato com os técnicos da NELTUR, num processo de troca e estímulo, em que novas ideias têm sido constantemente propostas […].
Coordenadora Karoline Carula
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 8 – emprego digno e crescimento econômico
Objetivo PPA 2022-2025: Fomentar o desenvolvimento econômico de Niterói, de forma sustentável e inovadora, nos diversos setores (comercial, industrial e de serviços), mediante políticas integradas, promovendo e valorizando o empreendedorismo, a sustentabilidade de negócios e a atração de investimentos na cidade, bem como o incentivo à qualificação profissional e a geração de emprego e a renda, principalmente aos mais vulneráveis. Além de relacionar-se também com o objetivo PPA “Destino Turistico”, pertencente à Área de Resultado “Próspera e Dinâmica” ao valorizar as belezas naturais, o patrimônio histórico, os artistas e os desportistas da cidade e estreitar o relacionamento com os municípios que compõem a região turística na qual o Município de Niterói está inserido, ampliando a possibilidade de promoção do turismo e a otimização de recursos financeiros, disponibilizando roteiros e atrativos turísticos seguros e acessíveis.
NQQ: O projeto está relacionado com a Área “Niterói Vibrante e Atraente”, e mais especificamente à estratégia 7: “Ampliar o acesso da população aos bens e valores culturais” uma vez que busca ampliar, através da ampliação de novas tecnologias, o acesso aos equipamentos e valores culturais da cidade.
Política Pública: O projeto pretende colaborar no fomento ao turismo na cidade de Niterói, propriamente o turismo histórico. Nesse sentido, uma das finalidades é propriamente promover, através do setor turístico, a criação de novos postos de trabalho e crescimento econômico.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
There are no download items matching this category criteria.