Eficiente e Comprometida

Cidade inteligente e inclusão financeira: uma moeda digital para o Município de Niterói

Sobre o projeto

O projeto tem por objeto a elaboração de um protótipo e de um estudo técnico, que serão fornecidos à Niterói com o objetivo de conferir ao município o suporte necessário para a implementação de uma moeda digital de recompensa.

O referido estudo técnico avalia com profundidade tanto os desafios jurídicos e econômicos para a implementação da moeda digital, como também define aspectos essenciais no que toca à tecnologia a ser utilizada para a sua implementação, além de serem enfrentados os desafios políticos que envolvem a medida. Dessa forma, a ideia é implementar na cidade o que na experiência internacional tem sido chamado de City Coin: uma moeda de recompensa a ser emitida em contraprestação a algum ato praticado pelo cidadão, compreendido como positivo para o Município e para a sociedade como um todo.

A participação da população é uma etapa fundamental no processo, que pode gerar até recompensas para quem se envolver. A moeda, entitulada Nite, tem no seu escopo o foco a preservação do meio ambiente da cidade. Ela tem o potencial de fazer com que a cidade seja cada vez mais solidária, mais sustentável e, também, uma cidade em que as pessoas se dediquem a coisas que engrandeçam cada vez mais a coletividade. No caso da Nite, a população receberá essa como recompensa por boas ações na cidade. Recolher um lixo, plantar uma árvore, por exemplo, serão ações que poderão ser recompensadas com essa moeda digital de Niterói. Com mais de 500 mil habitantes, o potencial de aplicação da criptomoeda de Niterói é enorme. Isso porque, com foco na preservação do meio ambiente, a população será recompensada por ajudar a cidade, que já se orgulha de ter uma boa política de manutenção ambiental.

O que foi feito até aqui

A equipe continuou no segundo semestre de 2021 no aprofundamento das pesquisas, o que resultou na entrega 5 artigos pelos pesquisadores, bem como de mais 5 artigos oriundos de convidados especialistas externos, para compor o livro sobre City Coins. A obra já conta com mais de 150 páginas, fruto das pesquisas desenvolvidas pela equipe.

Foi publicado o artigo City Coin Niterói: caminho para uma cidade mais inteligente, resiliente e sustentável, na obra coletiva Políticas Públicas e os ODS da Agenda 2030, além de ter sido realizado em parceria com a Escola de Governo e Gestão da Prefeitura uma série de 10 webinários semanais.

Com a conclusão do Projeto, a equipe elaborou relatório final e publicação de livro sobre City Coins, além de ter desenvolvido um Estudo Técnico Preliminar (ETP) que apontará as próximas fases e a viabilidade de implementação da Moeda Digital.

Fundamental ressaltar que o protótipo proposto foi concluído e entregue em repositório Github (depósito digital), com realização de diversas reuniões com agentes da Prefeitura, incluindo a Secretária Ellen Benedetti e o Prefeito Axel Grael, para definição das áreas de aplicações da Nite.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão – SEPLAG

Duração: 12 meses

Valor do projeto: R$ 122.682,89

Departamento UFF: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Coordenador: Andressa Guimarães Torquato Fernandes

Equipe Envolvida: 1 Coordenadora, 1 Vice-Coordenadora, 4 Colaboradores, 3 Colaboradores externos e 4 Bolsistas.

CONHEÇA MAIS


Website

Por meio do trabalho desenvolvido, foi possível impulsionar o processo de transformação do Município de Niterói em cidade inteligente, atraindo visibilidade para o Município como a primeira cidade no Brasil a implementar uma moeda digital municipal por recompensa; contribuir para a consolidação do Município de Niterói como cidade inovadora e polo de desenvolvimento tecnológico no cenário nacional, o que propicia a atração de investimentos para a cidade, além de fomentar uma cultura empreendedora entre os seus cidadãos; criou-se um instrumento tecnológico eficiente e de baixo custo para a implementação de políticas públicas focalizadas no Município de Niterói.

Coordenadora Flavia Cristina Bernardini

O resultado do projeto (o conteúdo gerado) vai ajudar o munícipio a desenvolver ferramentas e fomentar ações do cidadão que sejam benéficas para a cidade, caso a city coin (moeda digital) seja de fato implantada em Niterói.

Gerente Bruno Gondim

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 1 – Erradicação da Pobreza, 5 – Igualdade de Gênero, 8 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais.

NQQ: O projeto está alinhado à área de resultado do Niterói Que Queremos (NQQ), “Eficiente e Comprometida” especificamente com a Linha Geral 1 “Cidade Inteligente”, a qual inclui levantamento e desenvolvimento de soluções para tornar Niterói mais inteligente e conectada, seguindo as tendências em smart cities,  inspirado em iniciativas internacionais de moedas de cidades, as chamadas “City Coins“.

Política Pública: O projeto reflete no Pacto de Retomada Econômica no eixo “Niterói Tecnológica”, Projeto “Niterói Cidade Inteligente”, ao dialogar com sua proposta de mobilizar, gerir e acelerar projetos e políticas públicas da prefeitura, em parceria com o setor privado, a sociedade civil e as universidades, a fim de promover o desenvolvimento econômico sustentável no município. Neste sentido, dialoga com o Projeto mencionado no sentido de propor ações estratégicas nas quais o governo trabalhará como catalisador dessa transformação digital e inovadora no setor produtivo de Niterói, através de conhecimento qualificado e do fomento à geração de ideias de negócio. Ele ajudará no processo de transformar Niterói em uma cidade inteligente, e ainda terá um cunho social. Vale o destaque que no município já há uma moeda social chamada Araribóia, que faz parte de um programa de renda básica local.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

City Coin Niterói: Caminho para uma Cidade mais Inteligente, Resiliente e Sustentável
City Coin Niterói: Caminho para uma Cidade mais Inteligente, Resiliente e Sustentável