Sobre o projeto
O projeto visa contribuir, de modo geral, para a ampliação do uso de tecnologia e coleta de informação através de drones, de modo a colaborar na gestão da cidade de Niterói reduzindo custos, otimizando o consumo de recursos, melhorando a interatividade e a qualidade de vida para seus cidadãos.
O ponto de partida do Projeto consiste na implantação de um sistema piloto de vigilância através de drones, na própria UFF, considerando aspectos da cidade de Niterói bem como a legislação pertinente, baseando-se no estudo da infraestrutura, arquitetura, conectividade e navegabilidade aplicado à vigilância de uma cidade.
Além disso, o Projeto busca criar procedimentos e protocolos para lidar com a atuação de drones na cidade e com os dados coletados, bem como contribuir no entendimento da aplicação da legislação sobre drones no sistema e protocolos, considerando os aspectos restritivos de sua utilização em ambientes públicos.
O que foi feito até aqui
O Projeto realizou levantamento bibliográfico acerca de tecnologias atuais e sistemas de vigilância através de drones, tais como estudo de Bases de dados como Scopus, IEEE Explorer e ACM Digital Library, além de indicadores importantes para a aplicação de vigilância da universidade e possivelmente de regiões da cidade.
Realizou também estudo, desenvolvimento e experimentação de mecanismos de coleta de dados dos sensores acoplados (câmera, sensores de obstáculo e altitude) considerando as leis envolvidas. Através de reuniões realizadas com órgãos, secretarias e sites da prefeitura, a equipe realizou um levantamento de indicações da cidade de Niterói. Adicionalmente, foram listadas também possíveis aplicações que podem ser implementadas na cidade a partir de depoimentos de membros das secretarias.
Com a pandemia do COVID-19, a equipe optou por utilizar simuladores de voo de drones para realizar estudo e programação dos drones, de modo que vários avanços foram feitos em relação ao controle do voo e envio de mensagens a partir de uma estação base. Para tornar a simulação mais real, um mapeamento 3D de parte da cidade de Niterói (região Sul) foi realizado, o qual pode ser carregado através dos simuladores de modo que relevo e edificações sejam “visíveis” aos sensores dos drones.
A equipe do projeto desenvolveu um relatório inicial sobre as regras e leis adotadas no Brasil e no estado do Rio de Janeiro sobre o uso de drones em espaços públicos, bem como foi estabelecida a parceria com o grupo Laseg-UFF, de onde serão extraídos tais indicadores sobre segurança pública nos campi da universidade.
Ao se incorporar na Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia, observou-se que uso de drones possa servir para outras aplicações interessantes para a cidade. Desta forma, o projeto desenvolveu um estudo para ampliar a atuação de drones na vigilância. Os drones ampliam a cobertura da defesa civil e diminuem o tempo de resposta em caso de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra e inundações. Isso implica no desenvolvimento de um protótipo de conjunto de protocolos de atuação, que tem como objetivo responder questões como, por exemplo, o que fazer ao receber uma informação coletada por um drone de um incêndio em uma construção? Esta parte está relacionada à atuação, cooperação e integração entre os órgãos envolvidos (no exemplo, o corpo de bombeiros) para que se tenha uma solução eficiente e eficaz.
Próximos passos
- Finalizar ajustes no plano de trabalho de acordo com alteração da Secretaria responsável pelo projeto
- Realizar aprimoramentos nos algoritmos adotados, bem como mais experimentos para avaliar a eficácia desses
- Criar modelo de protocolos, procedimentos de atuação no uso de drones e protótipo do sistema de drones para vigilância
- Definir arquitetura do sistema de drones para vigilância
- Implementar e analisar técnicas de autonomia e colaboração entre drones, bem como técnicas de economia de energia
- Criar algoritmo distribuído para a comunicação entre drones móveis;
- Desenvolver programa básico para voo de um drone
- Elaborar relatórios parcial e final
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia – SMDCG
Duração: 24 meses.
Valor do projeto: R$ 268.267,99.
Departamento UFF: Escola de Engenharia
Coordenador: Carlos Alberto Malcher Bastos.
Público – alvo: Pessoas residentes em construções localizadas em áreas de risco
Onde atua geograficamente: Áreas de risco de Niterói – locais expostos a desastres naturais
Equipe Envolvida: 01 coordenador, 01 vice-coordenador, 02 professores parceiros e 04 alunos bolsistas
Parcerias realizadas: Laboratório de Registro e Análise em Segurança Universitária da Universidade Federal Fluminense, (Laseg-UFF.)
O projeto é uma oportunidade para a Universidade oferecer soluções concretas para a comunidade onde está inserida a sua principal base, o município de Niterói. É uma oportunidade para propiciar aos alunos trabalhos práticos e inovadores em um campo real de atuação.
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Objetivo PPA 2022-2025: Promover políticas públicas por meio de uma gestão orientada para resultados, inovadora e integrada no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, garantindo o compromisso com a responsabilidade fiscal e com a eficiência do gasto público e possibilitando a melhoria da prestação e atendimento dos serviços, com vistas ao alcance dos resultados esperados pela sociedade.
NQQ: O projeto está alinhado à área de resultado “Eficiente e Comprometida” do Niterói Que Queremos (NQQ), especificamente com a Linha Geral 1 “Cidade Inteligente”, a qual inclui levantamento e desenvolvimento de soluções para tornar Niterói mais inteligente e conectada (aplicativos, serviços digitais, internet das coisas, eficiência energética, pesquisa de tendências em smart cities etc) e melhorar a prestação de serviços públicos e a qualidade de vida. O projeto trata de um estudo aprofundado sobre o uso de drones no contexto de cidades inteligentes e da implementação de um protótipo, como prova de conceito, para uma ou mais aplicações do uso desses dispositivos para resolver problemas do município de Niterói.
Política Pública: O projeto reflete nas políticas públicas municipais através da utilização de Drones em sistema de vigilância, em que ele poderá atuar na prevenção de desastres naturais causados por ocupação desordenada, assim como um instrumento que possibilite a rápida intervenção do município