Eficiente e Comprometida

Pesquisa de avaliação de percepção dos usuários de serviços públicos municipais: elementos para readequação do ObservaNIT como ferramenta de análise do grau de aderência das políticas públicas de Niterói aos desafios da Nova Agenda Urbana

O projeto tem o objetivo de construir índices de percepção do usuário em relação às políticas públicas de educação, saúde, assistência social, cultura, obras e conservação, bem como índices sobre a percepção global concernente à gestão municipal. Serão formulados também novos indicadores que apontem para correlações entre a percepção do usuário e as ações da Prefeitura.

Os surveys Obtenção de dados ou informações sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população alvo, por meio de um instrumento de pesquisa, normalmente um questionário. Fonte: PINSONNEAULT, A. & KRAEMER, K.L. Survey research in management information systems: an assessement. Journal of Management Informtion System, 1993 a serem realizados ao longo do projeto permitirão a construção de uma série de novos indicadores, formados a partir de novas correlações entre percepção de usuários e fatores específicos de cada área avaliada. Esta nova abordagem no manuseio dos indicadores municipais será modelada tendo como referência o IPC e os grau de aderência aos respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A equipe envolvida realizou levantamento bibliográfico pertinente ao tema, bem como formulou o curso de capacitação em pesquisa. O projeto desenvolveu a metodologia para aplicação dos questionários, bem definiu as amostras e estruturou um laboratório de estudos sobre democracia e cidade na UFF, onde pretendem dar continuidade aos estudos sobre o tema.

Foram elaborados os questionários para aplicação de Surveys em 5 áreas temáticas, sendo elas: Socioeconômico, Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Governo e Obras. Cada questionário resultará em um índice temático e, ao final, formarão um índice composto geral.

Foi decidido que o Survey apresentará três eixos: captação de vínculo, expectativas e avaliação do munícipe, eliminando assim o eixo quatro, referente à satisfação dos usuários. Por fim, atualmente, o coordenador do Projeto está na fase de contratação dos entrevistadores e, a partir disso, poderá ocorrer a pesquisa de campo.

• Realização de trabalho de campo;
  • Produção de Relatório com sugestões de aperfeiçoamento do ObservaNIT, de tal forma que ele possa ser também um painel de sinalização do grau de aderência das metas alcançadas pelo município em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
  • Confecção de Relatório com avaliação dos usuários sobre os serviços públicos municipais, com diagnóstico sobre as áreas mais críticas e levantamento dos principais desafios de melhoria apontados a partir dos indicadores coligidos;
  • Elaboração de Relatório com diagnóstico das condições socioeconômicas da população de Niterói;
  • Criação de metodologia para novo índice de avaliação da gestão municipal;
  • Entrega de conjunto de novos indicadores, atrelados à percepção do usuário em relação às políticas públicas de  educação, saúde, assistência social, cultura, obras e conservação.

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão – SEPLAG

Departamento UFF: Ciência Política

Coordenador: Christy Ganzert Gomes Pato

Público – alvo: Usuários de serviços públicos e gestores municipais

Onde atua geograficamente: Município de Niterói

Equipe Envolvida: 1 coordenador e 1 vice-coordenador

De maneira geral, o PDPA já é um programa inovador quando se propõe a governar com a academia e a levar para academia demandas da administração, para que juntas consigam pensar em soluções eficazes e eficientes para o município. A metodologia desenvolvida pelo projeto é inovadora, e segundo o coordenador, poderá ser replicada para outros municípios. O projeto tem por objetivo trabalhar com questionários que permitam inferir o grau de aderência das políticas públicas desenvolvidas aos munícipes e a percepção que esses munícipes têm das políticas, trazendo para o município uma ferramenta para avaliar suas áreas de atuação e compreender pontos para aprimoramento
Gerente Gabriela da Silva Machado

ODS: 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Objetivo PPA 2022-2025: Promover políticas públicas por meio de uma gestão centrada no cidadão, fortalecendo a participação popular nos seus processos decisórios, construindo um ambiente de gestão pública colaborativa e democrática.

NQQ: O projeto se insere na Área de Resultados Eficiente e Comprometida; transparente, participativa e resolutiva, voltada para resolver os problemas dos cidadãos, com foco estratégico na gestão pública profissional, participação cidadã e com perspectiva de integração regional. Se enquadra na Linha Geral 2. “Monitoramento e avaliação de políticas públicas, projetos e serviços públicos”, a qual se constitui a partir da Promoção de pesquisas sobre condições de vida nos territórios; pesquisa de avaliação dos usuários sobre qualidade do atendimento nos equipamentos públicos; avaliação dos resultados e impactos das políticas públicas e dos projetos estratégicos do Niterói Que Queremos e do Pacto Niterói Contra a Violência, assim como na análise de indicadores direcionada para qualificação da gestão baseada em evidências.

Política Pública: O projeto visa uma avaliação geral da percepção dos munícipes sobre as políticas implementadas no município em diversas áreas (saúde, educação, cultura, assistência social e governo), podendo trazer uma perspectiva sobre os diversos projetos implementados no município e colaborar na reestruturação do Portal ObservaNIT.