Eficiente e Comprometida

Uma proposta para interoperabilidade de dados na nuvem

Sobre o projeto

Para o desenvolvimento tecnológico e resolução de demandas da gestão pública, os sistemas que regem as suas soluções tendem a requerer maior interação para melhorar o gerenciamento como um todo. Urge então a necessidade de implantar a interoperabilidade em um cenário comunitário ou público, em que os sistemas devem se comunicar de uma forma mais transparente possível entre si.

Desta forma, o objetivo geral deste projeto é prover um modelo genérico e um conjunto de ferramentas para resolver o problema de interoperabilidade de dados entre diferentes sistemas da Prefeitura Municipal de Niterói. Para isso, será utilizado recursos da computação em nuvem visando a minimização do tempo de execução, comunicação e economia de recursos monetários.

Será proposto um modelo de interoperabilidade de dados a partir das necessidades dos sistemas componentes. Tais sistemas tendem a ser colaborativos, cujo grau de interação deve ser identificado. Também será proposto um modelo de comunicação remota entre sistemas independentes de acordo com as regras de interoperabilidade e uma ferramenta de software capaz de interoperar dados na nuvem. Além disso, o projeto irá identificar as tecnologias virtuais disponíveis que levem a um melhor desempenho de execução de tal integração e irá elaborar métodos de avaliação dos sistemas para garantir a eficiência do modelo.

O que foi feito até aqui

Após a identificação e mapeamento dos sistemas a serem integrados, da caracterização das necessidades para explorar os níveis colaboração e da classificação de Modelos, foi desenvolvido um primeiro protótipo de ferramenta para automatizar o alinhamento através de diversas técnicas, o qual está em funcionamento em servidor da SEPLAG. Este protótipo incorpora diversas técnicas estatísticas, lógicas, linguísticas e de aprendizado de máquina combinadas para possibilitar que sejam efetuadas consultas integradas em bases independentes, viabilizando a realização de consultas para questões gerenciais.

O modelo proposto foi aplicado em algumas bases de dados associadas a uma estratégia em desenvolvimento pela SEPLAG, que busca a integração de todos os cadastros de beneficiários dos Programas de Auxílio para a população instituídos no contexto do enfrentamento à pandemia de COVID-19. As técnicas de alinhamento aplicadas nas bases de dados com o auxílio do protótipo possibilitaram correção de informações e identificação de dados relacionados à logradouros e gênero.

Por fim, de forma analítica, a integração permitirá a avaliação das políticas desenvolvidas, subsidiando a identificação de perfis da população de forma desagregada e estabelecendo as bases de uma política de gestão de cadastros das políticas públicas. Novas políticas sociais, como o Moeda Social Araribóia Programa de transferência de renda permanente que paga um valor mensal ao beneficiário cadastrado no CadÚnico que faça parte do recorte de renda que as classifica como em situação de vulnerabilidade ou extrema vulnerabilidade. Além disso, o programa busca ampliar a geração de novos empregos e renda dos comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços cadastrados com a circulação da moeda por toda a cidade.poderão ser diretamente beneficiados com esse processo. O projeto colabora com essa estratégia a partir de ferramenta que auxiliará no desenvolvimento das integrações das bases de dados.

Próximos Passos

  • Aprimorar as técnicas de alinhamento de dados automáticos que utilizam algoritmos de deep learning;
  • Aprimorar as técnicas que constroem a base de conhecimento com todos os dados unificados;
  • Investigar formas de comunicação com a base de conhecimento criada no cenário que ela é distribuída na nuvem.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão – SEPLAG

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 261.609,60

Departamento UFF: Instituto de Computação

Coordenador: Leandro Santiago de Araújo

Equipe Envolvida: 6 professores colaboradores (atuantes nas áreas de computação em nuvem, modelagem de dados, ontologias, alinhamento de dados, sistemas distribuídos, machine learning e banco de dados) e 2 bolsistas.

O aumento da quantidade de informações disponibilizadas ao público por meio digital vem crescendo de forma fragmentada por diversas empresas e setores públicos. A integração desses dados se torna cada vez mais cara e uma tarefa difícil, aumentando as inconsistências e erros de sistemas. A interoperabilidade de dados pode ser feita por meio do processamento de dados de várias fontes ou com formatos distintos, com foco na entrega ao usuário final de dados unificados e simples de consultar. Este projeto desenvolveu uma arquitetura de micro serviços para proporcionar a integração de sistemas através do alinhamento de dados por meio de combinações dos serviços disponíveis, e um framework para o usuário fazer inferências sobre o resultado. O modelo desenvolvido foi testado com as informações de auxílio de renda básica de pessoas físicas da cidade de Niterói. As inferências sobre os dados unificados sobre o auxílio de renda básica, podem ser utilizadas para guiar a tomada de decisão de medidas que melhorem a prestação de serviços municipais, impactando na qualidade de vida dessas pessoas.
Professor Coordenador Leandro Santiago de Araújo
A produção de informações úteis e tempestivas para orientar a decisões sobre políticas públicas é um dos maiores desafios da gestão pública do século XXI. O projeto de interoperabilidade de dados para o município de Niterói – utilizando técnicas modernas de inteligência artificial – aprimorará a gestão de informações do município, potencializando o trabalho dos gestores públicos. A construção de um painel de consulta facilitará o acesso às informações produzidas pela Prefeitura para a tomada de decisão, ampliando a qualidade das entregas ao mesmo tempo em que otimiza o uso de recursos públicos.
Gerente Marco Konopacki

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, 17 – Parcerias em Prol das Metas.

Objetivo PPA 2022-2025: Promover políticas públicas por meio de uma gestão orientada para resultados, inovadora e integrada no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, garantindo o compromisso com a responsabilidade fiscal e com a eficiência do gasto público e possibilitando a melhoria da prestação e atendimento dos serviços, com vistas ao alcance dos resultados esperados pela sociedade.

NQQ: O projeto está alinhado à área de resultado do Niterói Que Queremos (NQQ), “Eficiente e Comprometida”, especificamente com a Linha Geral 4 “Gestão de dados e informações caracterizada pela gestão de dados e informações”, a qual inclui pesquisas de mapeamento do ecossistema de dados e informações; criação de acervos virtuais de documentos oficiais da Prefeitura; e projetos de banco de dados e informações em formato aberto, incluindo a criação do Diário Oficial em formato aberto. Adequa-se a tal linha tendo em vista que propõe um modelo de interoperabilidade de dados entre diferentes sistemas, utilizando, para tanto, recursos da computação em nuvem visando a minimização do tempo de execução, comunicação e economia de recursos monetários, além de um melhor desempenho de execução de integração dos dados e elaboração de métodos de avaliação dos sistemas para garantir a eficiência do modelo.

Política Pública: Ao propor soluções remotas por meio de nuvens computacionais com interfaces capazes de compreender a semântica dos dados para resolução do problema de interoperabilidade entre diferentes sistemas, o Projeto reflete no fortalecimento do processo de tomada de decisões, com a utilização de diferentes fontes de dados para planejamento, implementação e avaliação de políticas sociais através dos perfis da população de forma desagregada, estabelecendo as bases de uma política de gestão de cadastros das políticas públicas.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

XX Encontro Brasileiro de Lógica: Livro de Resumos
XX Encontro Brasileiro de Lógica: Livro de Resumos