Escolarizada e Inovadora

A ciência, a divulgação científica e a educação caminhando juntas: um projeto para a cidade de Niterói

Sobre o projeto

O projeto tem como objetivo promover tanto a produção científica na Universidade Federal Fluminense, através de uma bolsa de doutorado para estudo da retinopatia diabética, quanto a aproximação da comunidade científica às escolas, através da realização palestras, rodas de conversa e práticas nas escolas nas áreas de: biologia celular, neurociências, histologia, embriologia, imunologia, parasitologia, entomologia, biologia de invertebrados marinhos, geoquímica e física.

Outras ações terão lugar na própria universidade, como visitas a laboratórios e conversas com cientistas, a Olimpíada de Neurociências do Estado do Rio de Janeiro e seu curso preparatório. Desse modo, ao instrumentalizar a comunidade escolar, propõe-se criar um ambiente enriquecedor, estimulante para o aprendizado de ciências e de aumentar as oportunidades para os alunos envolvidos, havendo a possibilidade, inclusive, de gerar produtos passíveis de patente.

O que foi feito até aqui

Ao longo do projeto foram executadas 71 atividades nas escolas (palestras, experimentos, exposição de arte e ciência, etc.) de diferentes áreas de formação, tais como física, microbiologia, biologia marinha, patologia, histologia, neurociências, entre muitas outras com participação de vários docentes da UFF e um docente da UFRJ.

Deste modo, o projeto tem contribuído para uma formação mais geral, pensando na multiplicidade de talentos e interesses que possam ser despertados. O Curso preparatório para Olimpíadas de Neurociências e a prova propriamente dita ocorre uma vez por ano e já foi realizada em 2021 e 2022. As atividades no Instagram do perfil das Olimpíadas de Neurociências e no Viape.uff continuam acontecendo com 33 e 90 posts, respectivamente desde maio de 2021.

Foi realizada a primeira visita de uma Escola à UFF em setembro de 2022, onde estudantes tiveram uma conversa com graduandos sobre a Universidade, suas ações, cursos, etc. Participaram da atividade “Converse com uma cientista” na qual tiveram a oportunidade de conversar com cientistas sobre suas pesquisas, vida de cientista entre outras curiosidades que envolvem a vida de uma cientista mulher.

Visitaram os laboratórios de pesquisa dessas cientistas, fizeram a visita guiada da biblioteca Central do Gragoatá (dividido em dois grupos) e almoçaram no restaurante universitário. Foi realizada uma roda de conversa lei de cotas, acesso a Universidade e conversa com estudantes cotistas.

Finalmente, o projeto de pesquisa sobre o papel dos endocanabinoides no desenvolvimento da retina tem sido realizado com dedicação exclusiva do doutorando em 13 meses trabalhados e um artigo publicado em revista internacional indexada.

Apesar de não estar previsto inicialmente, o projeto teve articulação com algumas escolas e na elaboração de um projeto para participar de um Edital de financiamento da FAPERJ de “Apoio as escolas públicas” com o objetivo principal de melhoria dos laboratórios de ciências ou de informática. O projeto foi submetido na faixa mais alta do edital que precisava da participação de mais de 3 escolas e de pesquisadores associados. Após aprovação, foram realizadas diversas compras para escolas levando desde reagentes para experimentos nos laboratórios de ciências, modelos tridimensionais, Datashow, monitor, televisão, entre outros.

Assim, o projeto também tem contribuído para melhoria de infraestrutura das escolas.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 120.768,11

Departamento UFF: Biologia

Coordenador: Karin da Costa Calaza

Público – alvo: Estudantes e docentes das escolas públicas de Niterói

Onde atua geograficamente: O projeto ocorre em várias escolas de Niterói, sendo elas: Barreto, Fonseca, Centro, Pendotiba, Ilha da Conceição e Bairro de Fátima.

Equipe Envolvida: Em torno de 30 docentes e 30 estudantes nas mais diversas áreas de atuação, tais como neurociências, biologia marinha, biologia celular, direito, microbiologia, psicologia, física, sustentabilidade, genética, imunologia, entomologia, embriologia, histologia, endocrinologia, jornalismo, computação e outras.

Parcerias realizadas: UFRJ e FAPERJ

 

CONHEÇA MAIS


Instagram

[O projeto tem potencial para mudar vidas ao incentivar estudantes economicamente vulneráveis a ingressarem numa Universidade pública, o que possibilitaria ascensão socioeconômica. Especialmente após a pandemia, que sabemos teve um impacto enorme nessa população, acreditamos que o projeto leva esperança e autoestima para as escolas demonstrando o grande interesse que a Universidade tem pelas escolas. Tivemos várias atividades relacionadas a saúde, principalmente a cuidados com vírus e importância da vacinação. Estabelecemos uma colaboração com professoras da UFF que pesquisam na área e trabalham com divulgação para realizar palestras para estudantes e docentes das escolas. […] O resultado das avaliações dos estudantes deixa clara que os objetivos da visita foram cumpridos. Estudantes encantadas com a Universidade, reconhecendo que há cientistas mulheres, que tem vontade de entrar na Universidade e ter uma vida acadêmica. […] Os ganhos para a Universidade vêm também pela aproximação com a escola, com o aprendizado/treinamento de divulgar ciência com uma linguagem mais simples para uma população diferente da academia. Para graduandos têm sido também uma experiência muito importante com atuação extramuros, inspirando estudantes das escolas com suas vivências e conhecimento.

Coordenador Karin da Costa Calaza

O projeto mostra-se inovador, na medida em que busca favorecer o contato dos estudantes com a Universidade pública, levando-os a perceber a carreira acadêmica como um caminho viável em suas vidas. Além disso, conbribui para o processo de alfabetização científica, possibilitando que os educandos realizem práticas em laboratório de forma contínua, levando também às escolas, palestras e discussões sobre temáticas cotidianas relevantes que se conectam com a realidade da comunidade escolar.

Gerente Cristiane Menezes Ferreira

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 4 – Educação de qualidade

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais;

NQQ: O projeto dialoga com a área de resultado “Escolarizada e Inovadora”, especificadamente na linha geral sobre Educação, Tecnologia e Práticas Inovadoras, haja vista sua atuação voltada para a aproximação da comunidade científica com as escolas como uma forma de estimular o interesse pela ciência e pela própria universidade. Ao realizar palestras, rodas de conversa e práticas nas escolas nas áreas de biologia, neurociências, embriologia, imunologia, biologia de invertebrados marinhos etc, o projeto também estimula a alfabetização científica dos alunos.

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos dialogam com a meta 1 do Plano Municipal de Educação (Lei Municipal, no 3234 de 2016), “Garantir igualdade de condições de acesso aos meios e oportunidades existentes na cidade para a formação, o entretenimento e o desenvolvimento pessoal da população”, sobretudo no que se refere às ações:
1.2 – Formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para dotar a cidade de espaços, equipamentos e serviços adequados ao desenvolvimento social e cultural da população;
1.5 – Estímulo a projetos na cidade que promovam espaços de discussão sobre arte, cultura, ciência, educação ambiental, relações étnico-culturais, esporte e tecnologia;
1.6 – Construção de parcerias entre órgãos públicos, universidades e outras instituições, propiciando a realização de feiras, encontros, palestras, festivais e outras manifestações.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Prints apresentações 2021 – PARTE 2
Prints apresentações 2021 – PARTE 2
Prints Apresentações 2021 PARTE 1
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