Escolarizada e Inovadora

Arquivão Nikity: ressignificando o espaço urbano para estudantes

Sobre o projeto

O projeto objetiva a produção de um aplicativo (para plataformas de telefones celulares com Android ou iOS) chamado Arquivão Nikity, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Laboratório Arquivos do Sujeito (Instituto de Letras) e o MediaLab (Instituto de Computação). Será desenvolvido um software que se prestará a escavar diferentes camadas de memória e sentido materializadas na paisagem, nas ruas, nas instituições etc. da cidade de Niterói.

 Ele permite que o aluno acesse, ao trafegar com um telefone celular pelos espaços urbanos de Niterói, a diversas camadas de memória e sentido materializadas nos espaços niteroienses. Ele terá seus dados projetados a partir de gestos de interpretação que buscam identificar os sentidos dominantes, mas também sentidos silenciados e apagados, para os mais diversos objetos.

O aplicativo irá trabalhar com os diferentes modos de designação do espaço, como os processos de (re)intitulação de logradouros e de predicação dos mesmos, rememorar nomes indígenas, quilombolas e em línguas não vernaculares do Brasil de marcos geográficos hoje inexistentes ou apagados, com intuito de recuperar a historicidade de nomes não portugueses de espaços públicos. Ele desnaturaliza o espaço urbano da cidade de Niterói e entrecruza saberes já estabelecidos com sentidos apagados, silenciados, marginalizados, dominados por conhecimentos hegemônicos.

A proposta pretende que, por exemplo, um estudante, ao circular pela Praça Araribóia e consultar o app, possa obter respostas para indagações como: Qual é a origem histórica do nome dessa praça? Essa estátua remete a que momento histórico? Essa parte do litoral foi aterrada? Qual é a tecnologia que move as barcas? Dessa forma, muitas são as disciplinas escolares que podem se beneficiar do uso do aplicativo por estudantes, visto que ele consolida competências esperadas na Base Nacional Comum Curricular, indo, inclusive, além, ao promover a formação para a cidadania do sujeito em idade escolar.

O que foi feito até aqui

Até o presente momento, a equipe desenvolveu o sexto protótipo do aplicativo “Arquivão Nikiti”, um aplicativo de código aberto, munido da tecnologia de realidade aumentada e com identificação de seus pontos por meio de georreferenciação A georreferenciação é o processo de localizar geograficamente determinado objeto espacial, num sistema de referência, através de coordenadas.. Os dados coletados e tratados contemplarão diferentes conteúdos previstos nos documentos legais orientadores do ensino fundamental em diversas áreas do conhecimento, fazendo uma leitura crítica deles.

Partindo dos conteúdos de linguagens e suas tecnologias, língua portuguesa e línguas estrangeiras, ele trabalha com os diferentes modos de designação do espaço, como os processos de (re)intitulação de logradouros e de predicação dos mesmos; rememorar nomes indígenas, quilombolas e em línguas não vernaculares do Brasil de marcos geográficos hoje inexistentes ou apagados; recuperar a historicidade de nomes não portugueses de espaços públicos – dos quais a Praça Araribóia talvez ganhe o maior destaque, sendo uma das principais entradas da cidade de Niterói; discutir a presença de línguas estrangeiras na cidade, seja em personagens não brasileiros, seja em prédios públicos e privados.

As narrativas base do App já estão prontas, assim como a maior parte dos personagens desenhados. Além disso, em termos da escrita dos textos, 20% deles já estão concluídos, e o projeto se encontra em fase de visita de escolas municipais para a coleta de informações locais.

Próximos passos

  • Aplicar questionários em escolas municipais
  • Processar resultados dos questionários
  • Seguir com a escolha dos pontos georreferenciados
  • Alinhavar as três equipes (Computação, Textualidades e Interface Gráfica) para otimizar os processos
  • Avançar no redesenho do banco de imagens
  • Lançar o aplicativo ‘Arquivão Nikiti’
  • Mobilizar o conteúdo em redes sociais para estudantes que não consigam acessar o aplicativo

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 385.527,64

Departamento UFF: Instituto de Letras

Coordenador: Phellipe Marcel da Silva Esteves

Público – alvo: Alunos do ensino fundamental II das escolas municipais de Niterói

Onde atua geograficamente:  Escolas da rede pública de Niterói que possuem Ensino Fundamental II, as quais estão localizadas nos bairros: São Domingos, Morro do Estado, Centro, Ilha da Conceição, Ponta da Areia, Bairro de Fátima, Santa Barbara, Fonsceca, Caramujo, Morro do Céu, Viçoso Jardim, Ititioca, Pendotiba, Cantagalo, Badu, Rio do Ouro, Engenhoca, Barreto, Morro do Castro, Tenente Jardim, Icaraí, Jurujuba, São Francisco, Santa Rosa, Várzea das Moças, Itaipu, Jacaré, Piratininga e Cafubá. 

Equipe Envolvida: 01 coordenador, 01 vice-coordenadora, 06 pesquisadores, 02 mestrandos, 07 bolsistas de iniciação científica

Parcerias realizadas:  Laboratório Arquivos do Sujeito (Instituto de Letras) e o MediaLab (Instituto de Computação).

CONHEÇA MAIS


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A proposta não é caminhar complementarmente à educação nas escolas, mas funcionar como fomentadora das possibilidades dos telefones celulares com uma finalidade de formação cidadã, em confluência com valores como extinção da desigualdade social, responsabilidade ambiental, urbanismo, respeito à diferença e à alteridade: todos atributos de gestos de interpretação da realidade que não passem pelos sentidos mais evidentes conferidos a ela, mas por outras formas de significar. Objetiva-se, com isso, pôr em dúvida o caráter de obviedade do dia a dia da cidade e da própria realidade em que se vive.

Coordenador Phellipe Marcel da Silva Esteves

O projeto tem como objetivo a produção de um aplicativo chamado Arquivão Nikity, que se prestará explorar camadas de memória e sentido materializadas na paisagem, nas ruas, nas instituições da cidade de Niterói. O software funcionará à base da tecnologia de realidade aumentada e contará com regras ‘gamificadas’, a partir das quais o estudante da rede pública de Niterói trafegará com o telefone celular pelos mais distintos espaços urbanos de Niterói e terá contato com informações mais profundas sobre a cidade considerando questões socioeconômicas e culturais de cada região. O projeto também busca contribuir com o cumprimento do plano estratégico Niterói que queremos e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Gerente Ana Paula Teixeira de Mello

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 4 – Educação de qualidade

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais.

NQQ: Dialoga com a área de resultado “Escolarizada e Inovadora”, considerando que atuará de forma transversal dentro das escolas municipais de Niterói, em que o projeto veiculará conhecimentos esperados nos documentos legais que orientam o ensino de diversas disciplinas, assim como outras formas de conhecimentos, o que pode servir de laço de identificação do estudante com os saberes formais e não-formais. O projeto, dessa forma, estimula o uso das novas tecnologias para o desenvolvimento de práticas inovadoras voltadas à inclusão da escola na cultura digital; tecnologias digitais para melhorar o desempenho no processo de ensino e aprendizagem e ampliação da cultura científica na cidade e, por isso, pode ser considerado vinculado a linha geral sobre Educação, Tecnologia e Práticas Inovadoras.

Política Pública: O aplicativo Arquivão Nikity contemplará diferentes conteúdos previstos nos documentos legais orientadores do ensino fundamental em diversas áreas do conhecimento, fazendo uma leitura crítica deles, partindo dos conteúdos de linguagens e suas tecnologias, língua portuguesa e línguas estrangeiras. Atrelado a outros projetos estruturadores já preconizados pela Secretaria de Educação de Niterói: “Qualidade na educação”, que estabelece melhorias na gestão escolar, pois, ao conhecer o aplicativo, diretores de escolas podem estimular seu uso e o “Niterói Digital”, que já promoveu um avançado progresso na democratização de acesso à internet em espaços públicos, o que possibilita que estudantes possam se apropriar do Arquivão Nikity sem necessidade de pagamento de plano de dados, o projeto ora em tela contribuirá com a resolução desses três problemas. Além disso, o programa territorial “Cidade Educadora”, tendo em vista que ele desenvolve ações coordenadas com diversos órgãos e políticas públicas dentro e fora do espaço escolar visando o aumento do senso de pertencimento ao território urbano e a afirmação do direito à cidade.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

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