Escolarizada e Inovadora

Educação em Ciências e Dignidade Humana: Valorização Profissional do Docente da Rede Pública de Niterói através da Formação para a Inovação Pedagógica, a Inclusão e a Divulgação Científica

O projeto consiste no desenvolvimento de ações coletivas e interativas entre professores em exercício e diferentes cursos de licenciatura, de
modo a potencializar e qualificar a capacidade de articulação de saberes em direção a uma abordagem complexa de conteúdos escolares, com consequente ampliação da divulgação científica na cidade. Para tanto, objetivando contribuir na ampliação de oportunidades aos jovens munícipes, o foco principal para o aperfeiçoamento do Segundo Segmento do Ensino Fundamental (SSEF) são os docentes da rede municipal que estejam ministrando a disciplina Ciências. Assim, apresenta a oferta de 7 minicursos de formação continuada destinados à qualificação destes professores atuantes na Rede Municipal, os quais ocorrerão em espaços-tempos de reflexão voltados para a construção de um coletivo de trabalho, buscando formação e exercício profissional integral e interdisciplinar incluindo pesquisadores e estudantes das Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense.

Com disponibilização de saberes, metodologias e recursos pedagógicos para a inovação em nível curricular, didático e pedagógico no SSEF, busca valorizar o trabalho docente, de modo a fortalecer a atuação do professor no sentido de encantar os alunos para o aprendizado das ciências; incentivar a conexão e a permanência na escola; incluir estudantes com comportamento superdotado; incluir estudantes com deficiência auditiva; e, fomentar uma rede de interação entre docentes do município para a divulgação e troca de materiais, estratégias didáticas e experiências pedagógicas. Além disso, visa também realizar a formação de equipes de educadores, qualificando-os para organizarem, divulgarem e realizarem Mostras Científicas nos espaços escolares, que promovam a aproximação das populações das comunidades circunvizinhas com o fazer científico-pedagógico realizado nas unidades com conhecimento produzido na pesquisa científica na UFF e em outras instituições de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro.

Ao longo de sua execução, a equipe criou a página web do projeto, além de ter realizado reunião com diretores e coordenadores de escolas, com o intuito de apresentar o projeto, bem como com os docentes responsáveis pelos minicursos de formação. Além disso, foi elaborado o material necessário para a divulgação dos minicursos e materiais didáticos voltados para os alunos para condução destes nos cursos ofertados, assim como material instrucional direcionado aos professores. Após tais feitos, os 7 Minicursos foram ministrados.

Com o objetivo de divulgar o Projeto para professores do Município de Niterói, licenciandos da UFF e público em geral, foram realizadas 3 lives no mês de agosto com temas dos 3 minicursos oferecidos pelo Projeto em 2021: Mapas Conceituais, Oficinas Interativas e Comportamento Superdotado. O objetivo era não só apresentar aos interessados os temas, como também a proposta dos minicursos, o que foi feito com a divulgação da abertura e chamada para as inscrições.

Por fim, foi criada a Página da I Mostra Científica Virtual DIECI UF, tendo sido realizada Campanha de Divulgação e Abertura da Mostra no Youtube. O acompanhamento do site da Mostra Virtual verificou, durante todos os dias, dados como o número de acessos, exposições visitadas etc, recolhendo perguntas e os comentários deixados pelos visitantes, os quais foram respondidos durante as lives e/ou por e-mail.

Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Departamento UFF: Instituto de Química

Coordenador: Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

Público – alvo: professores em exercício nas escolas da Rede Pública de Niterói e, em consequências, estudantes.

Onde atua geograficamente: escolas da Rede Pública de Niterói que oferecem o Segundo Segmento do Ensino Fundamental (SSEF).

Equipe Envolvida: 1 coordenadora, 9 doutores permanentes, 1 bolsista técnico (Químico Industrial), 1 bolsista mestrado, 7 bolsistas graduação e 2 voluntários.

Website

Professor Coordenador Sonia Regina Alves Nogueira de Sá
Gerente Lucienne Souza

ODS: 4 – Educação de qualidade

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais.

NQQ: O projeto dialoga com a área de resultado “Escolarizada e Inovadora”, eixo de Políticas Educacionais, visto que tem como objetivo incentivar a inovação a nível curricular, através da revisão de referenciais curriculares, didático e pedagógico através da proposta de capacitação dos professores com cursos de formação continuada em Inovação Pedagógica, a Inclusão e a Divulgação Científica. Dessa forma, elevando a qualidade do ensino e incentivando um ambiente inovador, tecnológico e criativo no município.

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos dialogam com a meta 5 do Plano Municipal de Educação (Lei Municipal, no 3234 de 2016), “Constituir maior relação entre as instituições de ensino superior da cidade e outras instituições científicas nela existentes”, sobretudo no que se refere às ações:
5.1. Fortalecimento da política de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico em Niterói;
5.5. Definição de políticas de ciência e tecnologia que valorizem e respeitem as características, as vocações e as necessidades sociais da população;
5.7. Ampliação da parceria com a universidade pública localizada no Município, fortalecendo e democratizando sua inserção na Cidade Educadora