Escolarizada e Inovadora

Educação para Riscos Ambientais: por uma cultura de formação e prevenção para a cidade de Niterói

O projeto tem como objetivo elaborar e ministrar um curso de formação continuada para professores da rede pública municipal de Niterói sobre a temática de Educação para Riscos Ambientais, buscando ampliar a difusão das informações sobre riscos (deslizamentos, inundações etc.) e possibilidades do surgimento de uma cultura de prevenção na cidade.

Através da formação de quatro turmas de docentes, com aulas ao longo de quatro meses, os encontros são caracterizados pela articulação entre teoria e prática para a discussão de fatores naturais e antrópicos na geração de riscos ambientais, formação e conservação de solos, assim como importância de sua biodiversidade.

Criando condições para um debate interdisciplinar para a abordagem dos conceitos e temas relacionados a riscos ambientais, o projeto busca aperfeiçoar a formação de professores e, deste modo, difundir o conhecimento sobre Riscos Ambientais não somente para alunos do Ensino Fundamental, mas também a toda comunidade escolar.

Apesar de, inicialmente, terem sido definidas 4 turmas para o curso de “Educação para riscos ambientais”, a equipe responsável pelo projeto ampliou sua execução para 6 turmas, com início da 6ª turma prevista para iniciar em meados de outubro/2022.

Além disso, foram confeccionados materiais didáticos, incluindo mapas de Niterói e cartilha digital sobre riscos ambientais, de modo a auxiliar a formação dos professores da rede pública municipal com o melhor material possível sobre o tema abordado.

Por solicitação da Defesa Civil de Niterói, estão sendo preparados vídeo sobre riscos ambientais e uma cartilha para público adulto, assim como a criação de canal do Youtube para divulgar experimentos práticos que podem ser realizados nas escolas.

• Realizar o curso “Educação para riscos ambientais” para a sexta turma
  • Conclusão das cartilhas para a difusão sobre riscos ambientais em Niterói

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia-SMDCG

Departamento UFF: Instituto de Geociências – Departamento de Geografia

Coordenador: Carla Maciel Salgado

Público – alvo: Professores de diferentes áreas do conhecimento, como ciências, história, geografia, português, pedagogia, entre outras

Equipe Envolvida: 09 integrantes, sendo 04 professores na área de Geografia Física e Agronomia, 02 graduandos de Engenharia Ambiental e 03 graduandos de Geografia

O projeto teve como objetivos gerais a elaboração e a execução de curso de formação continuada para professores da rede municipal de Niterói sobre riscos ambientais, com diferentes recursos didáticos, entre 2021 e 2022. O município de Niterói sofre com os impactos relacionados a inundações, alagamentos e movimentos de massa (deslizamentos, quedas de blocos rochosos etc.), mostrando a urgência deste tema ser lecionado nos espaços escolares para aprimorar a percepção ambiental de cidadãos, contribuindo para lidar com medidas preventivas e mitigadoras frente a essas situações de risco. Mesmo com a conclusão do referido projeto no final de 2022, pretende-se criar novas turmas para professores do Ensino Básico, considerando-se estes um importante agente de difusão de conhecimento e interlocução com toda a comunidade escolar.

Coordenador Carla Maciel Salgado

ODS: 4 – Educação de qualidade, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Objetivo PPA 2022-2025: Ampliar o atendimento educacional de qualidade, combinando as vantagens da educação presencial e a distância, visando o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos e o alcance da cidadania plena a crianças da primeira infância (Educação Infantil), aos jovens na faixa obrigatória (Ensino Fundamental) e aos alunos com necessidades educacionais especiais (Educação Inclusiva), e, ainda, àqueles que não tiveram acesso à escolaridade em idade apropriada (Educação de Jovens e Adultos).

NQQ: O projeto se relaciona com a área de resultado “Escolarizada e Inovadora”, especificamente na linha geral sobre Políticas Educacionais, considerando que o curso de formação continuada “Educação para Riscos Ambientais” é voltado para capacitação de professores da rede municipal, como forma de criar e estabelecer uma cultura de prevenção na cidade ao difundir o conhecimento sobre Riscos Ambientais não somente para alunos do Ensino Fundamental, mas também a toda comunidade escolar.

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos dialogam também com as políticas públicas municipais no âmbito da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, tais como elaboração e implementação de metodologias, técnicas e capacitações que ampliem a capacidade de resiliência, prevenção, preparação e resposta à desastres do município.