Escolarizada e Inovadora

Educação patrimonial, cultura oceânica e cidadania: usando bens naturais e culturais como recursos educacionais na construção da Niterói que Queremos

Sobre o projeto

O projeto visa promover a Educação Patrimonial e a Cultura Oceânica a partir da produção e registro do conhecimento dos bens naturais e culturais do município de Niterói e utilizá-los como recursos educacionais. Será realizado em três escolas do município de Niterói e pretende ser uma ferramenta para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvimento da cidadania e sentimento de pertencimento, visando à valorização e preservação dos bens naturais e culturais da cidade.

Nas escolas, tal abordagem vai ocorrer a partir da produção e registro do conhecimento dos bens naturais e culturais do município e utilização deles como recursos educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino, inovação do currículo, alfabetização científica e o desenvolvimento de uma consciência ambiental e social.

Pesquisadores da UFF juntamente com alunos e professores de escolas da rede pública de Niterói empreenderão visitações a patrimônios naturais e culturais, tais como: as comunidades de cultura pesqueira, os ambientes marinhos da vasta região costeira do município, obras arquitetônicas do modernismo brasileiro, museus, bibliotecas e  sambaquis, registrando suas impressões, coletando histórias, imagens e espécimes, material que será mais tarde explorado na própria escola, visto que a proposta inclui equipar os laboratórios de ciências, bem como disponibilizar o resultado do trabalho por meio de palestras, oficinas, livros, cartilhas, jogos, vídeos e blog na internet, envolvendo a comunidade imediata (pais, familiares, amigos etc.) nas atividades desenvolvidas.

Espera-se que a integração da UFF com escolas da rede pública leve a uma alfabetização científica, ao desenvolvimento de uma consciência ambiental e social com atitudes de preservação do patrimônio natural e cultural, promoção da autoestima e cidadania.

O que foi feito até aqui

O projeto foi iniciado na Escola Municipal Levi Carneiro, onde foram realizadas atividades sobre Cultura Oceânica, contando com a elaboração de materiais didáticos e vídeos. Ele está atendendo aos turnos da manhã, com o segmento do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) e no turno da tarde, com o primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano), em que até agora, aproximadamente 250
alunos foram beneficiados com o projeto. Além disso, há o total de 19 professores parceiros, incluindo aqueles de apoio especializado à alunos com necessidades especiais, sendo estes responsáveis pela adaptação das atividades.

Na escola, foram realizadas excursões de campo para conhecer os bens culturais e naturais do município: 1. Museu de Arqueologia de Itaipu, Praia de Itaipu e Lagoa de Itaipu; 2. Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu Janete Costa e Praia da Boa Viagem; 3. Caminho de Darwin. Além disso, o laboratório de Ciências da escola foi equipado e ainda foi ofertado o curso “Jogos no Ensino de Ciências” – para 40 professores e “Cultura Oceânica” – para 30 professores da rede municipal de ensino de Niterói.

Houve a integração de diferentes departamentos do Instituto de Biologia nas ações junto à escola, sendo eles: Departamento de Biologia Marinha, Departamento de Biologia Molecular e Celular, Departamento de Imunobiologia e Departamento de Biologia Geral.

Alunos de graduação e pós-graduação da universidade têm vinculado suas monografias e teses as atividades do projeto, assim como uma professora da rede está desenvolvendo a sua tese de doutorado com atividades do projeto. A produção cientifica e de divulgação já foi produzida levando a experiência do projeto para audiências de todo território nacional e também divulgação internacional.

Próximos Passos

  • Atuar no ano de 2023 na Escola Municipal Rachide da Glória Salim Saker
  • Possibilidade de convênios entre a universidade (Laboratório de Genética Marinha e Evolução) e a PMN
  • Sugestão de editais para melhoria das escolas estaduais, com bolsas para professores que servirão como multiplicadores da experiência na escola e na rede como um todo

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 249.191,23

Departamento UFF: Instituto de Biologia

Coordenador: Edson Pereira da Silva

Público – alvo: Alunos e professores da Escola Municipal Levi Carneiro e, dessa forma,toda a comunidade do Sapê

Onde atua geograficamente: Escola Municipal Levi Carneiro – Sapê; Onda Cultural na Escola – São Domingos e Escola Municipal Rachide da Glória Salim Saker – Santa Barbara

A cultura oceânica é listada como uma das estratégias para alcançar as metas da Década do Oceano das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, bem como tem estreita relação com o ODS 14. O projeto foi o primeiro a propor atividades com a temática da cultura oceânica nas escolas públicas de Niterói. Dessa forma, um ganho concreto para a escola e para a cidade de Niterói foram as saídas à campo com alunos e funcionários da escola Levi Carneiro, nas quais se buscou não só a educação em ambientes não-formais de educação, mas da promoção do sentimento de pertencimentos da comunidade escolar em relação aos patrimônios culturais, históricos e naturais da cidade de Niterói. Como ganhos concretos para a Universidade, podem ser listados os trabalhos produzidos por alunos e professores da UFF, como apresentações em eventos científicos, os artigos científicos públicos, bem como a produção de TCC, dissertações e teses.

Coordenador Edson Pereira da Silva

O projeto contribui com a promoção de práticas pautadas na sustentabilidade ambiental e cultura a partir do conhecimento sobre os bens naturais e culturais, recuperação, valorização da memória e fortalecimento da identidade do cidadão niteroiense. A visão multidisciplinar e transdisciplinar, considerando espaços formais e não informais de aprendizagens, do projeto é fundamental para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, pois promove uma relação de respeito socioambiental. Nesse sentido, o projeto é norteado pela ideia de que é necessário conhecer para preservar o bem patrimonial, e favorece o fortalecimento dos laços afetivos dos alunos com a cidade, auxiliando no desenvolvimento do pensamento crítico do estudante a partir do seu compromisso como cidadão.

Gerente Ana Paula Teixeira de Mello

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 4 – Educação de qualidade, 10 – Redução das desigualdades

Objetivo PPA 2022-2025:Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais.

NQQ: Dialoga com a área “Escolarizada e Inovadora”, na linha de Políticas Educacionais, considerando que atua em espaços de educação formais e não-formais, com atividades que visam ampliar os conhecimentos da comunidade escolar em relação aos patrimônios culturais, históricos e naturais da cidade de Niterói. Também atua no desenvolvimento da educação ambiental e busca a ampliação de uma consciência socioambiental e integração da comunidade escolar em ações com vistas a preservação e conservação ambiental, assim como orienta atividades que discutam ações que visem minimizar impactos ambientais provocados pelos hábitos de vida da população geral. Nesse sentido, o projeto é norteado pela ideia de que é necessário conhecer para preservar o bem patrimonial, e favorece o fortalecimento dos laços afetivos dos alunos com a cidade, auxiliando no desenvolvimento do pensamento crítico do estudante a partir do seu compromisso como cidadão.

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos dialogam com as políticas que norteiam a Secretaria de Educação do Município, como o Plano Municipal de Educação
(Lei Municipal, no 3234 de 2016), o qual, dentre suas metas, encontram-se:
1. Estímulo a projetos na cidade que promovam espaços de discussão sobre arte, cultura, ciência, educação ambiental, relações étnico-culturais, esporte e
tecnologia;
2. Recuperar, valorizar e divulgar a memória e a história da cidade;
3. Promover políticas para a melhoria da qualidade de vida de todos os habitantes da cidade, considerados os indicadores locais de desenvolvimento humano;
4. Promover uma política educativa ampla e de qualidade, com caráter interdisciplinar, inovador e inclusivo, compreendendo todas as modalidades de educação:
formal, não formal e informal;
5. Promover a educação dos cidadãos para uma relação de respeito socioambiental, considerando a relação ser humano/natureza como indissociável.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Cultura Oceânica nas Escolas
A Cultura Oceânica nas Escolas
Pela Valorização dos Oceanos na Educação
Pela Valorização dos Oceanos na Educação
Ocean literacy in Brazilian school curricula: An opportunity to improve  coastal management and address coastal risks?
Ocean literacy in Brazilian school curricula: An opportunity to improve coastal management and address coastal risks?
Ocean Literacy, formal education, and governance: A diagnosis of Brazilian school curricula as a strategy to guide actions during the Ocean Decade and beyond
Ocean Literacy, formal education, and governance: A diagnosis of Brazilian school curricula as a strategy to guide actions during the Ocean Decade and beyond