Sobre o projeto
O projeto se apresenta como uma significativa ferramenta para o desenvolvimento de novas perspectivas pedagógicas para a Educação pública municipal de Niterói. Destaca-se a proposta de valorização do magistério público municipal da cidade, com base na oferta de metodologia e iniciativas para a qualificação profissional e formação continuada do corpo docente.
Ele se propõe a partir de três ações, sendo elas:
1. Diagnóstico e reconhecimento da realidade, com sondagem dos interesses dos docentes de língua portuguesa e estudo da proposta curricular de língua portuguesa da rede
2. Curso de formação para o magistério municipal, com propostas teóricas e práticas, calcadas na área do Funcionalismo e do Sociointeracionismo
3. Produção de dois livros, como culminância e registro dos trabalhos, com uma síntese teórica das discussões travadas e com as experiências efetivamente aplicadas pelos docentes da rede municipal.
O que foi feito até aqui
Foram realizados estudos sobre os referenciais curriculares de Niterói, assim como o curso de formação para docentes, com 12 encontros. Abordou temas como “Funcionalismo, Sociointeracionismo e Ensino de Língua Portuguesa no século XXI”, sob do Prof. Ivo Rosário (UFF/CNPq/Faperj), coordenador geral do projeto; “A língua portuguesa nos documentos oficiais (PCN e BNCC) e a proposta curricular de Niterói”, sob responsabilidade do Prof. Tharlles Gervásio (Pedro II) e “O lugar do texto nas aulas de língua portuguesa: desenvolvimento da competência discursiva, multiletramentos, gênero, tipo e suporte”, sob responsabilidade da Profa Nadja Pattresi (UFF).
O livro com a síntese do curso foi publicado, como culminância e registro dos trabalhos, trazendo uma síntese teórica das discussões travadas e também um relato das experiências efetivamente aplicadas pelos docentes da rede municipal – disponível para download gratuito.
Vale acrescentar que atualmente as bolsistas do projeto (estudantes de graduação e de pós-graduação em Letras da UFF) estão acompanhando as escolas, na implementação de projetos pedagógicos decorrentes das nossas ações de ensino e pesquisa.
Próximos Passos
- Lançamento do segundo livro decorrente do projeto – relato de experiências de aplicação do projeto em sala de aula
- Continuação do acompanhamento das escolas no que tange ao desenvolvimento de projetos pedagógicos
- Subsidiar gestores e docentes na tarefa de seleção, adequação e harmonização mínima dos conteúdos e métodos de ensino de língua portuguesa às novas tendências e aos resultados de pesquisa desenvolvidos na área
- Subsidiar, com os resultados obtidos, a implementação de ações a mais longo prazo, no contexto das políticas públicas educacionais voltadas para a melhoria da estrutura curricular e do perfil pedagógico municipal
- Fortalecer e consolidar o sistema de avaliação da qualidade de ensino
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME
Duração: 24 meses
Valor do projeto: R$ 249.120,80
Departamento UFF: Instituto de Letras
Coordenador: Ivo da Costa do Rosário
Público – alvo: Professores de língua portuguesa do município de Niterói que atuem no Ensino Fundamental II
Onde atua geograficamente: E. M. Paulo Freire, E. M. João Brazil, E. M. Levi Carneiro, E. M. Honorina, E. M. Altivo César
Equipe Envolvida: Três docentes e cinco alunos bolsistas – sendo três de graduação e duas de mestrado
Parcerias realizadas: Colégio Pedro II
O projeto cumpre o papel de fornecer atualização aos professores de língua portuguesa. A universidade produz esse tipo de conhecimento que precisa ser capilarizado. De outro lado, a escola também produz conhecimento e apresenta desafios para o trabalho de pesquisa. Logo, há uma saudável relação simbiótica entre universidade e escola. Considero a parceria Prefeitura x Universidade x FEC como muito produtiva.
O projeto está em consonância com o Plano Estratégico 2013-2033 – Niterói que queremos, com foco no eixo “Niterói Escolarizada e Inovadora”, ancorado e associado ao objetivo 4 da Agenda 30 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa a “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Através do curso de formação continuada, pesquisas na área de linguagens foram discutidas junto aos professores da Rede Municipal. A transposição desses conhecimentos acadêmicos para a sala de aula pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento de novas perspectivas pedagógicas para a Educação pública municipal de Niterói.
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 4 – Educação de qualidade
Objetivo PPA 2022-2025: Ampliar o atendimento educacional de qualidade, combinando as vantagens da educação presencial e a distância, visando o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos e o alcance da cidadania plena a crianças da primeira infância (Educação Infantil), aos jovens na faixa obrigatória (Ensino Fundamental) e aos alunos com necessidades educacionais especiais (Educação Inclusiva), e, ainda, àqueles que não tiveram acesso à escolaridade em idade apropriada (Educação de Jovens e Adultos).
NQQ: O projeto está inserido na área de resultado Escolarizada e Inovadora, vinculado a linha geral de Políticas Educacionais, considerando que atua dentro das escolas municipais de Niterói, com função formativa tanto de alunos quanto de professores. As pesquisas na área de linguagens têm acumulado uma grande quantidade de descobertas científicas que podem ser úteis aos processos de ensino-aprendizagem. A transposição desse conjunto de conhecimentos acadêmicos para a realidade das salas de aula pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento de novas perspectivas pedagógicas para a Educação pública municipal de Niterói.
Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos dialogam com as metas do Plano Municipal de Educação (Lei Municipal, no 3234 de 2016), sendo elas:
1. Oferta de vagas em cursos e atividades de formação continuada e aperfeiçoamento a partir do levantamento de demandas e necessidades garantidos processos de certificação das atividades formativas;
2. Implementação de programas de formação continuada aos professores surdos, professores bilíngues, instrutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa em serviço;
3. Promoção, estímulo e subsídio à participação em programas de formação continuada e em serviço de todos os funcionários da educação, para suprir as necessidades dos setores de informação e estatísticas educacionais, planejamento e avaliação.