Escolarizada e Inovadora

Entendendo o Sistema Imunológico através da Obesidade

Sobre o projeto

A obesidade consiste numa doença que afeta desde a infância milhares de cidadãos, geralmente acompanhada pela diabetes, sendo ambos problemas de Saúde Pública, mas, por resultarem de maus hábitos alimentares, são passíveis de serem evitadas por meio da conscientização que leva à mudança de estilo de vida.

O projeto em questão se divide em duas propostas. A primeira é levar conhecimentos básicos de Imunologia a professores e alunos das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental do município de Niterói, e, a segunda, demonstrar os efeitos que a obesidade exerce sobre o sistema imune.

A metodologia se baseará na formação de grupos de 10 professores, os quais serão oferecidas aulas teóricas e demonstrativas sobre o tema nos laboratórios, nas quais terão a oportunidade de estudar o comportamento em cultura de células de adipócitos normais e de pessoas obesas, por meio da observação da microscopia de lâminas histológicas de fígados normais e com esteatose, além de tecido adiposo normal, hipertrofiado e inflamado.

O que foi feito até aqui

O ImunoJogo (jogo de tabuleiro), com cartões de perguntas, foi revisado a partir das solicitações feitas pelos professores nas visitas as escolas do fundamental I e II, em que foram elaborados 29 cartões de perguntas para o ensino fundamental I. O ImunoQuiz, versão online, com as mesmas perguntas dos cartões do jogo de tabuleiro no aplicativo Kahoot, foi adaptado para libras, atendendo desta forma a alunos surdos.

Foram criados vídeos temáticos com perguntas que explicam brevemente sobre os assuntos abordados no aplicativo, sendo os temas: Tipos de vacinas; Barreiras naturais; O que são vacinas; Antígenos; Imunidade; HIV; Resposta Imunológica Adaptativa; Imunidade ativa x passiva; O que é memória Imunológica e Resposta Imunológica Inata.

Até outubro de 2022, haviam ocorrido reuniões pedagógicas em 25 das 49 escolas, onde apresentaram o projeto, o material didático que será entregue e definição de 44 professores voluntários para serem capacitados para implementar o projeto nas escolas.

Além disso, foram confeccionados 100 kits, 02 para cada escola, com todo o material pedagógico a ser entregue. O “Imunojogo” foi adaptado em versões para alunos cegos, com as perguntas dos cartões em Braille e para alunos com baixa visão, com as perguntas em letras grandes.

Próximos passos

  • Entregar os 2 kits para as 36 escolas de fundamental I, 2 fundamental II e 10 fundamental I e II
  • Aplicar o jogo e o ImunoQuiz nas escolas
  • Oficina sobre obesidade a ser realizada em laboratórios do Instituto de Biologia
  • Espera-se que a utilização do jogo de tabuleiro (versão física e online) possa contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Imunologia e auxiliar o professor na sua dinâmica e no planejamento de aula

  FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 270.207,06

Departamento UFF: Instituto de Biologia

Coordenador: Carla Eponina de Carvalho Pinto

Público – alvo:  Professores e alunos do ensino fundamental I e II da rede municipal de Niterói

Onde atua geograficamente: Escolas da rede pública de Niterói que possuem Ensino Fundamental I e II, as quais estão localizadas nos bairros: São Domingos, Morro do Estado, Centro, Ilha da Conceição, Ponta da Areia, Bairro de Fátima, Santa Barbara, Fonsceca, Caramujo, Morro do Céu, Viçoso Jardim, Ititioca, Pendotiba, Cantagalo, Badu, Rio do Ouro, Engenhoca, Barreto, Morro do Castro, Tenente Jardim, Icaraí, Jurujuba, São Francisco, Santa Rosa, Várzea das Moças, Itaipu, Jacaré, Piratininga e Cafubá.

Equipe Envolvida: Professora depto. de Imunobiologia, bolsista PROEX, aluna do curso de Biologia, aluna de doutorado do programa de pós graduação em Ciência e Tecnologia, aluna de iniciação do curso de Biomedicina, professora depto. Biologia Geral, professor depto. Imunobiologia, Depto. de Biologia Celular e Molecular, professora depto. Imunobiologia.

Parcerias realizadas: Instituto Benjamim Constant

A Imunologia é uma ciência que faz parte do cotidiano e hábitos de vida dos cidadãos. E gerar mais conhecimento sobre o Sistema Imunológico e Obesidade, ampliará a forma de conviver e/ou evitar as doenças, visto o que vivemos, dificuldades de aceitar as normas, pela pandemia causada pelo novo Coronavirus, SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Sendo assim, levar informações produzidas nos laboratórios da UFF envolvidos no projeto as matérias de Ciências sobre Sistema Imunológico e Obesidade ao ensino fundamental I e II das escolas da Prefeitura de Niterói, irá além do conhecimento, preparar e conscientizar os alunos a serem mais cuidadosos com a saúde.

Coordenadora Carla Eponina de Carvalho Pinto

O projeto prevê a formação de professores acerca de conceitos e conhecimentos específicos e atualizados relacionados à imunidade e ao funcionamento do sistema imunológico, bem como aos impactos causados pela obesidade neste sistema. Além disso, a produção de materiais pedagógicos para o uso dos estudantes é uma das metas estabelecidas em seu escopo. Dessa forma, por meio de ações interativas voltadas às temáticas do projeto, a pauta da saúde é inserida no ambiente escolar, contribuindo para uma educação integral e em sintonia com as necessidades dos cidadãos do século XXI.

Gerente Janaina Silva de Souza

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 4 – Educação de qualidade, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais.

NQQ: O projeto dialoga com a área de resultado “Escolarizada e Inovadora”, na linha geral de Políticas Educacionais e Educação, visto que visa o aprimoramento das políticas públicas municipais de educação, tais como levar conhecimentos básicos para profissionais da rede municipal de educação. Dialoga também com a linha geral de Tecnologia e Práticas Inovadoras, tendo em vista que ele trabalha no desenvolvimento de técnicas lúdicas para a educação e utiliza formas inovadoras para estimular o ambiente criativo, como a própria gamificação (o ImunoJogo).

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos estão dialogando com as políticas públicas municipais da área de educação, e se relacionam com o programa “Saúde e Qualidade de vida na Escola”, que visa desenvolver ações, por meio de equipe multidisciplinar em parceria com a SMS, que promovam a saúde integral do indivíduo. Além disso, ele dialoga com o programa “Fortalecimento da Educação Especial”, que objetiva a capacitação dos servidores da Rede Municipal de Educação e de produção de materiais pedagógicos adaptados para 100% dos alunos elegíveis com deficiência da Rede.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.