Escolarizada e Inovadora

Implantação de um Fab Lab na Radiologia de um Hospital Universitário implementando a Educação 4.0 para o ensino básico e para o fomento da inovação tecnológica na área da saúde

O laboratório de fabricação digital é um ambiente que busca estimular os alunos na resolução de problemas, composto por impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos de montagem e computadores, através dos quais se idealizam e executam protótipos de produtos.

O intuito da implementação do FabLab é o de desenvolver um trabalho inovador na área da educação por meio da colaboração com professores da educação básica do município. Um dos principais objetivos é estimular o pensamento científico, desenvolver o interesse pela ciência e integrar os alunos na chamada educação 4.0, termo que se refere à quarta revolução industrial, à revolução da internet, da digitalização, da coleta e análise de dados.

O projeto utiliza imagens de exames como Ecocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear para produzir os modelos tridimensionais para impressão 3D.

Além disso, o projeto abrange a busca de outros tipos de soluções no âmbito da saúde; por exemplo, no planejamento de cirurgias, no combate ao COVID-19, na melhoria da qualidade de vida e na elaboração de produtos nacionais na área.

Por meio do Projeto houve a implementação do FabLab, implantado no Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). Desde sua inauguração o laboratório vem desenvolvendo atividades educacionais interessantes para as escolas municipais Dr. Alberto Francisco Torres e Santos Dumont.

Já foram realizados cursos de capacitação online de impressão 3D para os professores; Promoção de visitação da Artéria Gigante; Impressão de protótipos diversos; Qualificação de alunos de pós-graduação na área da impressão 3D; Elaboração do projeto de integração do Laboratório com as escolas de Niterói e Capacitação a alunos do Curso de Medicina da UFF.

Alguns produtos do laboratório se destacam nesse processo, como a impressão de cérebros, impressão de coração com pseudomonas, projeto de impressão dos modelos embriológicos cardíaco. A impressão desses modelos de órgãos poderá ser utilizada na área de ensino, pesquisa e até mesmo para o planejamento de cirurgias complexas, qualificando o atendimento do paciente do HUAP.

• Realização do concurso de arte para impressão 3D
  • Realização do projeto para educação inclusiva na educação especial
  • Análise dos resultados do projeto de mestrado da utilização dos modelos 3D na educação

Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Departamento UFF: Faculdade de Medicina

Coordenador: Claudio Tinoco Mesquita

Público – alvo: Profissionais da educação atuantes no ensino fundamental, universitários, alunos de escolas municipais de Niterói.

Onde atua geograficamente: Serviço de Radiologia do HUAP-UFm (R. Marquês de Paraná, 303) e escolas municipais participantes (E. M. Dr. Alberto Francisco Torres e E.M. Santos Dumont)

Parcerias realizadas: FAPERJ, CNPq

O projeto tem sido inovador pois tem permitido a integração da universidade com a sociedade trazendo diversos atores para participarem da produção de conhecimento: professores de ensino fundamental, alunos do ensino fundamental, professores de educação superior (medicina, enfermagem, biomedicina, designer, engenharia. Foram criadas oportunidades de integração com áreas científica-tecnológica como a computação e a engenharia propondo soluções para desafios da educação.

Professor Coordenador Claudio Tinoco Mesquita

A criação do FabLab Health Science & Education no HUAP é uma experiência inovadora para a área da Saúde e Educação. O laboratório de fabricação digital é fruto de uma parceria entre a UFF, a FEC e a Prefeitura de Niterói e esta iniciativa possibilita a promoção de projetos que envolvam a criatividade e a inovação científica, para os estudantes da educação básica. Neste projeto, ao trazer a integração entre atividades científicas e a educação, alunos e professores da Rede Municipal de Educação de Niterói têm a oportunidade de conhecer a impressão 3D, seus usos na área da saúde humana e participar de atividades interativas, dentro de uma abordagem STEAM, com modelos 3D impressos, atividades de cultura maker e de desenvolvimento da ciência.

Gerente Carla Sena dos Santos Pinto

ODS: 3 – Saúde e Bem Estar, 4 – Educação de qualidade, 9 – Indústria, inovação e infraestrutura

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais;
Ampliar o atendimento educacional de qualidade, combinando as vantagens da educação presencial e a distância, visando o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos e o alcance da cidadania plena a crianças da primeira infância (Educação Infantil), aos jovens na faixa obrigatória (Ensino Fundamental) e aos alunos com necessidades educacionais especiais (Educação Inclusiva), e, ainda, àqueles que não tiveram acesso à escolaridade em idade apropriada (Educação de Jovens e Adultos).

NQQ: Dialoga com o projeto “Educar Melhor”, considerando que visa a ampliar a qualidade do ensino na rede pública por meio do desenvolvimento de ações de qualificação dos professores e modernização da rede municipal com acompanhamento do desenvolvimento do trabalho pedagógico e a aprendizagem dos alunos.

The Economic Attractiveness of Electric Vehicles in Brazil: The Importance of Incentive Policies