Sobre o projeto
O projeto tem o intuito de, por meio de palestras, oficinas e atividades lúdicas e inclusivas, oferecer intervenções educativas inovadoras e inclusivas versando sobre o controle da transmissão de enteropatógenos (helmintos, protozoários, bactérias e vírus), ministradas em escolas da rede pública do município de Niterói, com o objetivo de conscientizar sobre a importância das medidas de prevenção e vacinação.
A proposta é minimizar, por meio da educação em saúde, os efeitos que fatores ambientais e socioeconômicos, como a deficiência de saneamento básico, acarretam o estado de saúde da coletividade e, dessa forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, bem como fazer com que as pessoas alcançadas atuem como disseminadores desse conhecimento adquirido.
O que foi feito até aqui
Até o momento, o projeto realizou a produção de 4 vídeos para serem trabalhados com as crianças do 1º segmento dentro de uma oficina e dois vídeos para serem trabalhados com as crianças do 1º segmento e do 2º segmento, sendo um deles a adaptação da HQ da Turma da Mônica “Vacinação, vida e saúde de montão”.
Além disso, foram produzidos alguns modelos tridimensionais de parasitos para utilização nas oficinas “Parasitologia tátil” e materiais visuais para trabalhar o tema “Vacinação: mitos e verdades”, a fim de sensibilizar o público para o emprego do tema, juntamente com a oficina “Negacionismo na Ciência”. A fim de alcançar os estudantes com linguagem infanto-juvenil, a equipe elaborou um jogo de dados de sensibilização sobre a pandemia, junto a caça-palavras, quiz passa ou repassa, juntamente à adaptação da HQ da Turma da Mônica “Vacinação, vida e saúde de montão” em formato de livro, conforme a faixa etária do público-alvo.
Para fins de divulgação e maior alcance de público, foram criados perfis oficiais do projeto em redes sociais e, em paralelo, foram utilizados recursos digitais como jogos interativos de perguntas e respostas, além do kit para oficina Parasitologia tátil com tecnologias sociais cadastradas na UFF (catálogo de Tecnologias Sociais 2021).
Foram produzidos mais alguns modelos tridimensionais de parasitos para utilização nas oficinas inclusivas, bem como estruturada a oficina de produção dos materiais para compartilhamento do processo de criação com professores da rede, de modo que estes possam pensar na temática da inclusão e produzir novos materiais.
Além disso, foram produzidos vídeos, cartilhas e jogos relacionados à oficina “Falando sobre vacinação: mitos e verdades” e foi iniciada a aplicação desta oficina em escolas da rede, de acordo com a demanda gerada pelas próprias escolas, após contato realizado pela coordenadora de ciências da FME.
Duas oficinas foram realizadas até o momento do levantamento das informações:
– E.M. Maestro Heitor Villa Lobos: participação de 50 alunos
-E.M. Antonio Coutinho: participação de 115 alunos
– E.M. Levi Carneiro: participação de 120 alunos
– E.M. João Brazil: participação de 105 alunos
As oficinas transcorreram muito bem, com a participação ativa de praticamente todos os alunos. As avaliações das oficinas, pelos alunos da rede, foram extremamente positivas; bem como o dimensionamento do alcance pela equipe presente. Professoras e coordenadoras que acompanharam o desenvolvimento das oficinas solicitaram material para seguirem trabalhando o tema com as crianças. Desta forma, toda a equipe considerou bastante positivos os resultados alcançadas.
Próximos Passos
- Realização das oficinas “Eu, você e os micróbios” e “Em busca da saúde única”, em algumas escolas; enquanto outras receberão a oficina “Vacinação: mitos e verdades” e “Educação em saúde em tempos de negacionismo”
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME
Duração: 36 meses
Valor do projeto: R$ 111.774,10
Departamento UFF: Instituto Biomédico
Coordenador: Júlia Peixoto de Albuquerque
Público – alvo: Profissionais das instituições de ensino, alunos de 1º, 2º, 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental e seus responsáveis
Onde atua geograficamente: As ações já realizadas atuaram nas escolas dos bairros da Ilha da Conceição, Santa Bárbara, Fonseca, Sapê e Morro do Castro.
Equipe Envolvida: 18 pessoas, sendo 10 professores e 08 alunos, todos dentro das áreas de ciências da saúde ou educação.
Os ganhos do projeto são diversos, principalmente para as crianças atendidas! Percebemos, pelo carinho com que somos recebidos e, ainda maior, ao nos despedirmos, que cada visita é única e tem seu sucesso medido na intensidade do carinho e agradecimento por parte das crianças, bem como das professoras envolvidas. Certamente, estamos conseguindo, através da ludicidade, trazer novos olhares sobre a vacinação, os microrganismos do bem e do mal, e sobre a ciência como um todo. Isso, com certeza, impactará positivamente na educação e na saúde de todos os cidadãos da cidade de Niterói.
Coordenadora Júlia Peixoto de Albuquerque
Ações educativas cuja temática seja a saúde são socialmente necessárias e potencialmente transformadoras. A parceria entre as instituições é sempre muito bem-vinda e seria interessante que parte dos materiais adquiridos para o desenvolvimento do projeto retornassem para compor o patrimônio da escola, uma vez que são recursos necessários e/ou inovadores para o ambiente escolar, tais como projetores, computadores, microscópios, impressoras comuns e impressoras em 3D.
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 4 – Educação de qualidade, 10 – Redução das desigualdades
Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais;
NQQ: Dialoga com a área de resultado “Escolarizada e Inovadora”, haja vista que busca contribuir com propostas de educação inovadora, inclusiva e conectada, em prol da educação e saúde da população niteroiense. As ações propostas contribuem direta e indiretamente aos objetivos de desenvolvimento sustentável, no que tange saúde e bem-estar, educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis. As atividades contribuem com ferramentas lúdicas e inovadoras para educação em saúde nas escolas, favorecendo a formação de indivíduos conectados desde cedo a novas tecnologias para educação e conscientes de seu papel social para promoção e manutenção da saúde coletiva.
Política Pública: O eixo central do projeto está na integração entre saúde e educação, assumindo o amplo conceito de ecossistema e saúde única, de forma a atingir efetivação de políticas públicas visando prevenção e controle de doenças. Assim, o projeto entrará como apoio à Atenção Primária em Saúde (APS), que coordena as Redes de Atenção em Saúde (RAS) responsáveis por vencer os obstáculos demográficos, epidemiológicos, sanitário e socioeconômico.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
There are no download items matching this category criteria.