Escolarizada e Inovadora

O Clube da Matemática como Ambiente de Aprendizagem e Espaço de Formação Docente

Sobre o projeto

O projeto pretende consolidar a criação de ambientes de aprendizagem, denominados Clubes da Matemática, que possibilitem ao estudante levantar problemas, elaborar hipóteses e vivenciar de forma prática a matemática e o livre exercício e construção do pensamento matemático.

O objetivo é a implantação dos mesmos na maioria das Unidades Municipais de Ensino Fundamental do município de Niterói, de modo a oportunizar a construção de um espaço coletivo dentro dessas unidades escolares que consista num espaço propício à troca de experiências e que traga vivências e oportunidades para os alunos, além de ricas oportunidades de formação docente.

Será construído um ambiente de aprendizagem envolvendo pesquisas acerca de atividades lúdicas e de métodos de ensino. Nesse sentido, compreende-se o laboratório num sentido amplo, não como estoque de materiais, mas numa perspectiva dinâmica envolvendo o processo de pesquisa de novas abordagens e/ou metodologias, concepção de atividades de ensino, reflexão de todo o arcabouço com os professores e posterior implantação nas escolas.

O que foi feito até aqui

De início, foi realizada uma pesquisa por meio de consulta à literatura relacionada com o ensino de matemática. A partir de tal, foram concebidos uma gama de atividades de ensino sobre diversos conceitos matemáticos, sob a forma de roteiros pedagógicos. Também foram elaborados materiais pedagógicos, atividades lúdicas e jogos, que serão disponibilizados nos Clubes da Matemática implantados nas Unidades Municipais de Ensino Fundamental.

Para tal, foram construídos ambientes de aprendizagem envolvendo pesquisas acerca de atividades lúdicas e de métodos de ensino. O Clube não é visto somente como armazenamento de materiais didáticos, mas como todo o processo criativo que envolve a pesquisa, a concepção dos materiais e a sua respectiva utilização, tanto na Formação Continuada quanto no ambiente escolar.

Próximos passos

  • Organizar 52 kits a serem disponibilizados para cada uma das Unidades Municipais de Ensino Fundamental
  • Elaboração de um núcleo de atividades para serem disponibilizados em cada uma das Unidades Municipais de Ensino Fundamental;
  • Montagem de oficinas a serem ministradas em todas as Unidades Municipais de Ensino Fundamental
  • Acompanhar com proximidade a efetiva implantação do Clube da Matemática em pelo menos 10 Unidades Municipais de Ensino Fundamental
  • Escrever artigos científicos e/ou relatos de experiência baseados na implementação do projeto
  • Contribuir efetivamente para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem em matemática

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 360.257,15

Departamento UFF: Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra

Coordenador: Vinicius Mendes Couto Pereira

Público – alvo: Estudantes do Ensino Fundamental I e II da Rede Pública de Niterói

Onde atua geograficamente: Escolas da Rede Pública de Niterói que possuem Ensino Fundamental I e II, as quais estão localizadas nos bairros: São Domingos, Morro do Estado, Centro, Ilha da Conceição, Ponta da Areia, Bairro de Fátima, Santa Barbara, Fonsceca, Caramujo, Morro do Céu, Viçoso Jardim, Ititioca, Pendotiba, Cantagalo, Badu, Rio do Ouro, Engenhoca, Barreto, Morro do Castro, Tenente Jardim, Icaraí, Jurujuba, São Francisco, Santa Rosa, Várzea das Moças, Itaipu, Jacaré, Piratininga e Cafubá

Equipe Envolvida: 06 professores da UFF, 01 servidor técnico-administrativo e 06 bolsistas de graduação

Entendemos que o incentivo e a concretização de Clubes de Matemática consistirão num importante instrumento para melhoria efetiva da aprendizagem em matemática, a partir da vivência e experiência com a matemática, de maneira orgânica, nas escolas municipais. Vejo a parceria entre a PMN, UFF e a FEC como ação extremamente inovadora e necessária, no sentido de trazer para a comunidade todo conhecimento construído na Academia, de forma a beneficiar todo o município, nas mais diversas áreas. Por outro lado, a própria experiência de concepção e execução dos projetos, trazem novas visões, dados e horizontes para as pesquisas na Universidade. Sem dúvidas é um processo de otimização das forças e recursos para benefício de toda comunidade niteroiense.

Coordenador Vinicius Mendes Couto Pereira

A implantação do presente projeto poderá contribuir substancialmente com a melhoria efetiva do ensino de matemática, abrindo novas possibilidades metodológicas e de aprendizagem em matemática, estando em plena consonância com as metas a serem alcançadas pelo “Projeto Niterói que Queremos”.

Gerente Vanessa Nunes de Souza

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 4 – Educação de qualidade

Objetivo PPA 2022-2025: Ampliar o atendimento educacional de qualidade, combinando as vantagens da educação presencial e a distância, visando o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos e o alcance da cidadania plena a crianças da primeira infância (Educação Infantil), aos jovens na faixa obrigatória (Ensino Fundamental) e aos alunos com necessidades educacionais especiais (Educação Inclusiva), e, ainda, àqueles que não tiveram acesso à escolaridade em idade apropriada (Educação de Jovens e Adultos).

NQQ: O projeto dialoga com a área de resultado Escolarizada e Inovadora, na linha geral sobre Políticas Educacionais, através do desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas municipais de educação, tais como o desenvolvimento de técnicas lúdicas para a educação e práticas de Laboratórios de ensino da matemática, além do desenvolvimento de materiais pedagógicos e jogos que serão disponibilizados nos Clubes de Matemática. Importante ressaltar que os Clubes de Matemática funcionarão dentro das Unidades Municipais de Ensino Fundamental, permitindo a transmissão de conhecimento do projeto para a rede de ensino municipal.

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos estão diretamente vinculados com as políticas públicas municipais da área de educação, pois visa melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas, tornando o conteúdo de matemática mais lúdico e acessível aos alunos. Desta forma, pode-se relacionar com o Programa de Aprendizagem Intensiva, que busca reduzir os efeitos da pandemia sobre o desenvolvimento educacional, articulando uma série de ações integradas, como avaliação de indicadores de aprendizagem, rede de monitores, reforço escolar, alfabetização intensiva, entre outras ações.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

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