Escolarizada e Inovadora

Paleoparasitologia: dos parasitos do passado ao presente, valorizando a pré-história de Niterói, divulgando a Ciência nas escolas e capacitando professores

Sobre o projeto

A proposta do projeto é realizar pesquisas inéditas sobre a Região Oceânica, desenvolvendo produtos sobre a pré-história de Niterói, como livros infantis, jogos paradidáticos (contemplando alunos com necessidades especiais) e doação de “kits de divulgação científica” para as escolas públicas municipais com a concomitante capacitação dos professores.

Tal região da cidade ostenta alguns dos mais antigos testemunhos da ocupação humana no litoral brasileiro (material nunca antes estudado pela Paleoparasitologia), tal pesquisa ajuda a esclarecer como foi a vida pré-histórica de Niterói e suas implicações na atualidade. Desta forma, ele desenvolverá atividades que valorizarão a ancestralidade dos niteroienses, além de dialogar com a atualidade sobre educação em saúde, preservação do ambiente e evocar o potencial turísticocultural da região.

O que foi feito até aqui

O projeto se debruçou na produção de diversos materiais, como o livro “Uma aventura na terra dos sambaquieiros, os primeiros habitantes de Niterói”: infanto juvenil que valoriza Niterói, um patrimônio, ambiental, cultural, histórico e pré-histórico (disponível no link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/25060?localeattribute=es );

O Material paradidático para pessoas cegas ou com baixa visão sobre pinturas rupestres do Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara, Estado do Piauí, Brasil (Disponível no link: https://app.uff.br/riuff/handle/1/25464); assim como o Livro “As aventuras de Tainara, filha dos primeiros moradores de Niterói”, e uma versão para colorir -destinado a educação infantil e séries iniciais do Fundamental 1; além de ser elaborada a Cartilha educativa “A Niterói dos tempos antigos”. Animações também foram desenvolvidas, como a série “Paleoparasitologia e seus materiais de estudo para crianças”, com os episódios:

1. Os Coprólitos: https://www.youtube.com/watch?v=XEictOR-bH8
2. As Múmias: https://www.youtube.com/watch?v=-ZSVYIL-BlU
3. Os ossos e dentes: https://www.youtube.com/watch?v=wmvQ6Rb2Zlc&t=13s
4. O âmbar: https://www.youtube.com/watch?v=QSEqKl3GV4o
▪ Série “Conhecendo a região oceânica desde os tempos antigos: o grande tesouro de Niterói”, disponível em: https://youtu.be/nTXkr3iqoHc;
▪ Série “Uma múmia me contou que tinha Doença de Chagas”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QAZJL68lrBY
▪ Duas réplicas de peças arqueológicas do Museu de Arqueologia de Itaipu – MAI, com auxílio da tecnologia de impressão e modelagem 3D
▪ Dois protótipos de “âmbar” e cards explicativos sobre estes
▪ 1 protótipo de material inclusivo que acompanhará os livros
▪ Oficinas pilotos presenciais nas escolas

Próximos Passos

  • Continuidade aos produtos e atividades educativas (livros, cartilhas, jogos e outros);
  • Produção em grande escala dos produtos que serão doados para as
    escolas;
  • Dar continuidade as experimentações científicas nas peças do MAI;
  • Produção do vídeo sobre o projeto;
  • Doação dos Kits Científicos;
  • Capacitação dos professores;
  • Exposição sobre os resultados do projeto;
  • Avaliação dos materiais produzidos no âmbito do projeto.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 270.251,61

Departamento UFF: Instituto Biomédico – Departamento de Microbiologia e Parasitologia

Coordenador: Daniela Leles de Souza

Público – alvo: Alunos do Ensino Fundamental I das escolas municipais de Niterói

Onde atua geograficamente: Desenvolvimento do Projeto em escolas municipais na Região Oceânica, doação de materiais para todas as escolas municipais de Niterói.

Equipe Envolvida: 08 professores/pesquisadores que atuam na área de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, e computacional e 08 alunos de pós graduação e graduação

Parcerias realizadas:
Museu Nacional-UFRJ, UFRJ e Fiocruz – Professores de Arqueologia/Bioarqueologia e Química Ensino Médio do CIEPE Brasil-França – Aluna PIBIC

CONHEÇA MAIS


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 Na parte educativa (para educação básica) estão sendo produzidos vários produtos educativos que serão doados para escolas (valorizando a parte histórica, pré-histórica e ambiental da Região Oceânica) o que trará um ganho inestimável para cidade, pois desde cedo as crianças aprenderão a valorizar esse patrimônio de Niterói. Adicionalmente, os produtos que estão sendo desenvolvidos para escolas enfatizam a inclusão de pessoas com deficiência (alguns dos produtos são destinados a elas). A parceria tem sido importante, e o edital por si só já foi inovador, pois fez o pesquisador pensar nas suas pesquisas com um retorno direto e aplicado para sociedade e não só para academia, o que muitas vezes é impossibilitado em outros editais.

Coordenadora Daniela Leles de Souza

O projeto pretende valorizar a cultura pré-histórica de Niterói e dialogar com temas atuais como Educação em Saúde e Ambiental. Isso será feito por meio de Oficinas com atividades educativas e livros especificamente escritos para o projeto, envolvendo ações com foco para o Ensino Fundamental, mas também atividades indicadas para o Ensino Infantil e Médio (…) A Paleoparasitologia além de estimular o imaginário infantil por seus objetos de estudo, como dinossauros e múmias, que exercem um fascínio sobre as crianças, tem o poder de despertar vocações científicas em jovens e adultos, além de contribuir para problemas atuais no campo da saúde coletiva, do ambiente, levantando questões que estimulam o debate entre pesquisadores. A divulgação científica traduz conhecimentos científicos e tecnológicos de uma linguagem especializada para uma acessível a população, e tem o poder de impactar a sociedade, estimular a consciência e curiosidade científica, além de mobilizar e instrumentalizar com informações que permitem a sua intervenção de forma consciente na formulação de políticas públicas e na escolha de opções tecnológicas.

Gerente Monique Thereze Shulz Fontoura

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 4 – Educação de qualidade

Objetivo PPA 2022-2025: Ampliar o atendimento educacional de qualidade, combinando as vantagens da educação presencial e a distância, visando o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos e o alcance da cidadania plena a crianças da primeira infância (Educação Infantil), aos jovens na faixa obrigatória (Ensino Fundamental) e aos alunos com necessidades educacionais especiais (Educação Inclusiva), e, ainda, àqueles que não tiveram acesso à escolaridade em idade apropriada (Educação de Jovens e Adultos).

NQQ: Projeto está vinculado a área de resultado “Niterói Escolarizada e Inovadora”, na linha de políticas educacionais, visto que propõe metodologia de ensino inovadora, trazendo estímulo pro imaginário infantil, através de pesquisa sobre a própria cidade de Niterói e suas particularidades. Além disso, o projeto também propõe o ensino da ciência e sua divulgação como formas de trazer conhecimento científico e tecnológico de uma forma lúdica.

Política Pública: O projeto incentiva a valorização dos Sítios Arqueológicos de Niterói, como o Sambaquis de Camboinhas e a Duna Grande de Itaipu, que são patrimônios arqueológicos da cidade, registrados pelo IPHAN. Uma das grandes ameaças para os sambaquis não só é a construção civil, já que os terrenos mais valorizados são aqueles que estão na costa praiana, mas também turistas e usuários de praias que, pelo desconhecimento acerca da importância dos sambaquis, acabam danificando o local. A divulgação científica para alunos de escolas de Niterói pode ainda conscientizar as crianças moradoras ou não da região oceânica desde a infância, em que elas podem ter um papel importante como porta-vozes da preservação dos sambaquis de Niterói não somente para a população local, atingindo a comunidade a que se inserem como para toda Niterói e seus visitantes.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Educação inclusiva: Material Paradidático para Pessoas Cegas ou com Baixa visão sobre Pinturas Rupestres do Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara, Estado do Piauí, Brasil (PARTE II)
Educação inclusiva: Material Paradidático para Pessoas Cegas ou com Baixa visão sobre Pinturas Rupestres do Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara, Estado do Piauí, Brasil (PARTE II)
Educação inclusiva: Material Paradidático para Pessoas Cegas ou com Baixa visão sobre Pinturas Rupestres do Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara, Estado do Piauí, Brasil (PARTE I)
Educação inclusiva: Material Paradidático para Pessoas Cegas ou com Baixa visão sobre Pinturas Rupestres do Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara, Estado do Piauí, Brasil (PARTE I)
A Niterói dos tempos antigos: região Oceânica
A Niterói dos tempos antigos: região Oceânica
Uma aventura na terra dos “sambaquieiros”, os primeiros habitantes de Niterói
Uma aventura na terra dos “sambaquieiros”, os primeiros habitantes de Niterói