Escolarizada e Inovadora

Realidade Virtual como ferramenta de Ensino e Divulgação Científica

Sobre o projeto

O projeto consiste numa colaboração entre a Casa da Descoberta –  museu de divulgação científica da UFF, sediada no Instituto de Física- e o MediaLab – laboratório especializado em conteúdo de Realidade Virtual do Instituto de Computação. O objetivo é incorporar um ambiente de realidade virtual na Casa da Descoberta, por meio da instalação, ao longo de sua vigência de três anos, de diversas estações de realidade virtual no seu espaço físico, a fim de acrescentar conteúdos inovadores a serem ofertados ao público que regularmente visita esse espaço.

Tais conteúdos podem ser acessados por meio de visitas guiadas, nas instalações da Casa da Descoberta, ou por meio de itinerâncias, que percorrem as escolas municipais da cidade.

Do ponto de vista extensionista, a meta é promover a divulgação científica (básica, profunda e/ou aplicada) em interação contínua com a sociedade, estreitando os laços entre as comunidades universitária e não-universitária, atingindo públicos de localidades, idades, classes sociais e graus de educação diferentes, além de servir como um laboratório de formação de futuros docentes, através da ministração de atividades de capacitação tanto aos bolsistas quanto a participantes, não restrita somente aqueles que acessem o museu, uma vez que a proposta também inclui itinerâncias em escolas do município.

O que foi feito até aqui

Além de melhorias com reforma do espaço físico das instalações, o projeto já desenvolveu 05 atividades, as quais estão operantes e disponíveis ao público, contando com apenas 03 em estágio de desenvolvimento. Destas, vale ressaltar a prancha de windsurfe instalada e acoplada ao conteúdo de realidade virtual desenvolvida para ela, bem como os 10 óculos de realidade virtual que já se encontram instalados e operantes. Uma cadeira de rodas a ser acoplada a conteúdo de realidade virtual para uso por parte de pessoas com deficiência de locomoção e para pessoas sem deficiência de locomoção (com fim de conscientização) foi adquirida., assim como uma bicicleta para a atividade de bicicleta na Lua e em Marte.

Contando com aproximadamente 3000 visitantes na Casa da Descoberta até o momento, a equipe do projeto conseguiu também anexar um espaço no instituto de física à Casa da Descoberta que será exclusivo para Realidade Virtual. Além disso, as itinerâncias somaram um total estimado de 2000 pessoas, as quais foram realizadas em duas escolas do município (Maria Felisberta e Neusa Brizola), no evento da SBC sediado na UFF e no MAC com duração de quatro finais de semana.

Para maior divulgação do projeto, a equipe organizou a primeira série de oficinas para utilização de jogos na educação promovidos pela Casa da Descoberta, que teve início em março de 2022, e jogos em realidade virtual foram incorporados à programação, abertos a professores da rede municipal de ensino de Niterói e alunos de licenciatura. Além disso, foram realizados eventos para maior divulgação do Projeto, tais como: palestra virtual reforçando o convite para visitação do espaço; evento teste junto às equipes finalistas da olimpíada brasileira de cartografia e um webinário junto à Fundação Municipal de Educação para divulgação à rede pública de ensino de Niterói e alcançar um número maior de pessoas. Vale ressaltar a visita realizada a Nave do Conhecimento, no município do Rio de Janeiro, levando o projeto e divulgando a ação da prefeitura junto com Niterói.

A palestra virtual de divulgação do projeto, bem como o evento no MAC (como convidados) foram oportunidades de aumentar ainda mais o público potencialmente atingido pelas ações ofertadas. Apesar de visitas a escolas particulares não serem objetivos descritos no projeto, mostrou-se produtivo como forma de expandir seus objetivos e feitos, bem como dar maior publicidade as ações implementadas pela parceria PMN-UFF.

Próximos passos

  • Expandir os conteúdos já desenvolvidos, para abraçar mais áreas da ciência a serem exploradas no contexto didático e de divulgação
    científica
  • Montagem de um laboratório de física em realidade virtual, que poderá ser utilizado no contexto tanto de alunos de ensino superior quanto médio e fundamental
  • Reforma e inauguração do espaço físico do centro de realidade virtual da Casa da Descoberta (no momento estamos operando no espaço atual do museu, que não comporta todas as atividades simultaneamente)
  • Promover mais oficinas junto aos professores da rede municipal de ensino
  • Promover mais visitas às escolas da rede municipal de ensino;
  • Participar, à medida em que elas forem acontecendo, de mais eventos em praça pública para abraçar o grande público da cidade de Niterói com nossa proposta de ação

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: SME – Secretaria Municipal de Educação

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 385.063,90

Departamento UFF: Instituto de Física

Coordenador: Lucas Sigaud

Público – alvo: Alunos e professores da rede municipal de ensino e em estudantes da universidade federal fluminense, bem como todo público da sociedade civil.

Onde atua geograficamente: As ações do projeto são oferecidas na Casa da Descoberta, localizada no endereço Av. Milton Tavares de Souza, s/nº – Boa Viagem, Niterói – RJ e nas escolas municipais por meio das itinerâncias.

Equipe Envolvida: 06 professores da UFF, sendo 03 da Física (responsáveis pela parte científica dos conteúdos e pela administração do espaço e das mediações na Casa da Descoberta) e 03 da Computação (responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos e pela avaliação da resposta do público em relação a questões técnicas dos mesmos). Além disso, conta com 02 alunos de mestrado da UFF, sendo 01 da computação e 01 do ensino de ciências; 04 alunos de graduação da computação da UFF e 26 mediadores da Casa da Descoberta

CONHEÇA MAIS


Instagram

O projeto tem como objetivo principal promover a divulgação científica e trabalhar para reduzir ao máximo os níveis de analfabetismo científico através do uso de Realidade Virtual como ferramenta didática. O desenvolvimento de conteúdos específicos para este fim e o emprego deles com a imersão que o ambiente gerado por óculos de realidade virtual de última geração proporciona tem sido fundamentais para promover o encantamento dos visitantes e despertar a curiosidade e a atenção para os temas abordados. Estamos já recebendo visitas para este fim e executando visitas em escolas e espaços públicos para levar o que estamos desenvolvendo para todo o público interessado. Além disso, o centro de realidade virtual da Casa da Descoberta será o maior espaço de realidade virtual para divulgação científica do estado do Rio de Janeiro.

Coordenador Lucas Sigaud

Destaco a importância deste espaço e iniciativa como potentes oportunidades de divulgação e veiculação de conteúdo científico, um convite aos jovens e estudantes da cidade, que na oportunidade de acesso ao referido conteúdo terão também o contato com a universidade. Através das estações de realidade virtual será possível promover um contato abrangente com conceitos e fenômenos das mais diversas áreas das ciências gerais numa perspectiva interdisciplinar e interativa, colaborando para a alfabetização científica dos visitantes e participantes do projeto, bem como para divulgação científica por meio de uma experiência com este aparato tecnológico. Este projeto se revela como uma oportunidade da sociedade ter contato com conhecimentos científicos para além dos muros da universidade de forma lúdica, imersiva, estética com o intuito de oferecer uma experiência de encantamento pela ciência.

Gerente Erika Francisco de Paulo David

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 4 – Educação de qualidade

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais.

NQQ: O projeto está dialogando com a área de resultado Escolarizada e Inovadora pela linha geral Educação, Tecnologia e Práticas Inovadoras, visto que busca promover um ambiente inovador, tecnológico e criativo no município ao difundir a utilização de realidade virtual não apenas como uma ferramenta de divulgação científica, mas também como um recurso didático, buscando prover integração com professores da rede municipal de ensino na Casa da Descoberta por meio de oficinas com apresentação dos conteúdos e como utilizá-los, além de recursos didáticos em sala de aula de escolas municipais e itinerâncias em praça pública para levar a experiência para além dos muros da universidade.

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos dialogam com a meta 5 do Plano Municipal de Educação (Lei Municipal, no 3234 de 2016), “Constituir maior relação entre as instituições de ensino superior da cidade e outras instituições científicas nela existentes”, sobretudo no que se refere às ações:
5.1. Fortalecimento da política de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico em Niterói;
5.5. Definição de políticas de ciência e tecnologia que valorizem e respeitem as características, as vocações e as necessidades sociais da população;
5.7. Ampliação da parceria com a universidade pública localizada no Município, fortalecendo e democratizando sua inserção na Cidade Educadora.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Virtual Reality as a Teaching and Scientific Dissemination Tool – First results
Virtual Reality as a Teaching and Scientific Dissemination Tool – First results