Escolarizada e Inovadora

Simetria: Jogos de espelhos

Sobre o projeto

O projeto consiste na produção, montagem e dinamização da exposição intitulada “Simetria: Jogos de Espelhos”, a qual será composta por módulos compostos por caixas de espelhos, materiais de apoio para visualização de simetrias e propostas de atividades, de modo que o participante passe pela descoberta dos tipos de simetria no plano e depois se aventure pelas descobertas de simetrias no espaço.

Composta por diferentes módulos temáticos, cada um composto por uma ou mais caixas de espelhos, material explicativo e experimentos, a exposição será dividida, resumidamente, em duas grandes partes: a primeira referente a simetria no plano e a segunda abordando as simetrias no espaço. A ideia é de que a exposição seja exibida em espaços públicos da cidade, de forma a convidar a toda a população a se deixar encantar pela beleza que a matemática apresenta no estudo da simetria.

O que foi feito até aqui

Até o momento, a equipe realizou formação de professores, projetou e elaborou os objetos (caixas de espelhos, entre outros) que serão utilizados na exposição. Além disso, a equipe encontra-se atualmente em tratativas com a Secretaria do Estado de Cultura, com o intuito de viabilizar a apresentação da exposição no Museu do Ingá, por ser um local de fácil acesso através de transporte público desde muitos bairros da cidade.

Também foi realizada apresentação de um seminário online, a convite da FUNDAPROMAT, uma fundação de promoção da matemática sediada no Panamá, bem como agendamento de outro seminário a ser realizado online, a convite da Fundação ENOVA, uma ONG sediada no Peru que trabalha para a promoção da educação.

Próximos passos

  • Finalizar preparação dos materiais para a exposição
  • Selecionar os monitores para a exposição e dar formação a esses monitores
  • Preparar oficinas e formações presenciais para os professores da rede pública municipal
  • Iniciar exposição com abertura ao público

 FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 123.338,01

Departamento UFF: Instituto de Matemática e Estatística

Coordenador: Maria João Resende

Público – alvo: Estudantes (principalmente a partir de 12 anos), professores de matemática e artes do ensino fundamental I e II,  graduando em matemática ou de licenciaturas de áreas afins, assim como a população em geral que poderá visitar a exposição

Onde atua geograficamente: A montagem da exposição está sendo organizada a partir da UFF, campus do Gragoatá, porém ainda em definição o local da exposição

Equipe Envolvida: 04 professores, sendo 03 da área de matemática (os quais estão trabalhando na área de pesquisa e produção de material) e 01 professor da área de artes (responsável pela identidade visual do projeto e montagem da exposição).

Parcerias realizadas: UFRJ e Associação Atractor, ligada à Universidade do Porto.

CONHEÇA MAIS


Website

O fato de estarmos montando uma exposição que apresenta a matemática sem números e equações que podem assustar, mas com objetos concretos de diversas formas e cores que se vão refletir em espelhos, proporcionando imagens concretas, será inovador, pois é algo que ainda não ocorreu em Niterói. Em outras cidades, tanto no Brasil como em outros países, existem eventos para divulgação de ciência e em particular da Matemática, como por exemplo festivais, feiras e até museus e achamos fundamental que em Niterói possamos ter eventos como esses que atraem mais estudantes para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática

 

Coordenadora Maria João Resende

A simetria proporciona o desenvolvimento de habilidades espaciais e a percepção dos espaços e formas ampliando a visão de mundo das pessoas. O projeto é uma boa oportunidade para tornar a Matemática mais atraente e acessível para nossos estudantes e para a população em geral, uma vez que a exposição se propõe a ser aberta ao público.

Gerente Vanessa Nunes de Souza

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 4 – Educação de qualidade

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, promover, implementar e divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos, incorporando no dia a dia da população ações relativas a cidades inteligentes, transformação digital e fomento ao ambiente de inovação (startups, incubadoras e coworking), com vistas a resultados econômicos, culturais e sociais.

NQQ: O projeto dialoga com a área de resultado Escolarizada e inovadora, no eixo sobre Educação, Tecnologia e Práticas Inovadoras, considerando que tem como objetivo estimular a utilização de gamificação para práticas pedagógicas, como montar uma exposição sobre simetria que ajude a aproximar a população, principalmente os jovens em idade escolar, da matemática de um ponto de vista mais lúdico, de modo que sua implantação abrirá novas possibilidades metodológicas e de aprendizagem.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Simetrias: Jogos de Espelhos
Simetrias: Jogos de Espelhos