Inclusiva

Desenvolvimento de tecnologia assistiva e inclusão

O projeto propõe o desenvolvimento de ferramentas para a qualidade de vida e autonomia de pessoas com deficiências e síndromes variadas. Desenvolverá produtos de tecnologias assistivas para educação, reabilitação e adaptação. Visa a reabilitação e educação inclusiva em parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação, propondo material de apoio para reabilitação e educação e com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da UFF, para projetar adaptações em situações de trabalho para servidores portadores de deficiência. Os produtos desenvolvidos serão otimizados para fabricação digital, visando reduzir custo e facilitar aquisição e acesso.

Estão sendo desenvolvidos dois produtos de tecnologia assistiva pensados em tecnologia de fabricação digital, visando facilitar sua reprodução em outros lugares. O Produto 01 irá auxiliar o trabalho de neuro – psicopedagogas em atividades com crianças com síndromes cognitivas e Produto 02  se trata de uma adaptação de lixeira demanda pelo departamento de inclusão da UFF para reduzir a exposição de servidores cadeirantes.

• Desenvolver modelos de teste
  • Testar com usuários
  • Disponibilização e divulgação  dos resultados
  • Apresentar o trabalho em congresso de Ergonomia.

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Saúde – SMS

Departamento UFF: Escola de Engenharia

Coordenador: João Marcos Bittencourt

Público – alvo: Familiares de e crianças com síndromes cognitivas; e o segundo voltado para servidores cadeirantes da instituição.

Onde atua geograficamente: Município de Niterói

Equipe Envolvida: A equipe conta com quatro integrantes, sendo três de desenho Industrial e uma de Terapia Ocupacional

Parcerias realizadas: Associação Fluminense de Reabilitação

O investimento da prefeitura feito nesse projeto através do programa PDPA está permitindo um investimento em infraestrutura para um núcleo de projetos voltados para inclusão. Esse investimento viabilizará não apenas o projeto proposto para o ciclo de um ano, mas a estruturação de um núcleo de projetos voltados para o tema da inclusão. Com recursos de projeto e fabricação digital aplicados na instituição, poderemos sensibilizar e capacitar profissionais em formação para a temática da inclusão. Eles poderão desenvolver soluções que fiquem disponíveis para cidade ao longo desse ciclo inicial. Mas esperamos continuar a experiência e contribuir com a formação de futuros profissionais que levem a prática e sensibilização da importância da inclusão para suas vidas profissionais.
Coordenador João Marcos Bittencourt

ODS: 10 – Redução das Desigualdades.

Objetivo PPA 2022-2025: Atender às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade com seus direitos violados, cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos e que demandam intervenções especializadas.

NQQ: Através da Lei Municipal 2935/2012, ficou instituído no âmbito do Município de Niterói o Programa Cidade Acessível com o objetivo de incentivar o enquadramento, por parte dos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, ao conceito de Desenho Universal e para cumprimento da LBI (Lei Brasileira de Inclusão) no 13.146/2015. O projeto fortalece tais políticas públicas, tendo em vista que ele fortalece ações e desenvolvimentos que contribuam com diferentes aspectos da inclusão em nosso município. A infraestrutura a ser instalada irá favorecer desenvolvimentos relacionados com inclusão em diferentes aspectos.