Inclusiva

Estudo aplicado na atenção interdisciplinar à saúde do idoso para Niterói 2033 com a contribuição da educação permanente

O Projeto tem como objetivo o desenvolvimento de estudo aplicado, a partir do cotidiano e dos processos de trabalho da saúde, para contribuir no desenvolvimento de competência dos profissionais de saúde que atendem aos idosos na rede municipal. Ele atuará por meio de atividades de cunho interdisciplinar, que se valem da pesquisa-ação e da educação permanente como estratégias de formação/apropriação e construção de autonomia desses profissionais, designados pela Prefeitura Municipal de Niterói, utilizando-se também da tecnologia da informação como recurso de atenção aos beneficiários, que, apesar dos avanços registrados na legislação brasileira, são ainda sujeitos a práticas sociais/institucionais pouco sensíveis à sua condição.

Desta forma, ele irá compreender o cotidiano e o processo de trabalho dos profissionais que prestam atendimentos aos idosos na rede Municipal de Niterói,  mapear as necessidades da Atenção à Saúde do Idoso para profissionais de saúde do Município de Niterói que atuam
na atenção ao idoso a partir da fala dos profissionais e Implementar as estratégias de enfrentamento dos problemas vivenciados pelos profissionais da atenção ao idoso. Sua principal entrega será um aplicativo para profissionais de saúde do Município de Niterói que atuam na atenção ao idoso e irão Implantá-lo junto aos profissionais de saúde do Município.

A equipe do Projeto realizou reunião com os participantes do Centro de Atenção à Saúde do Idoso e seus Cuidadores (Casic) para planejamento, sendo iniciado logo após a elaboração do desenho do estudo e a construção do instrumento de coleta de dados.

• Formação do grupo dos profissionais de saúde que atendem aos idosos da rede municipal de Niterói
  • Realização de reuniões com empresa de software para planejamento de telas do aplicativo;
  • Continuar Elaboração do desenho do estudo e oficinas
  • Elaboração de um instrumento de coleta de dados

Coordenador: Mirian da Costa Lindolpho

Público – alvo: profissionais de saúde atuantes no atendimento aos idosos na rede municipal

Onde atua geograficamente: Município de Niterói

Equipe Envolvida: 1 Coordenadora, 1 vice-coordenadora, 1 Bolsista Graduação, 1 Bolsista Mestrado e 1 Bolsista Doutorado.

Parcerias realizadas: Gestão da Formação e Qualificação Profissional: Educação e Saúde (Gespro).

ODS: 3 – Saúde e Bem-Estar

Objetivo PPA 2022-2025: Promover a saúde e bem-estar da população, o acesso equitativo e universal aos serviços ambulatoriais, emergenciais e hospitalares no SUS e o desenvolvimento do conhecimento científico, bem como fortalecer a atuação em relação à vigilância sanitária, monitorando variações no processo saúde-doença, identificando precocemente as alterações e intervindo oportunamente a fim de evitar o adoecimento coletivo. Garantir os direitos da população idosa e incentivar políticas que ampliem sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, de forma intersetorial e intergeracional.

NQQ: O projeto versa sobre a atenção interdisciplinar à saúde do idoso para Niterói, estando inserido na Área de Resultado “Saudável”, especificamente na Linha Geral 4, “Educação Permanente e a Gestão na Saúde”, a qual é caracterizada por estudo aplicado, a partir do cotidiano e dos processos de trabalho da saúde, para desenvolvimento de um modelo de programa de Educação Permanente em Gestão na Saúde. Atuará para a implementação de ações educacionais, em especial de atividade de capacitação de profissionais de saúde, com o objetivo de melhorar os processos de gestão na assistência, bem como os processos gerenciais e administrativos propostas de experimentos com metodologias e tecnologias inovadoras para tratamento dos pacientes e melhoria das condições de saúde da população em geral.