Inclusiva

Formação em agroecologia e mercado institucional para agricultores familiares urbanos: estratégia para segurança alimentar e nutricional no município de Niterói

Sobre o projeto

O projeto irá realizar uma pesquisa de diagnóstico e intervenção junto aos Agricultores Familiares Urbanos (AFU) de Niterói, com vistas à formação em compras públicas para mercados institucionais e à implementação de técnicas de manejo agroecológico. Objetiva-se fortalecer a produção da AFU de base agroecológica no município e a promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável, promovendo a Segurança Alimentar e Nutricional da população niteroiense.

O projeto engloba componentes de pesquisa e extensão com diagnóstico e intervenção por meio de ações extensionistas incluindo a formação dos AFU com troca de experiências e o desenvolvimento de relatórios, artigos, vídeos (de divulgação e educativos) e manuais educativos para os produtores como resultados desse processo.

O que foi feito até aqui

O projeto já realizou o mapeamento dos Agricultores Urbanos de Niterói, o encontro de Experiências em Agricultura Familiar Urbana, Agroecologia e Mercado Institucional Público e a primeira turma do Curso de Formação para Agricultores Familiares Urbanos em Agroecologia e Mercado Institucional, com 25 participantes. Também foi elaborado o mapa colaborativo, com 20 inscritos e um vídeo sobre Agricultura Familiar e PNAE. Além disso, o projeto foi aprovado no catálogo de tecnologia social da UFF em 2021 e 2022.

Além disso, ele permitiu o fortalecimento e ampliação do Grupo de Extensão, ensino e Pesquisa em Alimentação e Nutrição Escolar e participação do GEPASE na Rede de Agroecologia da UFF. A partir dele, teve a criação do Laboratório de Agroecologia, Nutrição e Tecnologia (LAANT) que se propõe a ocupar os espaços verdes da Universidade com o processo de desenvolvimento de hortas agroecológicas urbanas coletivas.

 

 

Próximos passos

  • 2 turmas do curso de formação
  • Lançamento do filme curta metragem
  • Continuação da divulgação do mapa colaborativo nas redes

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEN

Duração: 30 meses

Valor do projeto: R$ 252.544,68

Departamento UFF: Faculdade de Nutrição

Coordenador: Roseane Moreira Sampaio Barbosa

Público – alvo: Agricultores familiares, economia solidária, os agricultores de Niterói possuidores do DAP/CAF (Declaração de Aptidão ao Pronaf / cadastro nacional de Agricultura Familiar).

Onde atua geograficamente: Maria Paula, Engenho do Mato, Muriqui

Equipe Envolvida: O projeto totaliza 12 participantes incluindo docentes, discentes de graduação e pós graduação dos Cursos de Nutrição e Cinema Parcerias realizadas: Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (COOPERAR Maricá); Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER); Economia Solidária; Departamento de Alimentação Escolar

CONHEÇA MAIS


Instagram

O município de Niterói vem propondo iniciativas voltadas para o fortalecimento de agricultores familiares urbanos, contudo os dados sobre esse segmento ainda são escassos, sendo fundamental para o planejamento de políticas públicas mais assertivas, o mapeamento desses agricultores de modo a entender a sua produção, os desafios enfrentados, a necessidade de formação e de assistência técnica. Entre os benefícios de desenvolver políticas públicas para esse segmento, estão a criação de oportunidades para o escoamento interno da produção, abertura de linha de crédito para os agricultores e o incentivo para comercialização. O curso de formação possibilita o conhecimento de novos potenciais de escoamento da produção para os mercados institucionais públicos e, dessa forma, viabilizar a venda para programas públicos e também o aperfeiçoamento em técnicas de manejo agroecológico para a promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável como contraponto do atual modelo que utiliza agrotóxicos na produção. Ademais, o projeto desenvolveu um mapa colaborativo para que os próprios agricultores se incluam no mapa dando visibilidade a sua produção e também está sendo organizado uma rede social com esses agricultores. O projeto possibilitou a articulação entre agricultores familiares urbanos, poder público e universidade no desenvolvimento de estratégias que ampliem o potencial de acesso dos agricultores familiares urbanos e periurbanos ao mercado institucional público e outras formas de comercialização.

Coordenadora Roseane Barbosa

 O projeto oferece cursos de Formação Técnica, viabilizando a venda para programas públicos e também o aperfeiçoamento em técnicas de manejo agroecológicos, para promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável, como contraponto do modelo que utiliza agrotóxicos na produção.

Gerente Lindalva Cavalcanti Cid

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, 3 – Saúde e Bem-Estar, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Consumo e Produção Responsáveis, 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Objetivo PPA 2022-2025: Fomentar o desenvolvimento econômico de Niterói, de forma sustentável e inovadora, nos diversos setores (comercial, industrial e de serviços), mediante políticas integradas, promovendo e valorizando o empreendedorismo, a sustentabilidade de negócios e a atração de investimentos na cidade, bem como o incentivo à qualificação profissional e a geração de emprego e a renda, principalmente aos mais vulneráveis.

NQQ: O projeto está alinhado ao plano estratégico 2013-2033 – Niterói que Queremos, especificamente nas áreas “Inclusiva”, promovendo formação para agricultores urbanos acessarem políticas públicas e outras possibilidades de comercialização. Contribui também para outras áreas de resultado, como “vibrante e atraente”, “saudável” e “próspera e dinâmica”, uma vez que o projeto prevê iniciativas de formação em agroecologia para agricultores urbanos com vista a promoção da sustentabilidade ambiental e a promoção da alimentação adequada e saudável, além da geração de emprego e renda e consequentemente o aumento da arrecadação do município.

Política Pública: O município de Niterói vem propondo iniciativas voltadas para esse segmento, contudo os dados sobre os Agricultores urbanos ainda são escassos, sendo fundamental para o planejamento de políticas públicas mais assertivas, o mapeamento desse segmento para compreender a sua produção, os desafios enfrentados, a necessidade de formação e de assistência técnica. Entre os benefícios de desenvolver políticas públicas voltadas a esse público-alvo, estão a criação de oportunidades para o escoamento interno da produção, abertura de linha de crédito para os agricultores e o incentivo para comercialização. O curso de formação possibilitará que os agricultores conheçam novos potenciais de escoamento da produção para os mercados institucionais públicos e, dessa forma, viabilizar a venda para programas públicos e também o aperfeiçoamento em técnicas de manejo agroecológico para a promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável como contraponto do atual modelo que utiliza agrotóxicos na produção. 

Dessa forma, ao incentivar a agroecologia familiar no município, ele dialoga também com a Coordenação de Agroecologia Urbana, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, que atua na implementação do Programa Municipal de Agroecologia Urbana de Niterói, instituído pelo Decreto 13.771/20, com o objetivo de desenvolver no município um setor economicamente produtivo, através da criação de sistemas alimentares ecoeficientes, rentáveis, inclusivos e saudáveis, atrelados a fatores ambientais e geoculturais inerentes à identidade da cidade, como estratégia econômica inovadora e garantia da sustentabilidade, soberania e segurança alimentar municipal. Além disso, a Agroecologia e a Agricultura Familiar foram incluídas como instrumentos de política pública agroalimentar no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e no Plano Municipal de Saúde de Niterói, em suas Conferências Municipais, respectivamente em 2018 e 2019.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.