Inclusiva

Niterói – uma cidade inteira para todas crianças, adolescentes e jovens

Sobre o projeto

O projeto buscar auxiliar no combate ao agravamento das situações de vulnerabilidade e ser um potencializador do acesso da população infanto-juvenil em situação de rua aos serviços essenciais ao cuidado e à proteção social. Ele busca dar visibilidade aos impasses identificados nas redes socioassistenciais, fomentar experiências de redes intersetoriais territorializadas na direção da descentralização e capilaridade, assim como sensibilizar a população em geral sobre a importância de uma cidade inteira cuidar de suas crianças/adolescentes e jovens, investindo, para isso, em três linhas de ação articuladas: 1. Produção e disseminação de informação sobre políticas públicas para a população infanto-juvenil; 2. Formação/educação permanente/capacitação de trabalhadores sociais que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; e 3. Ações extensionistas de incidência para a produção de acesso nos territórios.

O que foi feito até aqui

Até o momento, na linha de produção e disseminação de informações, foram realizados levantamentos de sistemas de informação/base de dados e selecionados indicadores de saúde, educação e assistência social, além de realizado o Diagnóstico Situacional Rede/ Sistema De Garantia de Direitos (SGD) da Fase 1, Sistemas de informação, bem como da Fase 2 com entrevistas e grupos focais (com gestores, profissionais/ Conselheiros). Na Rede Socioassistencial de Proteção Básica e Especial de Média Complexidade foi realizado levantamento dos atendimentos realizados pelos serviços públicos lançados do Registro Mensal de Atendimento – RMA, além do CENSO SUAS e do MCA; na Saúde foram consultados bancos de dados e relatórios do SUS entre os quais os disponibilizados pelo Governo do Rio de Janeiro (SAÚDE/ RJ) e pelo Ministério da Saúde como SINAN , SISVAN, Sífilis/ Aids; na Educação os dados foram oriundos do Censo Escolar (INEP) , do Censo de 2010 (IBGE) e da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Além disso, foram realizados cursos e eventos remotos de extensão para sensibilização e informação voltados para a comunidade acadêmica, para a Prefeitura e sociedade em geral sobre temáticas selecionadas, totalizando 715 participantes; além de 15 Rodas de Conversa e círculos de cultura com profissionais da assistência social, saúde e educação, além de reuniões interinstitucionais para planejamento e avaliação coletiva das ações. Outro ponto de destaque são as Oficinas com a população infanto-juvenil nas praças/espaços público, as quais contaram com o total de 94 crianças, adolescentes e jovens alcançados.

De modo geral, o projeto articula uma sólida parceria entre a universidade e a ERIJAD, a qual pode ser medida pela adesão dos trabalhadores da rede às atividades propostas bem como pela avaliação extremamente positiva da ação territorial coletiva Ocupa, Cuida e Brinca. Tal ação tem articulado diferentes setores e trabalhadores da rede, promovendo e produzindo um conhecimento situado na realidade dessa população, sendo um importante espaço do projeto pois se concretiza como um momento de mobilização de recursos institucionais e pessoais de todo o Sistema de Garantia de Direitos, sendo que a população alvo a que se destina tais recursos se encontra ali, interpelando por ação, interação e continuidade de acesso a direitos básicos violados, sempre numa convivência intensa, mediada por processos de territorialização afetiva.

Próximos passos

  • Devolutiva dos resultados do Diagnóstico Situacional realizado e utilização deste como subsídio para a Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Niterói;
  • Elaboração/proposição, via o CMDCA, do Plano Municipal voltado para a proteção e cuidado de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

  FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária – SMASES

Duração: 24 meses

Valor do projeto: R$ 220.157,78

Departamento UFF: Instituto de Saúde Coletiva-UFF/ SASES

Coordenador: Sônia Maria Dantas Berger

Público – alvo: Crianças, adolescentes e jovens vulnerabilizados, com foco nos que vivem ou circulam pelas ocupações e ruas; trabalhadores sociais do Sistema de Garantia de Diretos, com foco nos setores de Assistência Social, Saúde e Educação.

Onde atua geograficamente: O Projeto levantou dados de todas as regiões do Município, porém as atividades de extensão na praça se concentraram no centro da cidade.

Equipe Envolvida: 1 professora coordenadora, 1 vice coordenador, 1 Apoio técnico administrativo, 2 Professoras Colaboradoras/Voluntárias, 1 Bolsista de Graduação, 1 doutorando em educação para realização de oficinas com crianças e rodas de conversa com trabalhadores sociais, 2 graduandos para Relatoria e Transcrição de entrevista/grupo focal, 1 assistente social para mediação de entrevista/grupo focal e 1 Bolsista mestranda para atividades de extensão e pesquisa.

Parcerias realizadas: Ong Bem Tv, Equipe de Referência Infanto-Juvenil para álcool e drogas (ERIJAD), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Lar da Criança, Rede Rio Criança, Faculdade de Educação da USP (FEUSP).

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Trabalhamos de forma coletiva, com base na Educação Popular em Saúde, na perspectiva ética, política e pedagógica da extensão popular, com delicadeza e com muita articulação intersetorial, como alternativa de cuidado em saúde afetiva, participativa e democrática.  Ocupando praças, corações e mentes, tem sido possível construir outros modos de ver, ouvir, sentir e interagir com esses atores mirins, ou seja, enquanto crianças e adolescentes que são! Ao mesmo tempo, internamente à universidade e vinculada aos processos de trabalho das equipes da rede, por meio de grupos de estudos e reuniões de equipe sistemáticas, tem sido possível um processo de formação diferenciado, orientado pela integralidade do cuidado, focado não apenas na aprendizagem técnica, mas na ética, responsabilidade cidadã e compromisso social, o qual sustenta nossa participação no território e colabora para que a pesquisa , o ensino e extensão universitária sejam de fato processos educativos, culturais e científicos, que viabilizem a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade, contando para isso com o apoio de um inovador edital que teve na gestão municipal o reconhecimento político-financeiro fundamental para sua implementação.

Coordenadora Sônia Maria Dantas Berger

A construção de espaços e momentos em que as políticas sociais podem, de forma conjunta, tecer as redes de apoio necessárias ao trabalho integrado tem sido o diferencial deste projeto. Consideramos a importância dos instrumentos e mecanismos elaborados, da aproximação das equipes e de tudo que resultará destas atividades como extremamente positivo para a cidade.

Gerente Danielle Murtha

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 1 – erradicação da pobreza, 10 – redução das desigualdades, 16 – paz, justiça e instituições eficazes

Objetivo PPA 2022-2025: Promover os direitos de crianças e adolescentes garantindo o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seus direitos.

NQQ: Está inserido na área de resultado “Inclusiva”, tendo em vista que dialoga com “Prosperidade com inclusão social e oportunidade para todos” e “Valorização das pessoas, da cultura e do meio ambiente”, haja vista que o projeto tem buscado contribuir para a redução dos processos vulnerabilizantes e erradicação da miséria, ampliando o acesso de crianças e adolescentes aos serviços essenciais a população mais vulnerabilizada, a saber: rede de proteção parte integrante do Sistema de Garantia de Direitos com ênfase no SUAS; nas Redes de Atenção Básica, Atenção Psicossocial e a permanência / reinserção aos processos educacionais.

Política Pública: O projeto se relaciona às Políticas de Assistência Social e Saúde, em diálogo com outras linhas da Área de Resultado “Inclusiva”, entre as quais: Políticas Públicas Identitárias, Primeira Infância e Adolescência e Juventude, a partir do enfoque interseccional das vulnerabilidades adotado no projeto (classe, raça/etnia/cor, geração, orientação sexual, identidade de gênero e deficiências); Prevenção à violência pela interface com eixos de ação prevenção e Ação Territorial Integrada.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Livro: Entre a Casa, a Rua e as Instituições
Livro: Entre a Casa, a Rua e as Instituições