Inclusiva

Quem sabe de mim sou eu”: consciência crítica, autonomia e inclusão produtiva de jovens em vulnerabilidade social

O projeto visa reduzir, pelo desenvolvimento de metodologia de intervenção social inovadora, transformadora e inclusiva, a reincidência da criminalidade juvenil em 320 jovens oriundos de dois grupos: jovens autores de atos infracionais que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) – Niterói e egressos do sistema socioeducativo que vivenciam processos de exposição à violência em 05 comunidades do município.

Para tal, ele irá desenvolver, junto à direção do CRIAAD, um amplo diagnóstico dos jovens socioeducandos e mapear as especificidades a partir de recortes estratificados.

Este mapeamento subsidiará a atuação da equipe do projeto e fornecerá dados analíticos a respeito do perfil de jovens em conflito com a lei, bem como egressos do sistema socioeducativo, a partir dos seguintes recortes: 1.1 Faixa etária; 1.2 Raça/etnia; 1.3 Grau de escolaridade; 1.4 Condição remuneratória; 1.5 Condições de moradia; 1.6 Região; 1.7 Estrutura familiar; 1.8 Comportamento infracional. A partir de tal, irão desenhar e promover dinâmicas e atividades lúdicas vinculativas, de autoconsciência e expressão que visem a ampliação de perspectivas, apresentação de novas referências e promoção de senso de coletividade nos jovens atendidos.

Dessa forma, ele objetiva estimular processos de autorreflexão, fomentar atitudes voltadas para o protagonismo social, fortalecer a reflexão a respeito da busca pela autonomia, orientar para a busca ativa por emprego e renda por meio de auxílio de confecção de currículo e procura por vagas em bancos de oportunidades diversos, assim como atuar na diminuição da reincidência de criminalidade juvenil.

O projeto atuou no desenvolvimento de uma metodologia de atuação direcionada a jovens em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, realizou a perfilhação quantificada dos jovens que cumprem medidas socioeducativas no CRIAAD, realizou atividades lúdico-vinculativas semanais presencialmente junto aos jovens e também atividades de registro em vídeo, como instrumento de sua autoavaliação e transformação das turmas 2 e 3. Também houve a publicação em Congresso Acadêmico de artigo acadêmico analisando os resultados parciais da ação.

• Atender mais jovens cumprindo medidas socioeducacionais no CRIAAD em atividades que se desenvolvem ao longo de cada semestre do projeto
  • Realizar visitas semestrais às Instalações da UFF para atividades decapacitação com os jovens atendidos
  • Atender 40 jovens egressos do CRIAAD em suas comunidades em atividades que se desenvolvem ao longo de cada ano do Projeto

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Governo – SEMUG

Departamento UFF:
Coordenador: Kleber Santos de Mendonça

Público – alvo: Jovens em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medidas socioeducativas ou egressos do CRIAAD.

Onde atua geograficamente: CRIAAD – Santana, Niterói

Equipe Envolvida: 1 Coordenador; 1 Vice Coordenador; 1 Técnico-Administrativo; 1 Pós-Doutoranda e 1 Discente de Graduação.

Parcerias realizadas: CRIAAD Niterói e Direção do DEGASE

É um projeto cujo principal objetivo, conforme já colocado pelos idealizadores, é estimular um processo de transformação das subjetividades de jovens visando criar condições de mudança das suas trajetórias, bem como reduzir a reincidência da criminalidade juvenil. O diferencial é que a equipe da UFF, com base em sua experiência anterior em projeto similar, desenvolveu uma pedagogia inovadora que articula diferentes ferramentas (comunicacionais, conteúdos culturais, dinâmicas de grupo e outras atividades lúdicas), de modo a estimular e inspirar que esses jovens reconfigurem seus projetos de vida e acreditem que podem romper a lógica de destino violento, muitas vezes considerado como inevitável.
Gerente Ana Vieira

ODS: 10 – Redução das Desigualdades; 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Objetivo PPA 2022-2025: Promover os direitos de crianças e adolescentes garantindo o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seus direitos

NQQ: O projeto está inserido na Área de Resultado “Inclusiva”, no eixo “Juventude”, caracterizado como projetos e pesquisas voltados ao desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas municipais para juventude, tendo em vista que ele atua no encaminhamento de jovens socioeducandos do CRIAAD/Niterói e egressos deste sistema às redes de educação (municipal e estadual) com vistas à viabilização de rematrícula e/ou conclusão do estudos em âmbito escolar; Orienta para a busca ativa por emprego e renda por meio de auxílio de confecção de currículo e procura por vagas em bancos de oportunidades diversos; Atua na diminuição da reincidência de criminalidade juvenil, de modo a romper com o ciclo de violência.

Política Pública: O projeto se relaciona com as políticas de enfrentamento às desigualdades sociais, assistência Social, educação, direitos humanos e o Pacto Niterói contra a Violência, no eixo de ações de Convivência e Engajamento. Ele dialoga com as ações integradas para redução de comportamentos contrários ao bem viver, difusão da cultura da paz e o incentivo a comportamentos que previnam a violência e o crime. O projeto tem grande potencial de ser o embrião para a formulação de uma política pública inovadora direcionada aos jovens que cumprem medidas socioeducativas.