Organizada e Segura

Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento Remoto em Tempo Real de Áreas de Alagamento em Vias Públicas com Mitigação de seus Efeitos Por Meio de Intervenção Viária Inteligente

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema piloto de monitoramento remoto em tempo real de áreas de alagamento em vias públicas, com ações automatizadas para a mitigação de seus efeitos através de intervenção viária. Para tanto, o sistema contará com equipamentos especializados, dotados de sensores e transmissores, um banco de dados e um servidor de intervenção viária.

Os equipamentos, instalados em pontos críticos e sujeitos a alagamentos, farão o monitoramento em tempo real do estado de alagamento daqueles pontos, além de transmitir os dados do estado dos pontos críticos para um banco de dados. Este banco de dados será usado pelo servidor de intervenção viária do sistema piloto para enviar informações para os aplicativos de navegação (Waze, Maps ou similares) informando que aquele ponto apresenta um bloqueio. Desta forma, motoristas usando tais aplicativos terão suas rotas recalculadas automaticamente, evitando os alagamentos, os congestionamentos e suas consequências.

Ao longo de sua execução, o Projeto criou um protótipo do sistema piloto de monitoramento remoto plenamente funcional, o qual encontra-se em pleno funcionamento ao longo de 4 meses, atualizando, em tempo real, informações sobre as áreas de alagamento em vias públicas.

Tal Sistema, além da funcionalidade principal (medição de nível de alagamento), mede a temperatura e umidade local, transmitindo essas informações para um banco de dados, viabilizando, em consequência, o desvio automático do trânsito em momentos de fortes chuvas.

O Projeto já realizou a escolha de pontos críticos, tendo como critério de escolha locais com mais ocorrências de alagamentos, desenvolveu sensores de nível de água e transmissores, realizou a integração destes, além de ter desenvolvido o banco de dados. Atualmente encontra-se em fase de testes e de calibração dos sensores, sem registro de qualquer problema apresentado.

Apesar do projeto inicialmente prever somente o monitoramento de alagamentos, hoje o equipamento é uma mini estação meteorológica instalado em pontos estratégicos de Niterói.

• Finalização da montagem dos 10 equipamentos, sua instalação em campo e monitoramento por período de 20 meses;
  • Desenvolvimento do servidor de intervenção viária e o compartilhamento do banco de dados.

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói – SMDCG

Departamento UFF: Escola de Engenharia

Coordenador: Andres Pablo Lopez Barbero

Público – alvo: Munícipes, motoristas que trafegam em Niterói, incluindo ambulâncias, bombeiros e policiais que trafegam sob forte tensão em momentos de fortes chuvas e alagamentos.

Onde atua geograficamente: Praias da Baía: Centro e Icaraí. Região Norte: Fonseca, Engenhoca.

Equipe Envolvida: 5 professores e 3 bolsistas.

Um sistema semelhante ao que foi proposto ao PDPA ainda não existe de forma operacional em nenhum lugar do mundo. Existem relatos de tentativas, ideias, mas ainda não existe nada operacional. Temos que ser os primeiros a colocar um sistema com tais características em funcionamento.

Coordenador Andres Pablo Lopez Barbero

Não temos um controle por sensores em tempo real para alagamentos em eventos chuvosos. Este projeto é inovador ao disponibilizar dados para a população, de forma imediata, sobre regiões impactadas por estes pontos de alagamentos. Esta parceria está sendo muito boa e renderá ótimos frutos para o município. Como o exemplo deste projeto, que os dados obtidos serão de extrema importância para mobilidade urbana e também para fins de estudos hidrológicos.

Gerente Henrique Nunes Coutinho

ODS: 11 – cidades e comunidades sustentáveis

Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Tornar a cidade mais resiliente a alagamentos, deslizamentos, mudanças climáticas e outros tipos de choques, bem como coordenar ações de preparação, prevenção, mitigação, resposta e recuperação para a proteção e defesa civil.

NQQ: Vínculo com o projeto “Niterói Cidade Resiliente”, considerando que a implantação do Sistema de Monitoramento Remoto em Tempo Real de Áreas de Alagamento em Vias Públicas dialoga com o plano de prevenção e atuação em situação de crises, sobretudo na esfera preventiva, com o intuito de mitigar os efeitos das fortes chuvas no tráfego da cidade.

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos estão dialogando com as políticas públicas municipais da área de Defesa Civil em relação ao sistema de monitoramento de chuvas, tais como as 03 estações meteorológicas instaladas no município, a automatização dos 30 pluviômetros, assim como o Aplicativo DCNIT, que atua emitindo avisos emergenciais, localização de sirenes e pontos de apoio, assim como informações importantes em caso de queimadas, chuvas fortes, vendavais e ressacas.