Sobre o projeto
A ideia central do projeto é difundir práticas mais sustentáveis de mobilidade na cidade de Niterói, através da consolidação das melhores iniciativas de implementação de soluções sustentáveis pelo mundo, tais como
compartilhamento de bicicletas elétricas, veículos leves e patinetes, além da eletrificação do transporte público por meio da introdução de ônibus elétricos e avaliar as soluções mais adequadas para a cidade de Niterói (RJ), considerando suas especificidades e o plano estratégico de Niterói, além da criação de cenários de implementação destas soluções.
Além disso, o projeto também visa desenvolver metodologia de valoração ambiental associada a mobilidade de baixo carbono e analisar os impactos ambientais da adoção destas soluções, a partir do cálculo das emissões evitadas (comparando com o cenário da utilização dos modais tradicionais carbonos intensivos), e do cálculo da valoração do benefício ambiental da mobilidade de baixo carbono.
Por fim, será criada uma plataforma que trará soluções de mobilidade de baixo carbono e compartilhada, que contribuirá no processo de decisão dos gestores e terá o papel de conscientizar a população dos impactos que as diferentes formas de se locomover geram na cidade.
O que foi feito até aqui
Foi desenvolvida a base de dados sobre a experiência internacional na temática em questão, além de análises de artigos e relatórios de promoção de mobilidade sustentável em municípios, o que resultou na entrega do primeiro relatório elaborado pela equipe, sendo o título “Melhores práticas de mobilidade limpa e compartilhada no mundo”, disponível ao público no site.
Também foram avaliadas as iniciativas tomadas e planejadas pela Prefeitura de Niterói para promover a mobilidade sustentável. Dessa forma, o projeto realizou estudos de viabilidade técnica e econômica destes modelos de negócio sustentáveis, feitos com cenários de implementação de ônibus elétricos, carsharing, bicicletas e patinetes elétricos compartilhados. Tal estudo resultou no segundo relatório, intitulado “Práticas de mobilidade sustentável adequadas à cidade de Niterói.”
O projeto também realizou o cálculo da emissão de CO2 evitada nos diferentes cenários de implementação de soluções sustentáveis substituindo veículos leves a combustão interna e o cálculo da valoração do benefício ambiental da mobilidade de baixo carbono.
Próximos Passos
- Finalização do relatório 03 – “Viabilidade técnica e econômica das soluções sustentáveis, emissão de CO2 evitada e valoração do benefício Ambiental”;
- Workshops voltados para a capacitação de gestores públicos, os quais irão oferecer apoio para a avaliação de alternativas de mobilidade sustentável e possibilidade de ajuda na preparação de editais em iniciativas de mobilidade sustentável;
- Auxílio no desenvolvimento de material de divulgação e de engajamento da população na sustentabilidade do transporte na cidade.
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Urbanismo – SMU
Duração: 30 meses
Valor do projeto: R$ 374.575,42
Instituto UFF: Faculdade de Economia
Coordenador: Luciano Losekann
Público – alvo: Gestores e usuários do sistema de transporte de Niterói.
Onde atua geograficamente: Todo o município
Equipe Envolvida: 4 professores; 1 pós doutorando; 3 doutorandos; 2 alunos de graduação. Economia da Energia e Economia Ambiental.
Parcerias realizadas: Instituto de Matemática da UFRJ (Projeto CARONAÊ); VELO-CITY CARSHARING; Prefeitura do Rio de Janeiro e TemBici.
Esse projeto visa quantificar esses benefícios potenciais e municiar a decisão de gestores municipais. Através do desenvolvimento da plataforma digital “Observatório da Mobilidade Sustentável em Niterói”, essas informações serão divulgadas para a população, estimulando a difusão das alternativas sustentáveis.
A eletromobilidade é inovação para o transporte público em busca da sustentabilidade nas cidades contemporâneas. Niterói vem desenvolvendo testes com fornecedores de ônibus elétricos, no sentido de verificar a melhor performance para o sistema de mobilidade do município. A Niterói que Queremos passa pela implantação de projetos eficazes, com vistas a um futuro mais limpo e saudável. O transporte coletivo é um dos principais responsáveis pela poluição ambiental e, com esta tecnologia veicular para a frota de 700 ônibus operantes na cidade, Niterói está cumprindo sua missão como forte colaboradora com as questões climáticas.
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13 – Ação contra a mudança global do Clima
Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Promover a gestão sustentável dos recursos naturais, preservar a biodiversidade dos seus ecossistemas por meio de ações de recuperação e conservação ambiental, inclusive de forma a fomentar o desenvolvimento econômico social e sustentável na cidade e ampliar políticas de saneamento básico para população.
NQQ: Os projetos “Niterói de Bicicleta” e “Mobilidade Urbana” da carteira de projetos do Niterói que Queremos, área de resultado “Organizada e Segura”, dialogam com este projeto do PDPA, considerando que este traz subsídios para a formulação de políticas públicas de mobilidade sustentável. Ele incentiva o uso de transportes coletivos (ônibus, ônibus elétricos e aplicativos de carona), assim como os não motorizados (bicicletas e patinetes compartilhados), como forma de melhorar a mobilidade urbana dos moradores do município, além de diminuir os efeitos do engarrafamento, poluição sonora e atmosférica. O projeto atuou no estudo sobre a possibilidade de bicicletas compartilhadas ser implementado em Niterói e está subsidiando a coordenadoria do “Niterói de Bicicleta” para possível implementação do projeto.