Organizada e Segura

Rede de Monitoramento para Diagnóstico e Prevenção de Situações de Risco de Desastres Naturais em Niterói

Sobre o projeto

O objeto deste projeto de pesquisa aplicada consiste em um sistema de monitoramento e coleta de dados escalares relevantes e necessários para o diagnóstico antecipado e a consequente prevenção de desastres naturais, como as enchentes e os deslizamentos no município de Niterói.

O objetivo central da proposta é desenvolver um protótipo de nó Nós sensores são dispositivos autônomos equipados com capacidades de sensoriamento, processamento e comunicação. Os nós sensores coletam dados via sensores, processam localmente ou coordenadamente entre vizinhos e transmitem essa informação.
Os nós sensores podem ser imaginados como pequenos computadores, extremamente básicos em termos de de sua interface e de seus componentes. Eles, usualmente, consistem em uma unidade de processamento com
capacidade limitada, memória reduzida, um ou mais sensores, dispositivo de comunicação (geralmente
transceptores de rádio) e uma fonte de energia.. Podem-se adicionar ainda outros componentes como por exemplo um dispositivo que permita mobilidade ou um sistema de localização.
Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versaofinal/rssf/de_nos_sensores.html
de monitoramento para prover dados relevantes para auxílio ao diagnóstico antecipado de situações de risco à vida e ao patrimônio do cidadão Niteroiense.

Para alcançar esse objetivo, neste projeto serão especificados e montados três protótipos, consistindo dos seguintes módulos:

  • Módulo de aquisição de dados – consistindo em sensores de umidade do solo, de nível de água e pluviômetro
  • Módulo de processamento e armazenamento – com memória e
    microcontrolador, para armazenamento temporário dos dados coletados, e pré-processamento
  • Módulo de comunicação – para transmissão dos dados coletados através de comunicação sem fio
  • Módulo de alimentação – com baterias para alimentação dos outros módulos, com alternativas de recarga pela rede elétrica ou através de painéis solares.

O que foi feito até aqui

Até o momento, foram desenvolvidas especificações técnicas, montagem e configuração do primeiro protótipo (nó sensor, concentrador e servidor). Para tal, foi realizado o estudo bibliográfico sobre tecnologias de transmissão sem fio, comunicação em redes de computadores, virtualização e principais sensores utilizados para monitoramento de variáveis climáticas, assim como estudo sobre localização de sensores para monitoramento de variáveis climáticas, a fim de definir uma metodologia para a instalação dos nós sensores – proposta a partir do Mapa de Risco de Niterói Projeto para redução de possíveis riscos de desastres no município, o Diagnosticando a Comunidade. A proposta é produzir um mapa das ameaças da localidade, na percepção e conhecimento dos moradores, e a partir disso, produzir material que será distribuído aos gestores para tomada de decisão, tornando assim, as comunidades cada vez mais resilientes.
Fonte: Secretaria de Defesa Civil
. O Projetou realizou a definição parcial do hardware que será utilizado para montagem dos sensores remotos, do servidor e do concentrador; bem como criou o banco de dados que armazenará os dados coletados e que, atualmente, está populado com os dados obtidos junto à Prefeitura.  

Foi realizado o mapeamento dos pluviômetros do município, de acordo com os dados fornecidos pela Prefeitura de Niterói. Para tanto, utilizou-se o QGIS O QGIS é um Sistema de Informação Geográfica (SIG) de Código Aberto licenciado segundo a Licença Pública Geral GNU, o qual funciona em Linux, Unix, Mac OSX, Windows e Android e suporta inúmeros formatos de vetores, rasters e bases de dados e funcionalidades, permitindo a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.
Fonte: https://www.qgis.org/pt_BR/site/about/index.html
e uma ortoimagem com a vista aérea do município, incluindo bacias Hidrográficas.

Foram realizadas medições de alcance de comunicação sem fio para verificar a que distância o módulo LoRa LoRa (Long Range ou longo alcance) é uma técnica de modulação em camada física pode ser utilizada no espectro de radiofrequência não licenciado para a transmissão de dados, utilizada em comunicações de baixa taxa de transferência de dados, baixo consumo de energia e longas distâncias.
Fonte: Semtech (2017). What is LoRa?
http://www.semtech.com/wirelessrf/internet-of-things/what-is-lora/.
consegue transmitir informação com sucesso. O alcance obtido foi de 225m em linha de visada, 290m sem linha de visada com obstrução parcial, e 90m sem linha de visada com obstrução total.

Além disso, está em desenvolvimento o Painel de Visualização, a partir da instalação e configuração do Grafana Grafana é uma aplicação web que permite analisar, monitorar e visualizar dados por meio de gráficos e dashboards dinâmicos. Compatível com diversos bancos de dados e sistemas operacionais, possibilita a configuração de alertas para que os usuários recebam notificações relevantes relacionados aos dados supervisionados. Atualmente, o acesso ao painel de visualização pode ser realizado apenas pela rede interna do laboratório em que o projeto está sendo executado.

Próximos Passos

  • Avaliação de desempenho do primeiro protótipo construído para coleta de dados de chuva, em ambiente controlado;
  • Integração de outros sensores e de módulo para energia solar;
  • Aprimoramento e encapsulamento do protótipo;
  • Avaliação de desempenho em ambiente não controlado.
  • Desenvolvimento do gateway e teste do sistema completo em ambiente controlado, além de testagem do sistema completo em ambiente não controlado.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia – SMDCG

Duração: 24 meses 

Valor do projeto: R$ 350.094,79

Departamento UFF: Engenharia de Telecomunicações

Coordenador: Dianne Scherly Varela de Medeiros

Público – alvo: Cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade em áreas de risco em Niterói

Onde atua geograficamente: Áreas que possuem riscos de desastres naturais em Niterói

Equipe Envolvida: 3 professores e 7 alunos de graduação, atuantes nas áreas de engenharia de telecomunicações e engenharia de recursos hídricos e do meio ambiente

 

CONHEÇA MAIS


Website Oficial

 A parceria está permitindo a aproximação da academia às necessidades da sociedade, isso permite que os alunos se envolvam com o desenvolvimento de soluções para problemas reais que ajudam em diversos aspectos. O projeto contribui para viabilizar a implantação de uma solução de monitoramento remoto de variáveis climáticas em tempo real em larga escala. O sistema desenvolvido permitirá reduzir os riscos das tragédias geradas por chuvas torrenciais em Niterói. Os dados que serão obtidos pelos sensores remotos poderão ser utilizados para alimentar modelos estatísticos que embasarão o desenvolvimento de projetos para o plano estratégico da cidade, além de mostrados, em tempo real, em um painel de visualização, […]adequado às necessidades prioritárias da Defesa Civil de Niterói em relação às variáveis climáticas monitoradas.

Coordenadora Dianne Scherly V. de Medeiros

O projeto vem buscando desenvolver um protótipo de nó de Monitoramento para obtenção de dados relevantes que auxiliarão na prevenção de situações de riscos gerados por eventos meteorológicos, como chuvas torrenciais. Os resultados poderão ser utilizados para alimentar modelos estatísticos que servirão como base para o desenvolvimento de planos estratégicos da cidade, em consonância com o Niterói que Queremos (NQQ) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)
Gerente Marcos Rezende Ferreira Dutra

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, 13 – ação contra a mudança global do clima.

Objetivo PPA 2022-2025: Tornar a cidade mais resiliente a alagamentos, deslizamentos, mudanças climáticas e outros tipos de choques, bem como coordenar ações de preparação, prevenção, mitigação, resposta e recuperação para a proteção e defesa civil.

NQQ: Dialoga com o Projeto “Niterói Cidade Resiliente”, da área de resultado “Organizada e Segura”, considerando que atua no monitoramento, diagnóstico e prevenção de desastres naturais no município de Niterói. O Nó de Monitoramento possibilita que haja um diagnóstico antecipado da situação de risco, ampliando a capacidade de resiliência da cidade frente a desastres naturais.

Política Pública: O escopo do projeto e seus produtos dialogam com as políticas públicas municipais da Defesa Civil na área de prevenção dos riscos de deslizamentos e outros riscos causados por fortes chuvas, tais como o sistema de monitoramento de riscos, as estações meteorológicas instaladas no município e a automatização dos 30 pluviômetros.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Uma Avaliação Experimental de Tecnologias de Comunicação Sem Fio de Baixo Custo para uma Aplicação IoT de Medição Pluviométrica
Uma Avaliação Experimental de Tecnologias de Comunicação Sem Fio de Baixo Custo para uma Aplicação IoT de Medição Pluviométrica