Sobre o projeto
O projeto tem como objetivo propor o conceito básico de engenharia de um Sistema de Comunicações Críticas (SCC) para o município. A infraestrutura do sistema deverá ser compartilhada por diferentes agências de segurança e de mitigação de danos, permitindo atender com mais efetividade às demandas correntes e excepcionais, constituindo-se em uma base tecnológica para implementar a coordenação e o controle integrado das ações municipais. Ele pretende realizar a prototipação de uma célula piloto funcional, de cobertura LTE (4g) para validação de suas funcionalidades.
Sua implantação transformará a infraestrutura de telecomunicações, particularmente daquela empregada para suporte aos serviços públicos críticos, como defesa civil, segurança, saúde e mobilidade, com resultados indiretos na melhoria dos investimentos dos recursos públicos, na cooperação entre as diversas agências de governo e na integração com as agências dos níveis estadual e federal.
Ele constituirá uma camada sobre a qual será possível o desenvolvimento de software para plataformas móveis, como aplicativos para sistemas de apoio à mobilidade urbana, sensoriamento de áreas sensíveis, consultas às bases de dados municipais, de gestão dos ativos do município (tais como prédios, praças e logradouros públicos) e de gestão escolar.
O que foi feito até aqui
Foram elaborados modelos estáticos, dinâmicos e funcionais para o projeto de engenharia do sistema e elaboração do mapeamento de requisitos para o projeto de engenharia do sistema.
Também foram elaborados relatórios de Conceitos Operacionais (ConOps), Relatório de Mapeamento das Capacidades, orientações de iniciações científicas, de dissertação de mestrado e publicação de trabalhos em anais de simpósio.
Próximos Passos
- Finalização do planejamento de cobertura e de capacidade da rede;
- Finalização dos modelos estáticos, dinâmicos e funcionais para o projeto de engenharia do sistema;
- Elaboração do Mapeamento de requisitos para o projeto de engenharia do sistema;
- Implementação de célula piloto do sistema;
- Sugestão de implementação física do projeto, que propiciará transformação significativa na infraestrutura de telecomunicações do município, particularmente daquela empregada para suporte aos serviços públicos críticos, como defesa civil, segurança, saúde e mobilidade;
- O sistema demandará servidores municipais treinados para atuarem em um ambiente operacional controlado e coordenado por uma central de apoio, em conjunto com diferentes agências, e adotando procedimentos baseados no uso amplo dos recursos da rede de comunicações;
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Ordem Pública – SEOP
Duração: 36 meses
Valor do projeto: R$ 360.362,10
Departamento UFF: Escola de Engenharia/Departamento de Engenharia de Telecomunicações
Coordenador: Alberto Gaspar Guimarães
Público – alvo: Agentes municipais, estaduais e federais envolvidos com a segurança pública e
contenção de danos
Onde atua geograficamente: Todo município de Niterói
Equipe Envolvida: 01 professor coordenador, 01 mestrando, 01 graduando e 01 consultor
Parcerias realizadas: Diálogo com as empresas Ericsson, Trópico e Fortnet-Motorola para apresentação do projeto, verificação das possíveis soluções que as empresas possuem em comunicações críticas e abertura de um canal de comunicação.
O Sistema de Comunicações Críticas é voltado para as agências e órgãos de Niterói que atuam na segurança, proteção à vida, mitigação de desastres e controle de mobilidade. O Sistema possui características especiais de desempenho, robustez e resiliência para as situações típicas de atuação dessas agências. É inovador porque a implementação deste projeto propiciará transformação significativa na infraestrutura de telecomunicações do município, com resultados indiretos na melhoria dos investimentos dos recursos públicos, na cooperação entre as diversas agências de governo e na integração com as agências dos níveis estadual e federal. […] A universidade, recebendo fomento e as demandas da prefeitura, é incentivada a produzir mais conhecimento, a fortalecer os laços com a sociedade e a integrar alunos e professores para o desenvolvimento de soluções.
Com essa tecnologia haverá mais agilidade na prestação do serviço ao cidadão, melhorando a comunicação dos aparelhos de mão, como das viaturas, e das bases fixas. […] Através desse sistema será possível integrar e ampliar a comunicação entre todas as forças de segurança atuantes no município, de forma que não se perca a comunicação caso ele esteja em áreas onde não conseguia sinal via rádio. Com a nova tecnologia o sistema vai permitir mudar a agilidade do serviço […] e fortalecer a infraestrutura de telecomunicações, possibilitando a integração dos diversos dispositivos IoT espalhados pela cidade.
Gerente Nilson Luiz Cardoso Cunha
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Tornar a cidade mais resiliente a alagamentos, deslizamentos, mudanças climáticas e outros tipos de choques, bem como coordenar ações de preparação, prevenção, mitigação, resposta e recuperação para a proteção e defesa civil.
NQQ: Projeto está inserido na Área de Resultado Organizada e Segura, tendo em vista que contribui para que a cidade encare os desafios de: 1) ampliar a capacidade de resiliência e de resposta aos desastres naturais; 2) reduzir as incidências de violência e criminalidade, tendo em vista que o Sistema transformará a infraestrutura de telecomunicações, particularmente daquela empregada para suporte aos serviços públicos críticos, como defesa civil, segurança, saúde e mobilidade
Políticas Públicas: O Sistema de comunicações críticas pode possibilitar ações voltadas para a proteção da população e na prevenção à violência, proporcionar vigilância às instalações do Município e ao patrimônio público, fomentar a integração com os demais órgãos de Segurança Pública em ações conjuntas, contribuindo para a pacificação de conflitos, assim como promover a segurança escolar, viabilizando ações preventivas, em consonância com as missões da SEOP
GESTÃO DO CONHECIMENTO
There are no download items matching this category criteria.