Próspera e Dinâmica

As Chaves do Tamanho: Oportunidades para ampliar a formação de capital humano no Morro do Palácio

No intuito de reduzir deficiências da inserção dos jovens no mundo do trabalho, o Projeto visa a realização de cursos e oficinas para jovens residentes no Morro do Palácio e adjacências, buscando a organização e realização de operações de campo na região, com utilização de ferramentas e máquinas adquiridas pelo projeto, bem como dos conhecimentos e competências construídas durante o processo de capacitação.

Além disso, o projeto tem por objetivo a instalação e operação de dois FabLabs na Escola de Engenharia da UFF, sendo o primeiro no Laboratório de Modelos e Prototipagem (sala D564A) e o segundo no LabLinha (sala E318), ambos operados pelo Curso de Graduação em Design da UFF.

Utilizando o MACquinho como base de atuação, o projeto disponibilizará capacitação em 3 vertentes, sendo elas: capacitação de jovens aprendizes para prestar serviços remunerados e realizar reparos/ instalações nos respectivos lares, diminuindo domesticamente esses custos e ampliando as redes de solidariedade comunitária; introdução dos jovens no mundo da tecnologia, capacitando-os no uso de ferramentas/máquinas e apresentação do mundo projetual através das atividades de design.

Ao longo de sua execução, o Projeto realizou Oficinas de Desenho, Costura e de criatividade. Também realizaram visitas Técnicas a FF (projetos especiais e Laboratórios), especiais da UFF , como o barco Araribóia –projeto da UFF cria barco movido a energia solar para competições estudantis e os carros elétricos produzidos pela UFF para participar da Fóruma SAe Brasil (FSAE Brasil).

Além disso, realizou projeto de base para palco para apresentações artísticas no Morro do Palácio e oficinas de capacitação e operações de campo, integrando-as em projetos que permaneçam na comunidade envolvida.

• Renovar contato com o MACquinho, bem como com lideranças comunitárias
  • Tratativas com a Secretaria de Educação para desenvolver novos projetos e continuar a receber estudantes na UFF

Secretaria Responsável: Fundação Municipal de Educação – FME

Departamento UFF: Desenho Técnico, Curso de Design

Coordenador: João Carlos Lutz Barbosa

Público – alvo: Jovens adultos do Morro do Palácio e cercanias

Onde atua geograficamente: Morro do Palácio e cercanias, especialmente as escolas localizadas na referida região

Equipe Envolvida: 04 docentes (design, engenharia e arquitetura) e 08 graduandos (arquitetura, engenharia e design)

Parcerias realizadas: Curso de Arquitetura de Engenharia Elétrica e de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense; bem como com a Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, com a Escola Aurelino Leal, com a associação de moradores do Morro do Palácio, com o sítio São José e com o Rancho Verde Móveis Rústicos

O projeto permitiu nos equiparmos melhor para atender estudantes da própria UFF e estudantes da rede municipal.  Firmamos as bases para prosseguir como um programa de extensão que possa contribuir para a capacitação de jovens adultos como empreendedores. Outro ponto positivo foi receber pessoas que nunca antes haviam entrado na UFF mesmo residindo na vizinhança.
Um primeiro passo foi dado para que jovens aproveitem as oportunidades que a Universidade pública pode oferecer.

Coordenador João Carlos Lutz Barbosa

O projeto investiu em ações de promoção de diálogo entre a universidade e a cidade, através de atividades que despertassem o interesse dos estudantes por uma educação que oferecesse subsídios para a transformação da vida dos sujeitos na cidade. A instalação de FabLabs na Escola de Engenharia, dedicados à realização das ações do projeto, ofereceram a possibilidade de realização de operações em marcenaria, serralheria, eletricidade e hidráulica e, ainda, com materiais têxteis, na área de design e desenho técnico, através do uso de máquinas e ferramentas. O método de Pesquisa Ação e a metodologia de trabalho com Design Thinking trouxeram inovação para as ações do projeto.

Gerente Eloisa Fátima Figueiredo Semblano Gonçalves

ODS: 1 – Erradicação da Pobreza; 4 – Educação de Qualidade; 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10 – Redução das Desigualdades.

Objetivo PPA 2022-2025:

NQQ: O Projeto está em consonância com a área de resultado Próspera e Dinâmica ao aproximar jovens da Universidade como caminho possível para a continuidade do processo educativo e na formação de empreendedores. Além disso, dialoga também com a rea de resultado Niterói Inclusiva, visando promover oportunidades para todos e apoiando os que têm menos condições de acessá-la, tendo como foco estratégico do NQQ a igualdade de oportunidades. Por fim, vincula-se com a “Niterói Escolarizada e Inovadora no que tange à estratégia que visa integrar ações e projetos com as universidades públicas e particulares e com os polos científicos de Niterói”.

Política Pública: Ele dialóga com políticas e programas municipais voltados aos jovens de Niterói.  Ao oferecer cursos e oficinas, fortalece a formação dessa parcela da população, sendo uma das maneiras de equiparar conhecimentos e habilidades, apoiando os jovens niteroienses em maior vulnerabilidade social na busca de novas perspectivas no mundo de trabalho. Além disso, atua na valorização  da arte e da cultura comunitária como possíveis expressões da Economia Criativa.

Introdução à Marcenaria, Serralheria, Hidráulica, Eletricidade, Costura e Design