Próspera e Dinâmica

Descomissionamento de embarcações abandonadas na Baía de Guanabara para reciclagem em estaleiros de Niterói

Sobre o projeto

O abandono de embarcações é uma realidade no mercado de transporte marítimo e pode gerar sérios impactos ambientais, sociais e econômicos que, assim como diferentes locais no mundo, afeta também a Baia da Guanabara, fato este que tem causado impactos na economia no mar da cidade de Niterói.

Com o objetivo de propor um plano de descomissionamento Este termo refere-se a atividade de remoção de uma estrutura do mar com objetivo de devolver ao ambiente uma condição próxima à original antes de sua instalação. Consiste na remoção e destinação final da estrutura de forma ambientalmente correta., o projeto consiste em um diagnóstico do problema de abandono de embarcações, objetivando identificar tais embarcações abandonadas, mapear suas características e propor as formas mais adequadas para remoção e reciclagem, conforme sua estrutura. Isto porque estudos mais recentes sobre reciclagem, realizados na China, afirmam a possibilidade de reciclar até 99% de uma embarcação, sendo a média global cerca de 95% a 97%.

Deste modo, visando melhores condições ecológicas, o Projeto se propõe ainda a quantificar as emissões totais de gás carbônico, bem como estimar os custos totais para o processo de descomissionamento de uma embarcação.

Com o objetivo de propor um plano de descomissionamento, remoção e reciclagem de embarcações abandonadas, o projeto visa fornecer as bases para identificar o quantitativo de embarcações, levantar os materiais constituintes de cada uma delas e verificar as condições em que se encontram considerando aspectos operacionais e riscos ambientais, de modo a avaliar o risco e os recursos necessários para realização de tal remoção do local de abandono e reciclagem em estaleiros localizados na área no entorno de Niterói.

Trata-se de um projeto de impacto social e estratégico para o município de Niterói e região, além de propiciar que os elementos da Economia do Mar na região de Niterói possam ser aplicados de maneira sustentável já que os estaleiros da cidade serão avaliados em termos de capacidade para realização desta atividade de reciclagem e destinação dos materiais perigosos oriundos do processo.

O que foi feito até aqui

Ao longo de sua execução, o Projeto realizou levantamento dos principais problemas associados ao abandono de embarcações, bem como o mapeamento e identificação destas na Baía de Guanabara.

Realizou-se também a classificação e mapeamento das embarcações em termos das condições dos cascos e foi desenvolvido modelo de tomada de decisão do descomissionamento das embarcações com um ranqueamento em função das suas características físicas e estado dos cascos.

Além disso, com o intuito de divulgar o trabalho desenvolvido, foram realizados dois workshops abertos ao público para coleta de dados e para apresentação dos resultados do projeto. Adicionalmente, também foram realizadas palestras para a Marinha do Brasil, Comissão de Desenvolvimento da Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro.

Conclui-se que o estudo realizado é de suma importância por retratar o cenário atual de embarcações abandonadas, com proposta de formas adequadas de remoção destas, com o intuito de devolver ao mar as condições naturais equivalentes as que foram encontradas no ato de instalação das embarcações. Para isso, a reciclagem de embarcações direciona uma embarcação no seu final de vida de modo a recuperar os materiais passíveis de serem reinserção na cadeia logística reversa, bem como destinar corretamente os materiais perigosos contidos na sua estrutura ou a bordo.

Com o intuito de cuidar das condições biológicas da baia de guanabara, o Projeto realizou levantamento e retrata detalhadamente os cuidados necessários para o descomissionamento, haja vista os riscos existentes de possíveis materiais perigosos que podem ser encontrados, tais como amianto, materiais químicos orgânicos e inorgânicos, além de resíduos oleosos, água de lastro, esgoto, resíduos de tintas anti incrustante a base de estanho, sendo que em últimos casos até elementos radioativos. Portanto, uma embarcação em condição de abandono é um risco muito grande para o meio ambiente e para a comunidade no entorno.

Não menos importante, o Projeto impacta, ainda, na redução de poluição visual causadas pelas embarcações na localidade onde se encontram, bem como no risco de proliferação de vetores de doenças, uma vez que não existe nenhuma medida de controle principalmente em períodos de chuvas onde a água se acumula a bordo.

Próximos passos

  • Apresentação de 5 artigos científicos aprovados para serem apresentados no 29º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, mostrando os resultados do projeto desenvolvidos até o presente momento;
  • Concluir a avaliação de custo de descomissionamento de embarcações;
  • Finalizar a Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ASCV);
  • Realizar todos os Workshop e mecanismos de divulgação dos resultados programados;
  • Concluir o Relatório final e desenvolver o produto final, o qual consiste em um livro digital com os resultados do projeto.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEN

Duração: 24 meses

Valor do projeto: R$ 322.158,37

Departamento UFF: Escola Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda

Coordenador: Newton Narciso Pereira

Público – alvo: Órgãos públicos da Prefeitura de Niterói, Marinha do Brasil, Estado do Rio de Janeiro, empresas que operam na Baía de Guanabara, estaleiros, associações de classe, prestadores de serviços, pescadores, operadores de turismo.

Onde atua geograficamente: Baía de Guanabara.

Equipe Envolvida: 12 pesquisadores, entre professores (engenharia de produção, química), alunos de pós-graduação na área de direito, engenharia de produção e alunos de graduação (engenharia de produção, mecânica, ambiental e agronegócios).

Parcerias realizadas: Ao longo do projeto foram realizadas parcerias com órgãos da administração para fornecimento de dados e compartilhamento de informações, além de instituições como a Baia Viva.

CONHEÇA MAIS


Website

O presente projeto permitiu uma interação entre a UFF e os demais órgãos da administração da PMN, Estadual e Federal. A inovação consistiu no desenvolvimento de um mapeamento real das condições das embarcações abandonadas, que permitirão aos tomadores de decisão serem mais assertivos nas ações necessárias para mitigar o problema. Adicionalmente, os produtos gerados no projeto servirão de base para que o mesmo seja replicado em outros lugares do Brasil que apresentam problemas semelhantes de abandono de embarcações na zona costeira, que causam impactos diversos as cidades e a sociedade. A parceria entre a UFF, FEC e PMN foi fundamental para a execução de um projeto desta magnitude, uma vez que é possível atender as demandas da PMN direcionando as ações que estão previstas no seu plano diretor.
Professor Coordenador Newton Narciso Pereira

Esse projeto é um ponto de partida para elaboração de várias políticas públicas, proporciona ao município um mapeamento atualizado das embarcações abandonadas, além da classificação. É um projeto gerador de novos negócios, principalmente na agenda de reciclagem e sustentabilidade. Contribui de maneira fundamental para a dragagem do Canal de São Lourenço, além do desenvolvimento do setor Naval e Offshore e reciclagem de materiais. Encontra-se inserido na pauta ESG (Ambiente, Sustentabilidade, Governança) e promove a criação de novos nichos de emprego e renda.

Gerente Lindalva Cavalcanti Cid

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 6 – água potável e saneamento, 13 – ação contra a mudança global do clima, 14 – vida na água, 17 – parcerias e meios de implementação

Objetivo PPA 2022-2025: Promover a gestão sustentável dos recursos naturais, preservar a biodiversidade dos seus ecossistemas por meio de ações de recuperação e conservação ambiental, inclusive de forma a fomentar o desenvolvimento econômico social e sustentável na cidade e ampliar políticas de saneamento básico para população.

NQQ: Área de resultado “Próspera e Dinâmica”, tendo em vista que o projeto permitirá o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore. Contribui para atrair novos investimentos na agenda de reciclagem e sustentabilidade, o que possibilitará que o município atraia empresas e novos negócios, e desta forma, ter a ampliação da arrecadação municipal de forma responsável, assim como parcerias com o setor privado e o estímulo ao empreendedorismo, criando o cenário de novos postos de trabalho e mais renda para o município.

Política Pública: Se relaciona com o Plano Niterói 450 anos, a partir do projeto da Dragagem do Canal de São Lourenço, tendo em vista que será necessário fazer o descomissionamento das embarcações antes de realizar a dragagem. A intervenção também vai incentivar as atividades portuárias e movimentar a economia, como a Revitalização do Terminal Pesqueiro, também garantido pelo Plano, além de possibilitar a retomada do setor naval e alavancar a economia da cidade, com geração de empregos e renda.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

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