Próspera e Dinâmica

Diagnóstico, Qualificação e Formatação para um Circuito Cervejeiro de Niterói-RJ

Sobre o projeto

O projeto visou qualificar um circuito turístico tendo como base um polo cervejeiro em Niterói-RJ. O intuito do projeto foi elaborar um mapeamento detalhado com todas as informações e características de cada empreendimento relacionado à cultura cervejeira artesanal local (produtores, estabelecimentos comerciais, distribuidores, lojas especializadas, quiosques, bares, restaurantes, entre outros) e o diagnóstico das condições apresentadas para se compor um polo que atenda às demandas de um mercado cada vez mais exigente em termos de qualidade e inovação, priorizando a criação com participação inclusiva da comunidade interessada pela cultura cervejeira.

Houve a qualificação dos envolvidos com cursos para aprimoramento dos serviços relacionados ao setor cervejeiro como harmonização de cardápios, processos de produção, desenvolvimento da cultura cervejeira, qualificação dos ambientes de produção e consumo de cerveja, roteirização, bem como definição de estratégias de distribuição e promoção desse novo produto e elaboração de um calendário com os eventos específicos da temática cervejeira.

Como produtos efetivos desta proposta, visa-se a partir do polo cervejeiro de Niterói (uma cadeia produtiva da cerveja), a formatação um novo produto turístico para o município, um circuito que promova a disseminação da vocação da cidade para cultura cervejeira. Aspira-se, ainda, elaborar um calendário com os eventos específicos da temática cervejeira para fomentar a frequência aos estabelecimentos que irão compor o polo.

O que foi feito até aqui

O projeto realizou o mapeamento detalhado dos empreendimentos relacionados à cultura cervejeira artesanal em Niterói (produtores cervejeiros, estabelecimentos comerciais, distribuidores, lojas especializadas, quiosques, bares, restaurantes, entre outros), assim como o diagnóstico das condições apresentadas pelos mesmos no que tange a compor um polo cervejeiro que atenda às demandas de um mercado, cada vez mais, exigente em qualidade e inovação. Além disso, qualificou e capacitou a equipe operacional do projeto (Bolsistas, coordenadores e professores envolvidos) com a participação em um curso de Formatação de Circuitos Turísticos, organizado e oferecido pelo Instituto Raízes do Turismo (IRATU).

Realizado o mapeamento e traçado o diagnóstico, iniciou-se a fase de qualificação dos envolvidos com o oferecimento de cursos para aprimoramento dos serviços relacionados ao setor cervejeiro, em uma interface de extensão. Cursos na área de harmonização (cardápio da bebida e das especialidades gastronômicas de cada empreendimento participante), processos de produção, desenvolvimento da cultura cervejeira, qualificação dos ambientes de produção e consumo de cerveja, roteirização (para formatação do melhor circuito, de forma participativa), bem como definição de estratégias de distribuição e promoção desse novo produto.

Para garantir a gestão do conhecimento, a equipe realizou capacitações para a comunidade niteroiense sobre cultura e serviços cervejeiros, contanto com a formação de 60 pessoas que servirão de multiplicadores. Por fim, foi finalizado o mapa digital com as rotas e localização de todos os empreendimentos mapeados.

O projeto forneceu subsídios para que a PMN realizasse o “BEER TOUR – NITERÓI CAMINHO CERVEJEIRO”, sendo uma iniciativa da NELTUR para fomentar o desenvolvimento do turismo cervejeiro na cidade de Niterói, oferecendo passeios gratuitos com visitação às principais cervejarias e atrativos turísticos da cidade.

Para saber mais, acesse: http://visit.niteroi.br/niteroibeertour/

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Niterói Empresa de Lazer e Turismo – NELTUR

Duração: 12 meses 

Valor do projeto: R$ 90.676,53

Departamento UFF: Tecnologia em Hotelaria

Coordenador: Lélio Galdino Rosa

Público – alvo: Consumidores de Cerveja que habitam ou transitam em Niterói, como visitantes e turistas. Além disso, produtores cervejeiros, estabelecimentos comerciais, distribuidores, lojas especializadas, quiosques, bares, restaurantes, entre outros também foram beneficiados com o projeto

Equipe Envolvida: Lélio Galdino – Coordenador e Pós- Doutorando em Hospitalidade; Sérgio de Oliveira – mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Sistema, Gustavo Renha – Sommelier de Cerveja e Mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação (EUA), Alisson Valadão – Mestrando em Turismo, Ana Beatriz Moreira – Graduanda em Turismo, Douglas Soares – Graduando em Turismo, Rafaela Vieira – Graduanda em Turismo.

CONHEÇA MAIS


Website

Instagram

Esse projeto produzirá um novo produto para a cidade, um circuito cervejeiro de Niterói, com duração permanente e com baixo custo de manutenção e com grande diferencial atrativo para o Município, seus residentes e visitantes. Este polo também contará com um calendário de eventos para fomentar a visitação durante todo o ano, tornando a cidade uma referência na cultura cervejeira, gerando renda, emprego, educação

Gerente Edson Vieira Motta

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.

Objetivo PPA 2022-2025: Fomentar o desenvolvimento econômico de Niterói, de forma sustentável e inovadora, nos diversos setores (comercial, industrial e de serviços), mediante políticas integradas, promovendo e valorizando o empreendedorismo, a sustentabilidade de negócios e a atração de investimentos na cidade, bem como o incentivo à qualificação profissional e a geração de emprego e a renda, principalmente aos mais vulneráveis.

NQQ: Projeto “Novos negócios”, da área de resultado “Próspera e Dinâmica”, tendo em vista que o projeto objetivou pesquisar, discutir e promover a cultura cervejeira no município de Niterói e sua relação com a hospitalidade e o turismo, tendo como resultado a organização e definição de um polo cervejeiro e a formatação de um novo produto turístico: um circuito turístico cervejeiro em Niterói.

Política Pública: O Projeto originou o BEER TOUR – NITERÓI CAMINHO CERVEJEIRO”, sendo uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, através da NELTUR, para fomentar o desenvolvimento do turismo cervejeiro na cidade de Niterói, oferecendo passeios gratuitos com visitação às principais cervejarias e atrativos turísticos da cidade. O passeio acontece em duas edições por mês, com duração de 4 horas e com limite de 18 vagas por edição.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.