Sobre o projeto
O Projeto visa a implantação de um centro de estudo, pesquisa, desenvolvimento e fomento de startups O termo Startup é utilizado para categorizar as chamadas empresas emergentes, as quais, recém constituídas e já atuantes, possuem alto potencial e, concomitantemente, alto risco. Esse tipo de empresa começa do zero, muitas vezes com poucos recursos e precisa de investimentos e boa gestão para acelerar o seu crescimento.
Fonte: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.em bebidas fermentadas, ou seja, um ambiente colaborativo multitarefas voltados para nucleação de novos negócios bem como para capacitação de recursos humanos na área de bebidas fermentadas, de modo a colaborar para o crescimento econômico e industrial da cidade de Niterói.
Especificamente, esta proposta visa:
I. Instalação de planta de pequeno porte a partir do desenvolvimento de equipamentos e dispositivos inovadores para microcervejarias e brewpubs – equipamentos de pequeno porte, analisadores, sensores, etc.;
II. Consultoria para empreendedores do setor – apoio técnico a empreendedores para a formação de novas empresas ligadas ao setor de cerveja e bebidas correlatas, desde aplicativos até instalação da cervejaria
III. Capacitação de recursos humanos em diferentes níveis, através de cursos e treinamentos: • Nível básico: serviço (de chopp, por exemplo), manutenção de linhas de serviço, manuseio de barris e cilindros de gás, preparo e utilização de soluções sanitizantes; • Nível médio: operação de linha de produção de cerveja e bebidas fermentadas; manipulação de fermentos e inóculos; sommeliers e mestres de estilos; • Nível superior: tecnologia de processos de produção de cervejas e bebidas fermentadas; Formação de graduandos (iniciação científica) e pós-graduandos Strictu Sensu (mestrado e doutorado) nas áreas de microbiologia aplicada, instrumentação, engenharia química e engenharia mecânica através de projetos específicos dos programas de pós-graduação nos quais os coordenadores são credenciados.
O projeto é originário de uma parceria anterior com a Prefeitura de Niterói e possui como objetivo macro conceber um espaço que promova a colaboração entre empreendedores e a academia visando a implantação de startups. Além disso, com colaboração em forma de apoio técnico, consultoria científica e tecnológica, o espaço poderá atender a startups que tenham interesse em bebidas fermentadas de um modo geral.
O que foi feito até aqui
No que se refere à prospecção de startups, o Projeto já realizou uma série de reuniões com um grupo de cervejeiros de Niterói interessados no desenvolvimento de um novo produto de bebida fermentada. Além disso, em relação à prospecção tecnológica, diferentes estudos encontram-se em fase de Desenvolvimento, dentre os quais devem ser destacados a modelagem da cinética química e fenômenos de transporte nas fases de mosturação A mosturação é o cozimento do malte em temperaturas específicas para ativar enzimas (especialmente proteases e amilases) que promovem a quebra das proteínas em aminoácidos e peptídeos e do amido em açúcares menores, como glicose e maltose., clarificação e fermentação alcoólica, todos inerentes ao processo de produção de cerveja, foi parcialmente realizada, e programas para a simulação computacional destes processos estão em fase de desenvolvimento.
Importante destacar também o desenvolvimento e validação de um método para determinação de aminoácidos no processo de produção da cerveja, tendo como produtos uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado defendidas e aprovadas, e dois artigos científicos publicados. Além deste, foi desenvolvido um método para determinação de carboidratos, o qual está em fase de validação para posterior aplicação no controle de qualidade de todo o processo.
Em relação ao curso de capacitação proposto no projeto, vale ressaltar que o primeiro curso, sobre o método de produção de cerveja, foi gravado em vídeo e encontra-se em fase de edição. Optou-se por fazer o mesmo nesta forma ao invés de presencial devido às restrições geradas pela pandemia de covid-19.
Próximos passos
Espera-se, a médio e longo prazo, que o projeto possa contribuir para o desenvolvimento de pequenas empresas no ramo de produção de cerveja no município, mas especificamente micro cervejarias e brewpubs. Este desenvolvimento se aplica a empresas já existentes e novos empreendimentos. Ainda, espera-se que o projeto motive o envolvimento de mais indivíduos nesta crescente indústria.
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEN
Duração: 36 meses
Valor do projeto: R$ 381.077,37
Departamento UFF: Engenharia de Telecomunicações
Coordenador: Leandro Alcoforado Sphaier
Público – alvo: Pequenos empresários, microcervejarias, cervejeiros “nômades” e caseiros
Onde atua geograficamente: Município de Niterói
Equipe Envolvida: 01 coordenador, 05 pesquisadores doutores, 03 bolsistas doutorandos, 1 bolsista mestranda e 01 bolsista graduanda
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 8 –Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Objetivo PPA 2022-2025: Fomentar o desenvolvimento econômico de Niterói, de forma sustentável e inovadora, nos diversos setores (comercial, industrial e de serviços), mediante políticas integradas, promovendo e valorizando o empreendedorismo, a sustentabilidade de negócios e a atração de investimentos na cidade, bem como o incentivo à qualificação profissional e a geração de emprego e a renda, principalmente aos mais vulneráveis.
NQQ: Vinculado à Área de Resultado “Próspera e Dinâmica” e ao Projeto “Promoção de Investimentos” por relacionar-se com o objetivo de fomentar investimentos que alavanquem a economia no município e por impulsionar o crescimento econômico de Niterói a partir do setor industrial, aumentando o valor agregado da atividade empresarial niteroiense e intensificando a formação de capital humano.
Política Pública: O projeto está em consonância com o Pacto de Retomada Econômica do município, no eixo Niterói Empreendedora, que objetiva fomentar o desenvolvimento de pequenos e médios negócios a partir de incentivos públicos e desburocratização do ambiente de negócios. O Pacto de Retomada Econômica visa mobilizar, gerir e acelerar projetos e políticas públicas da prefeitura, em parceria com o setor privado, a sociedade civil e as universidades, a fim de promover o desenvolvimento econômico sustentável.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
There are no download items matching this category criteria.