Sobre o projeto
Com grande potencial para o desenvolvimento socioeconômico, o turismo náutico apresenta fácil adaptação a outros pacotes turísticos, ajuda a combater a sazonalidade, induz outros serviços e proporciona à qualificação e diversificação das infraestruturas costeiras, razão pela qual consta no plano diretor da cidade de Niterói a valorização da vocação náutica da cidade para sediar atividades de prestação de serviços ligados ao turismo, cultura, esporte e lazer. Com condições geográficas, climáticas e recursos naturais da cidade propícios à prática, Niterói tem o potencial competitivo de se tornar um dos principais destinos náuticos brasileiros ao dispor de belas praias com boas condições de balneabilidade durante todo o ano, além de possuir a maior densidade de clubes náuticos no país.
Assim, a partir da constatação do gargalo existente entre o potencial do turismo a realidade da cadeia produtiva local, este projeto de pesquisa visa mapear o potencial do turismo náutico em Niterói, avaliar a competitividade de Niterói de acordo com o comportamento da demanda e desenvolver um plano estratégico que direcione ações e investimentos no setor para a promoção da cidade neste importante segmento turístico. Outro aspecto sobre o projeto é em relação à proposta de integração da prática de esportes com a atividade turística, uma vez que esta integração propõe o desenvolvimento de uma atividade econômica com baixo impacto ambiental e que dialoga com a história e a cultura náutica da cidade de Niterói.
Para tanto, o Projeto possui os objetivos específicos de mapear os atores participantes da cadeia de turismo náutico de recreio e esporte no município de Niterói; identificar as melhores práticas nacionais e internacionais de promoção e estruturação do turismo náutico de recreio e esporte; além de estabelecer critérios e objetivos para a priorização dos segmentos viáveis identificados. Ressalta-se ainda o objetivo de diagnosticar a competitividade de Niterói segundo as exigências da demanda em segmentos e nichos náuticos especializados, que resultará em um plano estratégico para a promoção da cidade e na capacitação de agentes multiplicadores no setor de turismo náutico do município de Niterói.
O que foi feito até aqui
Ao longo dos dois anos, o projeto realizou o levantamento dos pontos de interesse náutico do município disponibilizando para a comunidade um mapa interativo com mais 270 pontos distribuídos em 10 categorias: 1. Guarderias, Windsurf, SUP, Moto Aquática, 2. Pontos de Canoa Havaiana (VA’A); 3. Iate clubes, projetos de vela e sede dos escoteiros do mar; 4. Alimentos e Bebidas; 5. Lojas especializadas; 6. Surfe, Bodyboard e Kitesurf; 7. Pesca; 8. Mergulho e Natação em águas abertas; 9.Passeios turísticos e aluguel de barco; 10. Bandeira Azul.
Após um ano de lançamento, o mapa já possui mais de 18 mil acessos e é frequentemente atualizado com a inserção de novos pontos e atualização dos dados encontrados pela equipe de pesquisa e principalmente pela própria comunidade que vem cada vez mais reconhecendo a importância do mapa para a divulgação de seus negócios. Atualmente foi produzido material gráfico para distribuição física em pontos estratégicos, como pousadas, hotéis, guarderias e quiosques – bases de clubes de canoa.
O link de acesso do mapa é:
https://www.google.com/maps/d/u/4/viewer?mid=121h89LzA55Xh4FmvqbWFFESweClkUYjy&ll=-22.891338836270926%2C-43.093133252852866&z=12
Além disso, o projeto realizou a entrega dos relatórios 1. de levantamento documental e do mapeamento da cidade e 2. relatório dos nichos de turismo náutico prioritários, definido a partir da metodologia AHP (análise hierárquica de processos). Este documento tem implicações práticas para a gestão pública e para os investimentos do setor privado. Por fim, o plano de ações possui um conjunto de recomendações para o desenvolvimento do turismo náutico local.
Foram gerados os relatórios de pesquisa de demanda específica com turistas e visitantes que estiveram na cidade por motivações relacionadas aos principais nichos identificados no relatório citado acima, que revelam particularidades destes turistas como o gasto médio, percepções da cidade como um destino de turismo náutico e que podem ser reproduzidos pela NELTUR nas próximas pesquisas de demanda.
Também foi realizada a capacitação em turismo náutico que contou com 130 inscrições. O curso foi direcionado para quem atua no setor náutico na cidade de Niterói e deseja alavancar o seu negócio, adquirir conhecimentos e ferramentas úteis para sua atuação e abordou o turismo náutico sustentável, o turismo náutico de esportes e lazer, marketing e desenvolvimento de produtos. Os alunos da disciplina de Marketing de empreendimentos turísticos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF trabalharam no último semestre com os empreendimentos presentes no “Mapa das atividades e esportes náuticos de Niterói”. A partir disso, foram contratados para desenvolverem um plano de marketing para os empreendimentos escolhidos.
Próximos passos
- Evento em que terá a divulgação dos resultados finais e será apresentado a proposição de um plano estratégico com a participação dos stakeholders
- Estruturação final do plano, que contará com diversas recomendações para o desenvolvimento do turismo náutico no município de Niterói que servirão como base para tomadas de decisão em curto e médio prazo
- Relatório final e prestação de contas;
- Divulgação para a comunidade
- Preparação de artigos
- Sugestão para que haja fomento e apoio aos negócios relacionados ao turismo náutico, como a prestação de consultorias que auxiliem os empreendedores locais na criação de roteiros e desenho de experiências que possam ser oferecidos na cidade
FICHA TÉCNICA
Secretaria Responsável: Niterói Empresa de Lazer e Turismo – NELTUR
Duração: 24 Meses
Valor do projeto: R$ 303.328,96
Departamento UFF: Turismo
Coordenador: Verônica Feder Mayer
Público – alvo: Atores do setor náutico na cidade de Niterói, atletas de esportes náuticos, pescadores, pessoas que já atuam na cadeia produtiva náutica da cidade e integrantes da cadeia de serviços turísticos da cidade.
Onde atua geograficamente: Litoral do município de Niterói: Praias da Baía e Praias da Região Oceânica
Equipe Envolvida: 01 Coordenadora; 1 Vice-coordenador e 8 pesquisadores bolsistas
Parcerias realizadas: Associações esportivas ativas no município, como a ANVA’A, ASN, WINDNIT, Associação De Surf De Ondas Grandes e Tow In De Niterói, FEVERJ, RESEX Marinha de Itaipu.
Este estudo ocorre em momento propício para o munícipio que recentemente recebeu a confirmação da Bandeira Azul na Praia do Sossego, teve novamente seu quadro de medalhas olímpicas na vela ampliado com o ouro conquistado nas olimpíadas de Tóquio, planeja uma obra na orla de Charitas, vem recebendo atenção diante da realização de eventos de esportes náuticos. Adicionalmente, diversas pesquisas internacionais têm evidenciado que o turismo náutico de recreio e esportes é um segmento promissor para a retomada da atividade turística, uma vez que o setor deverá ser impulsionado principalmente pelos mercados domésticos, pela procura de destinos de baixa densidade (em termos de população e turistas), que ofereçam oportunidades de contato com a natureza e de atividades ao ar livre e na água. Nacionalmente não há pesquisas específicas que abordem essa realidade. Por meio deste projeto o munícipio de Niterói tem a chance de se tornar um protagonista Nacional do turismo náutico de esportes.
De imediato, foi possível observar o grande engajamento e interesse da comunidade pelo projeto. Até o momento a receptividade vem sendo positiva e colaborativa. Isso demonstra o quanto o projeto atende a uma demanda de quem vive na cidade. Acreditamos que o resultado das análises cuidadosamente desenvolvidas durante esse ano direciona de maneira segura os estudos previstos para o próximo ano e contribuirão substancialmente nas tomadas de decisão dos investimentos públicos e/ou privados para o desenvolvimento do turismo náutico de forma sustentável e competitiva.
Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:
ODS: 3 – Saúde e Bem-Estar, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 14 – Vida na Água
Objetivo PPA 2022-2025: Valorizar as belezas naturais, o patrimônio histórico, os artistas e os desportistas da cidade e estreitar o relacionamento com os municípios que compõem a região turística na qual o Município de Niterói está inserido, ampliando a possibilidade de promoção do turismo e a otimização de recursos financeiros, disponibilizando roteiros e atrativos turísticos seguros e acessíveis.
NQQ: Projeto relacionado a Área de Resultado Próspera e Dinâmica, tendo em vista que um de seus objetivos é estruturar um calendário de eventos apoiando iniciativas que divulguem o município e atraiam turistas, tanto a lazer como a negócios – incentivando esse setor econômico e aumentando a receita municipal. Ao objetivar que Niterói assuma uma posição de liderança no cenário brasileiro e promover a visibilidade internacional das atividades de turismo náutico no município, ele destaca Niterói como referência de destino náutico de turistas e atletas.
Política Pública: O projeto está diretamente associado ao Pacto da Retomada Econômica, no qual existe uma clara a importância do turismo como via de retomada econômica diante dos desafios impostos pela pandemia, por um caminho responsável e sustentável. As ações do projeto auxiliam no desenvolvimento de um novo segmento turístico, em franco crescimento, motivado pela busca de bem-estar físico e mental, além do contato com ambientes e animais marinhos. O projeto projeta uma imagem positiva da cidade em eventos científicos, publicações e redes sociais, além de divulgar os eventos locais e contribuir para a atração de turistas, empreendedores e investidores. Valorizando a história e cultura local, revelam as diversas atividades náuticas em andamento na cidade e indicam novas possibilidades de ganhos para a comunidade local. Participaram ativamente da Agenda da Década dos Oceanos com palestra no Fórum da Década dos Oceanos (no eixo da Economia do Mar) e Colaboraram com o evento “Niterói na Década do Oceano”, auxiliando na divulgação, oferecendo palestras e workshop para empreendedores locais.