Próspera e Dinâmica

Vento Solar – Uma Proposta de Capacitação para o Mercado

Sobre o projeto

O objetivo principal desse projeto é formar 120 jovens  por ano, residentes de áreas vulneráveis de Niterói, para atuarem no mercado de energia solar fotovoltaico, demonstrando as possibilidades, aplicabilidade e uso das tecnologias de uso desse tipo de energia para parte dos jovens do município. Objetiva-se também desenvolver um programa de capacitação que possa ser replicado em outros centros de referência no Brasil, bem como acompanhar as atividades dos alunos junto às empresas, após a finalização do curso.

Parte dos esforços da presente proposta são direcionados para equipar as instalações do Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael) para o ensino, tanto em termos de laboratório, quanto de campo experimental, quanto planta de demonstração de tecnologias voltadas ao aproveitamento da energia solar no Brasil (eletricidade e calor).

Com o contínuo desenvolvimento do curso, espera-se poder continuar oferecendo ao mercado um profissional que entenda as peculiaridades do Sol como fonte energética, com a adequação do Espaço do Projeto Grael para demonstração da aplicabilidade e uso das tecnologias de uso da energia solar para uma população que, de outra forma, não teria acesso a esse tipo de formação.

O que foi feito até aqui

Foram realizados cursos de formação de profissionais voltada pra o mercado fotovoltaico (objetivo imediato do projeto), de forma remota e presencial, que estão ocorrendo no Parque das Águas.
Ao todo, 49 jovens já foram beneficiados com o projeto.

O projeto também marcou presença na Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Rumo Náutico, com uma oficina sobre energia Solar direcionada aos alunos das diferentes atividades do Projeto, que – em rotação – frequentaram a oficina para entender mais como se explora este recurso (Ref: https://www.instagram.com/p/CVSsmmBLU2O/?utm_source=ig_web_copy_link).

Além disso, desenvolveu entregas tecnológicas, podendo destacar:

  • Nova metodologia para ensino remoto do conteúdo do curso na modalidade a distância utilizando mídias sociais, apresentado durante a Mostra de Produtos de Extensão realizada pela UFF pode ser vista no link: https://youtu.be/IdBvPCDckw0
  • Cards / imagens para utilização no curso remoto
  • Uso de Webnários e Podcasts para ferramentas de ensino, apresentado durante a Mostra de Produtos de Extensão realizada pela UFF, que pode ser vista no link: https://youtu.be/nxOBO-JasIg

Faz-se importante salientar que também há contribuição da equipe com outros departamentos e projetos da Prefeitura de Niterói, mormente a equipe do SIGe de Niterói, focada no Projeto de Mapeamento do Potencial Fotovoltaico do Município de Niterói.

Próximos passos

  • Desenvolver um programa de capacitação que possa ser replicado em outras localidades
  • Implementar um sistema solar térmico (geração de água quente)
  • Implementar um sistema on-grid de forma didática – Em planejamento
  • Implementar um sistema fotovoltaico off-grid (c/baterias) p/fins didáticos

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade – SMARHS

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 271.439,13

Departamento UFF: Escola de Engenharia – Departamento de Eng. Agrícola e Ambiental

Coordenador: Marcos Alexandre Teixeira

Público – alvo: Alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Niterói

Onde atua geograficamente: Município de Niterói

Equipe Envolvida: 01 Coordenador, 01 Subcoordenador, 01 colaborador na Coordenação e 07 tutores.

Parcerias realizadas: Instituto Rumo Náutico – Projeto Grael e Energia Renováveis e Sustentabilidade – ErSol

Parte dos esforços da presente proposta são direcionados para equipar as instalações do Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael) para o ensino, tanto em termos de laboratório, quanto de campo experimental, quanto planta de demonstração de tecnologias voltadas ao aproveitamento da energia solar no Brasil (eletricidade e calor). Com o contínuo desenvolvimento do curso espera-se poder continuar oferecendo ao mercado um profissional que entenda as peculiaridades do Sol como fonte energética, com a adequação do Espaço do Projeto Grael para demonstração da aplicabilidade e uso das tecnologias de uso da energia solar para uma população que, de outra forma, não teria acesso a esse tipo de formação. De forma específica, trabalharia enquanto ação de Extensão Universitária, fundamentalmente uma prática que visa interligar as atividades de ensino e pesquisa da universidade com a formação do profissional cidadão da sociedade externa. Entende-se essa interação com a sociedade como uma forma da universidade conseguir saciar as demandas sociais, históricas, culturais, referenciando a formação técnica. Esta formação necessita não somente de um arcabouço teórico (promovido pela universidade), mas de uma infraestrutura adequada (oferecido pelo Instituto Rumo Náutico) e orientado ao mercado pela indústria (pela presença da ERSol).

Coordenador Marcos Alexandre Teixeira

Como toda tecnologia em ascensão, a geração fotovoltaica carece de profissionais habilitados a responder às demandas técnicas e operacionais específicas aos equipamentos e condições operacionais inerentes à esta tecnologia (trabalho em altura e conexão à rede). O domínio destas habilidades pode ser feito em regime de trabalho (learning by doing), ou melhor, de uma forma sistemática em paralelo com a formação secundária, preparando-o a entrar no mercado numa condição de vantagem frente aos congêneres. Do outro lado, o mercado pode acessar uma mão de obra que já apresenta uma curva de aprendizado em outro nível, possibilitando evitar custos e aumentar a produtividade. É neste âmbito que se insere o projeto “Vento Solar: Uma Proposta de Capacitação p/o Mercado”, associando Universidade (UFF), Instituto de formação Técnica (Instituto Rumo Náutico) e o setor privado para desenhar, implementar e divulgar um currículo de nível médio voltado a dar uma base sólida que aumente a disponibilidade de técnicos habilitados a atuar no mercado fotovoltaico, numa condição diferenciada. Desta forma não só espera-se ter uma oferta de mão de obra de maior produtividade, mas possam ser criadas condições para o fomento do mercado de energias renováveis regionalmente (Niterói e/ou Sul do estado do Rio de Janeiro).

Gerente Aline Braga Moreno

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 4 – Educação de Qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 7 – Energia Limpa e Acessível, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Objetivo PPA 2022-2025: Fomentar o desenvolvimento econômico de Niterói, de forma sustentável e inovadora, nos diversos setores (comercial, industrial e de serviços), mediante políticas integradas, promovendo e valorizando o empreendedorismo, a sustentabilidade de negócios e a atração de investimentos na cidade, bem como o incentivo à qualificação profissional e a geração de emprego e a renda, principalmente aos mais vulneráveis.

NQQ: No âmbito da área Niterói Próspera e Dinâmica, o presente projeto se propõe a promover o crescimento econômico de Niterói a partir do setor de serviços (mão de obra melhor capacitada para atuar no mercado fotovoltaico). Em especial este setor – fotovoltaico – que se caracteriza por empresas de pequeno e médio porte, nas quais se tem uma forte flutuação na demanda e necessita contar com uma grande força de trabalho disponível e capacitada para responder aos arroubos de crescimento. Entende-se que a construção deste pool de trabalhadores qualificados é um fator importantíssimo no sentido de favorecer a criação de um Hub de crescimento. Neste sentido, o Projeto Vento Solar vem suprir esta lacuna, promovendo o nivelamento dos alunos nos conceitos fundamentais do negócio fotovoltaico, de forma que as empresas possam contar com um potencial colaborador qualificado através de ações conjuntas entre os parceiros da academia, projetos sociais reconhecidos e já em andamento na cidade e parceria com empresas interessadas.

Política Pública: O projeto objetiva promover a inserção da parcela mais excluída de Niterói nos Ciclos Geradores de Renda. Ele se preocupa em focar na população mais duramente atingida pela falta de oportunidades de inserção no mercado de trabalho: Jovens / Sem nível superior (foco no estudante de ensino médio) / Parcela NemNem (Jovens afastados dos estudos e não inseridos no mercado de trabalho formal) / Mulheres / Pretos e pardos. Entende-se que esta parcela da população necessita de uma abordagem diferenciada, de uma formação que se mostre atraente, em um ambiente que favoreça a valorização do seu conhecimento e potencialidades. Desta forma, ele se desenvolveu a partir da aplicação de políticas de gênero, em que 50% das vagas são para mulheres que, segundo observações, desistem menos do curso. Também possui reserva de 50% das vagas para pretos e pardos, refletindo a necessidade em abrir espaço para a valorização do conhecimento do jovem, em especial das camadas menos valorizadas, de forma a garantir adesão ao processo de ensino e aprendizagem.

Abaixo, uma discussão pontual do enquadramento nos pontos levantados junto aos documentos norteadores de prioridades para Niterói, como segue:

  • Aumentar a oferta de qualificação profissional técnica
  • Intensificar a formação de capital humano nas áreas técnicas ligadas à vocação econômica de Niterói

Em termos de projetos estruturadores, alinha-se na meta de Promoção de Investimentos, para o qual o Projeto Vento Solar contribui tanto de forma pontual quanto abrangente. Pontual, no sentido de equipar um polo de formação de mão de obra – com especial vocação para o público juvenil – capacitando-o para atuar no mercado das energias renováveis, e de forma a abrangente, por apresentar um modelo que pode ter um efeito multiplicador para a região de Niterói e com potencial de interiorização no estado.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.