Saudável

Coordenação E Continuidade Dos Cuidados Entre Atenção Primária À Saúde E Atenção Especializada No Município De Niterói

Sobre o projeto

O tema central desta pesquisa é analisar o atributo da coordenação e continuidade assistencial nas redes de atenção à saúde no município de Niterói. Para tal, ele busca caracterizar a coordenação e continuidade dos cuidados entre Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE), com vistas a qualificar e fortalecer as Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Para tal, ele pretende caracterizar práticas, conhecimentos e utilização de mecanismos de coordenação do cuidado entre APS e AE na experiência de médicos, reconstruir as trajetórias assistenciais de usuários na busca por cuidados na Rede de Atenção à Saúde a partir de três eventos traçadores: HIV/Aids, hipertensão arterial sistêmica e câncer bucal; identificar e propor estratégias organizacionais/profissionais com resultados positivos para a coordenação e continuidade dos cuidados na Rede de Atenção à Saúde.

A coordenação do cuidado busca a articulação entre usuários e os diversos serviços/profissionais/ações, de forma que, independentemente do local onde a atenção à saúde seja prestada, esteja sincronizada e voltada ao alcance de um objetivo comum. A coordenação requer ações simultâneas em diferentes níveis do sistema de saúde, e sua consecução apresenta, como um dos resultados, a percepção de continuidade assistencial pelos usuários, ou seja, uma trajetória que embora envolva vários serviços da rede se apresente de forma coerente e sem rupturas.

O que foi feito até aqui

Foram realizadas 51 entrevistas com médicos do programa Médico de Família, 74 entrevistas com médicos especialistas que atuam nas Policlínicas Regionais, 44 entrevistas com pessoas vivendo com HIV/Aids do município de Niterói vinculadas às Policlínicas Regionais, 19 entrevistas com usuários/familiares acometidos por câncer bucal e 38 entrevistas com usuários com hipertensão arterial sistêmica.

A partir disto, foram desenvolvidas 01 dissertação de mestrado – ProfSaúde/UFF, 2 apresentações de resultados parciais para a gestão municipal (equipe de acompanhamento do PDPA/saúde) e 2 apresentações de resultados parciais no Congresso da ABRASCO (Salvador/BA).

A partir da proposta de amplo estudo para analisar os nós críticos das redes de atenção à saúde para provisão de cuidados integrais durante a pandemia, incluíram mais um evento traçador – Covid-19. Desta forma, adicionalmente, foram realizadas 26 entrevistas com usuários que passaram por internação por Covid-19, já analisadas e com resultados apresentados à equipe gestora e de profissionais do Hospital de referência Covid-19 do município. Pelo fato de o projeto estar sendo desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Saúde da Família – ISC/UFF – há envolvimento de um mestrando que desenvolve a dissertação, incluindo mais um evento traçador – Diabetes Melittus.

Próximos Passos

  • Reunião com toda equipe de pesquisa e representante da gestão municipal para acompanhamento do projeto
  • Finalização das entrevistas com usuários entrevista com usuários com hipertensão arterial sistêmica
  • Finalização da aplicação de questionário junto a médicos da Policlínica da Engenhoca
  • Transcrição das entrevistas com usuários
  • Criação do banco de dados da pesquisa
  • Análise das entrevistas para produção das trajetórias assistenciais dos usuários
  • Análise das entrevistas com médicos
  • Realização de 02 Oficinas com a gestão municipal da saúde para discussão dos resultados e elaboração de estratégias para aperfeiçoamento da coordenação do cuidado em toda a rede de atenção à saúde
  • Realização de 01 oficina com profissionais da rede para apresentação dos resultados e sensibilização para a utilização de mecanismos de coordenação do cuidado
  • Realização de Seminário com participação de pesquisadores da UFF, gestão, profissionais e convidados externos com expertise no tema da coordenação do cuidado em outras realidades do país para discussão de alternativas e troca de experiências sobre o tema
  • Produção de 01 livro com síntese e análise do conjunto dos resultados para ampla divulgação
  • Produção de 2 dissertações e 3 trabalhos de iniciação científica sobre o tema
  • Produção de artigos científicos e apresentação de trabalhos em eventos científicos.
  • Capacitação para os profissionais de saúde para aperfeiçoamento dos processos de trabalho
  • Divulgação dos achados e resultados para os gestores, gerentes, profissionais de saúde e demais interessados.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Saúde – SMS

Duração: 24 meses

Valor do projeto: R$ 180.181,65

Departamento UFF: Instituto de Saúde Coletiva

Coordenador: Patty Fidelis de Almeida

Público – alvo: Os profissionais de saúde das equipes de Atenção primária e de atenção ambulatorial especializada e indiretamente aos usuários da Rede de Atenção à Saúde de Niterói

Onde atua geograficamente: todo o município de Niterói.

Equipe Envolvida: Equipe composta por 15 participantes, sendo 5 docentes ISC/UFF; 3 mestrandos e 7 alunos de Iniciação Científica.

  Os principais aspectos inovadores referem-se à possibilidade de compreender, de forma ampla […], quais são os obstáculos e também as experiências exitosas de cuidados ofertados pela rede SUS de Niterói. São, até o momento, 146 relatos de usuários e 125 entrevistas com médicos que permitirão […] identificar os nós críticos a serem enfrentados por meio de políticas públicas. Os resultados vêm expressando a insuficiência de condições tecnológicas, organizacionais e laborais no setor saúde que precisam ser objeto de intervenções de médio e longo prazo. Para tal, é imprescindível a produção de evidências na interface academia/município para busca de soluções e desenvolvimento de políticas e ações para avançar no alcance da atenção integral à saúde no SUS. Além disso, o financiamento público de pesquisas para o SUS, assim como o acompanhamento regular do projeto por atores estratégicos da gestão é um caminho virtuoso para incorporação dos resultados de pesquisa à gestão pública. Por fim, e não menos importante, é a possibilidade de envolvimento de discentes de graduação e pós-graduação que, além de se inserirem no campo da pesquisa, experimentam vivências no SUS, que pode influenciar na futura prática profissional.

Coordenadora Patty Fidelis de Almeida

Este projeto traz no seu escopo uma análise onde irá caracterizar as práticas, conhecimentos e utilização de mecanismos de coordenação do cuidado entre APS e AE na experiência de médicos; reconstruir as trajetórias assistenciais de usuários na busca por cuidados na Rede de Atenção à Saúde […]. Esta parceria, através deste projeto tem como ganho por um lado esses processos e mecanismos de gestão da RAS e do Cuidado do usuário e por outro, através da Universidade, o aprimoramento de tecnologias de gestão tanto para a RAS como para o cuidado do usuário na perspectiva do aprimoramento das pesquisas e estudos, como no desenvolvimento do SUS através da integração do ensino e da assistência onde a Universidade tem papel fundamental para que tenhamos profissionais formados com currículos mais voltados a realidade da RAS dos municípios.

Gerente Maria Angélica Duarte

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 3 – saúde e bem-estar.

Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Programa Atenção à Saúde, que objetiva promover a saúde e bem-estar da população, o acesso equitativo e universal aos serviços ambulatoriais, emergenciais e hospitalares no SUS e o desenvolvimento do conhecimento científico, bem como fortalecer a atuação em relação à vigilância sanitária, monitorando variações no processo saúde-doença, identificando precocemente as alterações e intervindo oportunamente a fim de evitar o adoecimento coletivo.

NQQ: Área de resultado Saudável, tendo em vista que projeto está intrinsicamente reflete na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Faz parte das diretrizes do SUS a provisão de atenção integral em saúde que, para ocorrer, necessita da conformação de Redes de Atenção em Saúde, integradas e coordenadas pela Atenção Primária à Saúde. Por meio de avaliações junto a usuários e profissionais busca-se identificar os nós críticos para garantia de cuidados integrais e integrados e, desta forma, subsidiar as políticas e processos decisórios locais. 

Política Pública: O projeto dialoga com a Rede de Atenção à Saúde de Niterói que, a partir dos resultados encontrados, poderá adotar mudanças na gestão e na governança, ou ainda nos sistemas de apoio técnico e de logística adotado até o momento pela Secretaria Municipal de Saúde, de modo que qualifique ainda mais a atenção ofertada à população. A continuidade do trabalho desenvolvido, a partir da disseminação da informação e do conhecimento gerado pelo projeto aos profissionais das equipes e aos gerentes dos serviços e estabelecimentos de saúde, criarão um fórum da Rede de Atenção à Saúde sistemático para monitorar e avaliar as ações de continuidade do cuidado e como está se efetivando a coordenação do cuidado junto a população.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.