Desenvolvimento De Nanosensores Para Teste Diagnóstico Dos Agentes Causadores Das Febres Hemorrágicas Virais

Neste projeto, o grupo de pesquisa propõe o desenvolvimento de novas tecnologias para a construção de plataformas diagnósticas (fluorimétrica e eletroquímica) visando a produção de testes rápidos para as febres hemorrágicas virais. Pretende-se, tão logo quanto possível, expandir o escopo do projeto para o desenvolvimento de plataforma de diagnóstico rápido para o Covid-19. Para tal, ele propõe a construção de um dispositivo analítico a partir da síntese de pontos quânticos utilizados como sondas luminescentes e imunossensores Um tipo de biossensor baseado na reação imunológica, sendo que o antígeno ou anticorpo é imobilizado na superfície do transdutor. Assim, diversos tipos de imunossenssores podedm ser construídos, de acordo com o tipo de transdutor empregado., modificados em sua superfície com peptídeos antigênicos ultra-específicos (epítopos) como elementos receptores para captura de anticorpos. O desenvolvimento de sensores luminescentes e imunossensores para o diagnóstico de agentes causadores de doenças trará forte impacto pelo fato desta tecnologia permitir que o diagnóstico rápido seja realizado em áreas remotas, in loco, com o uso de fluorímetros e potenciostatos portáteis, disponíveis comercialmente, através da coleta de sangue da polpa digital e, repercutindo em maior vigilância e controle epidemiológico.

Ao longo de sua execução, a equipe realizou o desenvolvimento de método de síntese de QDs modificados com epítopos para uso como sensor, bem como foi obtido sensor luminescente para ser utilizado em testes rápidos de diagnósticos – point-of-care (POCT).

Além disso, foram obtidos imunossensores eletroquímicos com arquitetura baseada nos sensores luminescentes e imobilizados sobre a superfície de eletrodos. Atualmente, o projeto está na fase de teste dos nanossenores (para Covid-19) os quais já foram sintetizados, para detecção espectrofluorimétrica.

Ao iniciar o projeto, buscava-se o desenvolvimento da plataforma de um modo geral, que poderá ser utilizada para a produção de nanossensores diagnósticos de diferentes doenças, dependendo do epítopo utilizado. Apesar do objetivo inicial de trabalhar com epítopos relacionados a algumas viroses, como febre amarela e dengue, devido à enorme importância do controle da pandemia de Covid-19, foi iniciado o epítopo dessa virose, a qual não estava prevista inicialmente previsto no projeto.

• Testagem dos nanossensores para avaliação de um sistema de detecção eletroquímico.

Departamento UFF: Instituto de Química

Coordenador: Ricardo Jorgensen Cassella

Público – alvo: sociedade como um todo

Equipe Envolvida: 6 pesquisadores estão envolvidos com o projeto, todos eles tendo a Química (Analítica e/ou de Materiais) como área principal de atuação.

Parcerias realizadas: Fiocruz.

O nosso projeto tem por objetivo desenvolver uma nova plataforma, inovadora, para montagem de testes diagnósticos para diferentes viroses, empregando pontos quânticos como sinalizadores. Se formos bem sucedidos, os dispositivos desenvolvidos poderão ser aplicados em larga escala no diagnóstico de algumas viroses que circulam na cidade de Niterói (e em outras localidades). A parceria entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, com o apoio gerencial da FEC, tem sido fundamental para criar as condições de trabalho adequadas para o desenvolvimento do projeto, que tem base tecnológica e necessita de suporte institucional para avançar.

Coordenador Ricardo Jorgensen Cassella

ODS: 3 – saúde e bem-estar.

Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Programa Atenção à Saúde, que objetiva promover a saúde e bem-estar da população, o acesso equitativo e universal aos serviços ambulatoriais, emergenciais e hospitalares no SUS e o desenvolvimento do conhecimento científico, bem como fortalecer a atuação em relação à vigilância sanitária, monitorando variações no processo saúde-doença, identificando precocemente as alterações e intervindo oportunamente a fim de evitar o adoecimento coletivo.

NQQ: O projeto está inserido na área de resultado “Saudável”, na Linha Geral “Gestão Hospitalar e a rede da Saúde”, uma vez que, ao propor uma nova tecnologia para testes rápidos de febres hemorrágicas virais, o projeto qualifica a Rede de Atenção Básica, permitindo o diagnóstico rápido em áreas remotas e o direcionamento dos pacientes de forma eficiente aos cuidados intermediários em casos de quadro semi-agudos e demais que necessitem de suporte.