Saudável

Implantação emergencial do desenvolvimento e infraestrutura ao apoio diagnóstico laboratorial do CORONAVÍRUS-19 pelo LAMAP (Laboratório Multiusuário de Apoio à Pesquisa em Nefrologia e Ciências Médicas) e correlações clínico-laboratoriais, diagnósticos diferenciais, evolução e desfechos em pacientes internados

Sobre o projeto

Este projeto tem como escopo realizar o diagnóstico molecular da infecção por SARS-CoV-2 em pacientes hospitalizados com suspeita da COVID-19 no Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP.

Tem como objetivo desenvolver e equipar o Laboratório Multiusuário de Apoio a Pesquisa em Nefrologia e Ciências Médicas (LAMAP), de modo emergencial, para realizar suporte ao diagnóstico laboratorial da COVID-19 por RT-PCR, visando esclarecer os casos de pacientes hospitalizados no HUAP e compreender fatores e eventos associados com sua evolução clínica e desfechos. Ele também tem como atribuições realizar o diagnóstico laboratorial da COVID-19 por meio de ensaio molecular em casos suspeitos internados no HUAP, assim como auxiliar no diagnóstico diferencial concomitante para outros patógenos que atingem o sistema respiratório (ex.: H1N1), sejam vírus ou não, em casos suspeitos do HUAP.

Também tem como meta organizar e estruturar um banco de amostras biológicas de modo a formar um banco de biorrepositório dos casos de internações de pacientes suspeitos de COVID-19 no HUAP.

Ao ser compartilhado com o corpo médio, o banco de dados poderá nortear, de modo independente a partir deles na assistência, suas decisões a favor do paciente e seus familiares

O que foi feito até aqui

O Laboratório Multiusuário de Apoio a Pesquisa em Nefrologia e Ciências Médicas (LAMAP) realizou 16.745 testes a partir do início da pandemia, de forma rápida e precisa (com resultado em até 8 horas), permitindo a orientação de medidas de isolamento e segurança para muitos contactantes dentro de um ambiente hospitalar.

Na comunidade, um diagnóstico preciso e rápido pôde auxiliar na inibição da transmissão e controle da pandemia. Para assegurar o funcionamento com segurança e qualidade, bolsistas e voluntários acadêmicos com experiência em biologia molecular, além de funcionários e professores, fizeram uma força tarefa no acolhimento, atendimento e agendamento via WhatsApp por hora marcada e organizada em contatos telefônicos.

Desde o início da colaboração com a Prefeitura de Niterói em 23/11/2021, já foram realizados 1826 testes moleculares para diagnóstico da COVID-19, destes aproximadamente 90% eram moradores de Niterói e 10% de municípios adjacentes como Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. A população era basicamente composta por profissionais de saúde (65%). As internações somaram 30%, podendo este número ter sido bem maior em caso de diagnóstico tardio. As principais doenças de base declaradas neste grupo foram diabetes (3,1%), doenças cardiovasculares e cardíacas (4.0%), hipertensão (15%) e imunossupressão (2.5%).

Próximos Passos

  • Continuidade às ações realizadas.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Saúde – SMS

Duração: 24 meses

Valor do projeto: R$ 387.460,84

Departamento UFF:
Coordenador: Andrea Alice Silva

Público – alvo: População de Niterói que acesse o HUAP ou que tenha chegado ao posto de coleta em 2020-2021

Onde atua geograficamente: Hospital Universitário Antônio Pedro, localizado no Centro de Niterói.

Equipe Envolvida: 2 professores, 02 pesquisadores pós-doutorandos e 01 técnico administrativo.

Parcerias realizadas: FINEP/MCTIC (Laboratório de Campanha) e MEC (Proppi-UFF).

Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, o mais alto nível de alerta, buscando a colaboração de todos para a interrupção da propagação de vírus SARS-CoV-2. O município de Niterói esteve envolvido em todo momento com propostas integradas para enfrentamento da pandemia. A implementação emergencial de um laboratório molecular de apoio diagnóstico ao CORONAVÍRUS-19 dentro do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/LAMAP) para atender aos profissionais de saúde e a população de Niterói e adjacências (Região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro), demonstra a união entre os setores de pesquisa e desenvolvimento da UFF, órgãos gestores de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha.

Coordenadora Andrea Alice Silva

Diante da magnitude da pandemia de COVID-19, o projeto se apresenta como inovador ao se propor a ampliar o acesso ao rápido diagnóstico para Niterói e outros municípios da região metropolitana II, por meio de testagem por automação. Além desse ganho, a pesquisa proporcionou suporte aos hospitais municipais no pré-operatório de pacientes com cirurgia de emergência ou eletiva; suporte aos alunos da Faculdade de Medicina, que cursam a disciplina de internato dentro do HUAP, contribuindo para o auxílio na pandemia de COVID-19; esclarecimento de casos suspeitos de COVID-19 e favorecimento ao melhor suporte clínico; identificação de casos assintomáticos em profissionais de saúde e casos assintomáticos de contatos prévios de casos positivos, reduzindo a disseminação viral na comunidade acadêmica e municipal. Cabe ressaltar que o escopo do projeto apresenta possibilidades de ganhos a médio e longo prazo para a cidade de Niterói. Para a Universidade, a parceria contribuiu tanto para a formação de profissionais bem qualificados (graduados, mestres e doutores) como para a aquisição de materiais e equipamentos que, certamente, contribuirão com essa e demais pesquisas futuras.

Gerente Maria Angélica Duarte Silva

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 3 – saúde e bem-estar.

Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: “Fortalecer ações de combate aos efeitos negativos gerados pela pandemia da COVID-19 na área de saúde do Município.”

NQQ: O projeto se enquadra na área de resultado “Saudável”, na Linha Geral de “Gestão Hospitalar e a rede da Saúde”, tendo em vista que o projeto atuou diretamente na testagem do COVID-19 em Niterói, permitindo o diagnóstico da doença, esclarecendo os possíveis casos e possibilitando que a rede de saúde pudesse orientar para os melhores suportes clínicos.

Política Pública: No quesito políticas públicas voltadas para o combate do COVID-19, Niterói teve um lugar de destaque. Seja na frente de Saúde, de Isolamento Social e de Mitigação dos efeitos sociais e econômicos, o município reuniu diversas medidas para reduzir os impactos negativos do COVID-19 na cidade. Programa Renda Básica, Fundo Emergencial de Crédito, Empresa Cidadã, Auxílio aos Microempresários Individuais, Programa Busca Ativa, Boletins Epidemiológicos, Painel COVID-19 são algumas de muitas ações tomadas pela PMN na luta contra o vírus. Dessa forma, o projeto, ao implementar o centro de testagem automatizado para o diagnóstico do COVID-19 e sua consequente ampliação de testagem, auxiliou para a redução da propagação da doença em Niterói, de forma que fortalece ações de combate ao COVID-19.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Acute Kidney Injury Associated to COVID-19 Leads to a Strong Unbalance of Circulant Immune Mediators
Acute Kidney Injury Associated to COVID-19 Leads to a Strong Unbalance of Circulant Immune Mediators
Análise de Frequência de Coinfecção pelo Herpesvírus em Pacientes com COVID-19 Internados no Hospital Universitário Antônio Pedro, Niterói – RJ
Análise de Frequência de Coinfecção pelo Herpesvírus em Pacientes com COVID-19 Internados no Hospital Universitário Antônio Pedro, Niterói – RJ
Exploring Urinary Extracellular Vesicles and Immune Mediators as Biomarkers of Kidney Injury in COVID-19 Hospitalized Patients
Exploring Urinary Extracellular Vesicles and Immune Mediators as Biomarkers of Kidney Injury in COVID-19 Hospitalized Patients
Muscle biopsy with different levels of histological sections: an old procedure as a “still modern” approach
Muscle biopsy with different levels of histological sections: an old procedure as a “still modern” approach