Saudável

Niterói livre de tuberculose: uma parceria promissora entre academia e comunidade

Sobre o projeto

O objetivo deste projeto é contribuir com o Programa de Controle da Tuberculose (PCT) do Munícipio de Niterói, através da cooperação entre a Academia e a Comunidade. Para isso, destaca-se a importância de se detectar e tratar os pacientes com Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), razão pela qual torna-se de suma importância a promoção de ações de educação continuada, de acordo com as normas do PCT do Ministério da Saúde (MS).

Junto à comunidade e aos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, o Projeto busca analisar os índices de Tuberculose (TB) no município, a fim de sugerir estratégias para melhores resultados, propor ações de integração entre o Município e a Universidade Federal Fluminense para a assistência de pacientes suspeitos com necessidade de recursos de maior complexidade.

Busca, ainda, avaliar os determinantes sociais relacionados à TB no município de Niterói e, como ação inovadora, propor um projeto piloto utilizando a inteligência artificial para análise complementar de radiografias de tórax de pacientes suspeitos de TB.

O que foi feito até aqui

Foi realizada uma capacitação profissional em Tuberculose no CAIT Mazzini Bueno, na Universidade Federal Fluminense, de forma presencial, visando o treinamento da equipe de saúde da PMN na prevenção, controle, diagnóstico e tratamento da doença.

Antes de iniciar a capacitação, os participantes responderam a um questionário pré-teste para avaliar o conhecimento prévio em tuberculose. Depois, foi realizado um treinamento com oito horas de duração por meio de aulas interativas que englobaram tanto a doença em crianças pediátrica quanto em adultos. Um questionário pós-teste foi aplicado ao final do treinamento para avaliar os conhecimentos adquiridos durante o processo. Após esse procedimento, os dados pré e pós-testes são compilados em planilhas no EXCEL para posterior análise pelos pesquisadores, identificando se o aproveitamento aumentou, diminuiu ou permaneceu igual.

O projeto teve início em 23/08/2022 e foram realizadas três capacitações até o momento, com treinamento de 45 profissionais atuantes nas diversas áreas da rede de saúde, abrangendo uma equipe multidisciplinar que é responsável pelo atendimento dos pacientes com TB em Niterói. Quando comparados os resultados pré e pós-testes, o aproveitamento dos profissionais treinados aumentou em 84,6%, enquanto diminuiu em 7,7% e se manteve igual em 7,7%. Observou-se que as capacitações contribuíram para o aperfeiçoamento dos profissionais da rede de saúde de Niterói no manejo clínico de TB, contribuindo para o melhor controle da doença em Niterói.

Com o intuito de ampliar a divulgação e compartilhar a experiência da pesquisa em questão, houve a submissão de um resumo de trabalho para o CAMUFF (Congresso Acadêmico de Medicina da UFF), trabalho este intitulado “Capacitação profissional em Tuberculose na rede de saúde de Niterói: uma parceria promissora entre academia e comunidade”, para a divulgação dos resultados preliminares do projeto.

Próximos Passos

  • Compra do aparelho digital de radiografia de tórax, para dar início a fase do projeto piloto de inteligência artificial para otimizar o diagnóstico de tuberculose pelos profissionais de saúde.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Saúde – SMS

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 378.450,12

Departamento UFF: Faculdade de Medicina

Coordenador: Claudete Aparecida Araújo Cardoso

Público – alvo: Profissionais de saúde envolvidos no manejo de tuberculose na cidade de Niterói, assim como pacientes com a doença.

Onde atua geograficamente: Centro de Atenção e Investigação da Tuberculose (CAIT) Mazzini Bueno – São Domingos, Niterói

Equipe Envolvida: Equipe composta por 20 pessoas, dentre as quais 01 coordenadora; 01 vice coordenadora; 08 médicos especializados em áreas como infectologista pediátrica, pneumologista, infectologista e pneumologista pediátrica; 04 radiologistas; 01 estatístico; 02 doutorandos; 01 aluno de graduação da Medicina; 01 farmacêutica e 01 enfermeira.

O projeto em tela tem sido inovador ao oferecer a capacitação no manejo de tuberculose para todos os profissionais de saúde de Niterói, recém-admitidos na FeSaúde. Trata-se de uma parceria promissora entre a PMN, a UFF e a FEC. Com esse projeto nós esperamos contribuir para o melhor controle da Tuberculose no Município de Niterói.

Coordenadora Claudete Aparecida Araújo Cardoso

É um projeto de grande relevância pois contribui de forma complementar as ações de educação permanente que são executadas pela gerência do Programa Municipal de Controle de Tuberculose, bem como vem fortalecer as ações de diagnóstico precoce e tratamento oportuno dos casos identificados no município.

Gerente Maria Angélica Duarte

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 3 – saúde e bem-estar

Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: “Promover a saúde e bem-estar da população, o acesso equitativo e universal aos serviços ambulatoriais, emergenciais e hospitalares no SUS e o desenvolvimento do conhecimento científico, bem como fortalecer a atuação em relação à vigilância sanitária, monitorando variações no processo saúde-doença, identificando precocemente as alterações e intervindo oportunamente a fim de evitar o adoecimento coletivo”.

NQQ: O projeto encontra-se inserido na área de resultado “Saudável”, na Linha Geral “Gestão do Cuidado e Redes de Atenção à Saúde”, que se trata do diagnóstico acerca do atual estado das redes de atenção à saúde, incluindo o mapeamento de seus principais gargalos e propostas de melhoria e desenvolvimento de metodologias inovadoras de cuidado, que impactem na redução da necessidade de atendimentos de urgência e internações hospitalares. O projeto, ao sugerir estratégias para melhorar os quadros de Tuberculose de Niterói, atua diretamente na melhoria da gestão do cuidado e na prevenção, controle, diagnóstico e tratamento da doença.

Política Pública: Este projeto tem como objetivo “Contribuir com o Programa de Controle da Tuberculose (PCT) do Município de Niterói através da cooperação entre a Academia e a Comunidade”. Ele contribui diretamente com as metas do Plano Nacional pelo fim da Tuberculose 2021-2025, que é reduzir em 90% a incidência da tuberculose e o número de mortes pela doença, neste sentido, a atualização dos profissionais de saúde colabora com a efetivação desta meta a nível municipal.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.