Saudável

Práticas Integrativas E Complementares Em Saúde No Município De Niterói: Promoção Da Saúde E Conscientização Sobre Autocuidado

Sobre o projeto

O objetivo deste projeto é ampliar a oferta de ações e atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) à população do município de Niterói, promovendo a saúde, e integrando cidadãos que se apresentam em uma situação socioeconômica vulnerável.

Primeiramente, será elaborado um levantamento sobre a oferta atual de PICS no SUS da cidade de Niterói. A partir disso, serão promovidas capacitações a profissionais de saúde, para habilitá-los ao atendimento com algumas PICS em suas unidades. Paralelamente a isso, as proponentes do projeto irão oferecer atendimentos e vivências de PICS na Universidade Federal Fluminense e em locais públicos do município, abertos a toda a comunidade. Portanto, este projeto ocorrerá através de diferentes estratégias (capacitação de profissionais de saúde e assistência à comunidade), de forma a promover o cuidado integral em saúde e a conscientização sobre o autocuidado, além de gerar evidências científicas nesta área de conhecimento.

O que foi feito até aqui

Até o momento, foi realizado o mapeamento das unidades de saúde, para verificar se ofertam atendimentos ou vivências com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Foram visitadas 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 40 unidades de saúde da família (MMF), 6 unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e 10 policlínicas. Entre os diferentes tipos de unidades de saúde, as policlínicas se destacaram em relação à oferta de PICS, apesar de ser realizado de forma pontual. A maioria das UBS e unidades de saúde da família não ofertam PICS. E as unidades da RAPS ofertam PICS de forma pontual.

Apesar de ainda faltarem respostas de algumas unidades pontuais ao questionário, é perceptível que o município de Niterói atualmente apresenta poucas iniciativas de atendimentos e vivências em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são realizadas por profissionais já capacitados, os quais percebem a importância de realizar o atendimento para os pacientes, de acordo com a queixa de saúde apresentada. Entretanto, a maioria destes atendimentos não gera registro para o SUS, pois as PICS são incluídas em outras consultas dos profissionais de saúde.

Devido aos resultados obtidos até o momento, a equipe do projeto está considerando capacitar um número maior de profissionais, se for viável, além das 3 unidades inicialmente previstas para o projeto.

Indo além do previsto inicialmente, após a realização do mapeamento nas unidades, a equipe do projeto está reestruturando a fase de capacitação, para que seja possível capacitar profissionais para além das 3 unidades previstas inicialmente. A capacitação está prevista para o primeiro semestre de 2023.

Próximos Passos

  • Realizar oficinas e palestras sobre PICS em unidades públicas de atenção básica e na UFF
  • Capacitar profissionais de saúde para realizar atendimento com Reiki; terapia floral; auriculoterapia; shiatsu; vivências com dança circular; aulas práticas de yoga; práticas de meditação; e atendimentos de aromaterapia.
  • Implementar os atendimentos e vivências em PICS nas unidades selecionadas
  • Realizar oficinas informativas em PICS para os profissionais de saúde de unidades de atenção básica: introdução à homeopatia, introdução à fitoterapia, e introdução à antroposofia
  • Realizar atendimentos individuais por mês de Reiki, terapia floral, auriculoterapia, shiatsu e aromaterapia nas unidades de saúde.
  • Realizar aulas de yoga, vivências de dança circular e práticas de meditação nas unidades de saúde.
  • Submeter, no mínimo, um artigo científico relacionado a cada prática integrativa implementada durante o projeto, em periódicos indexados
  • Espera-se que os dados obtidos possam contribuir para fortalecer e criar políticas públicas capazes de ampliar ainda mais as PICS no SUS
  • Sugestão de um programa de capacitação continuado de profissionais em PICS, contratação específica para profissionais que atuam com PICS, destinar parte dos recursos de saúde para aquisição de insumos necessários para as PICS (como insumos para auriculoterapia, acupuntura, aromaterapia, terapia floral, homeopatia, entre outras)

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Saúde – SMS

Duração: 36 meses

Valor do projeto: R$ 304.231,45

Departamento UFF:

Coordenador: Gleyce Moreno Barbosa

Público – alvo:  usuários do SUS, que serão beneficiados com atendimentos e vivências em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, melhorando a qualidade de vida, e, possivelmente, reduzindo quadros de ansiedade, estresse e dor. Paralelamente, os profissionais de
saúde capacitados, uma vez que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são capazes de proporcionar uma maior conscientização em relação ao autocuidado.

Onde atua geograficamente: todo o município de Niterói, em suas diferentes áreas administrativas, uma vez que o mapeamento foi realizado em praticamente todas as unidades de saúde do município, exceto hospitais e unidades de emergência.

Equipe Envolvida: Para a primeira etapa do projeto, a equipe envolvida foi composta pela coordenadora (Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia); vice coordenadora (Professora Titular da Escola de Enfermagem); e três estudantes de graduação dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina. Para as próximas etapas, selecionará no mínimo um aluno de mestrado e um aluno de doutorado, e novos alunos de iniciação científica (graduação) para compor a equipe.

CONHEÇA MAIS


Instagram

O projeto […] visa ampliar os atendimentos e vivências em PICS no município de Niterói, contribuindo com ações de promoção da saúde, a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos indivíduos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Niterói. Estas práticas apresentam um olhar humanizado e acolhedor em relação ao cuidado em saúde, considerando o indivíduo em sua integralidade. A parceria entre a Prefeitura de Niterói, Universidade Federal Fluminense e Fundação Euclides da Cunha  é uma iniciativa importante, que deve ser replicada em outros municípios, para atender demandas da população local e aproximar a sociedade das ações promovidas pelas universidades. Apesar desta parceria importante e inovadora, ainda há caminhos a serem construídos para um melhor fluxo e realização dos projetos, estreitando ainda mais as possibilidades de vínculos e acordos entre estas instituições, visto que a universidade apresenta como papel de atender a sociedade, extrapolando os muros acadêmicos.

Coordenadora Gleyce Moreno Barbosa

O escopo do projeto proporciona vislumbrar um saldo muito positivo para a cidade em decorrência dessa parceria. Isso porque Niterói está recebendo pelo projeto uma proposta de ampliação do acesso à política de práticas integrativas e complementares por intermédio da qualificação e capacitação da rede municipal de saúde. A Universidade, por sua vez, além de todo nosso prestígio por investir na qualificação de nossos profissionais, está sendo contemplada com a aquisição de materiais que irão somar também na formação de alunos e docentes. Por isso,  a parceria é positiva para todas as partes.

Gerente Maria Angélica Duarte

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 3 – saúde e bem-estar.

Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Programa Atenção à Saúde, que objetiva “Promover a saúde e bem-estar da população, o acesso equitativo e universal aos serviços ambulatoriais, emergenciais e hospitalares no SUS e o desenvolvimento do conhecimento científico, bem como fortalecer a atuação em relação à vigilância sanitária, monitorando variações no processo saúde-doença, identificando precocemente as alterações e intervindo oportunamente a fim de evitar o adoecimento coletivo”

NQQ: O Projeto encontra-se inserido na área de resultado “Saudável”, visto que pretende ampliar a cobertura da atenção básica, através da promoção da saúde com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Apesar de existir uma baixa oferta de PICS no município de Niterói, a maioria dos profissionais de saúde entrevistados demonstrou interesse na inclusão destas práticas em suas unidades, informando, em alguns casos, que existe uma carência de oferta de atividades diferenciadas de cuidado e promoção da saúde que atendam aos indivíduos daquele território.

Política Pública: Dialoga com as ações da SMS haja vista o intuito de, à longo prazo, refletir na redução da demanda de média e alta complexidade, na medida em que ações de cuidado e promoção da saúde, inclusive com PICS, sejam ampliadas na cidade de Niterói. Com isso, almeja-se uma redução de custos para as demandas de média e alta complexidade no SUS, visto que estudos com PICS tendem a apontar que ocorre uma redução da utilização de medicamentos alopáticos, melhora na qualidade de vida e maior conscientização e responsabilidade em relação a própria saúde. Além disso, os dados gerados por este projeto, em conjunto com outros dados da literatura científica, poderão embasar políticas públicas que fortaleçam as PICS no município. A proposta deste projeto também se relaciona com a Linha Geral “Educação Permanente e Gestão na Saúde”, devido à capacitação em PICS que será realizada com os profissionais de saúde, os quais serão responsáveis por realizar os atendimentos e vivências com os pacientes atendidos nos territórios de suas unidades. Além disso, a proposta é estabelecer, em parceria com a PMN, um fluxo estratégico para que os pacientes sejam atendidos com PICS nas unidades, contribuindo na gestão.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.