Tratamento da Doença Periodontal em pacientes com Doença de Alzheimer

Esse projeto tem como objetivo tratar periodontalmente 100 pacientes com Doença de Alzheimer (DA), estágio I e II, visando mitigar a progressão do processo neurodegenerativo da doença, com fins de pesquisa epidemiológica e clínica. Uma clínica de atendimento exclusivo à pacientes com DA prestará tratamento de terapia básica periodontal a fim de reduzir biomarcadores inflamatórios sistêmicos exacerbados, que são fatores de risco para a progressão da DA. Com a finalidade de pesquisa epidemiológica e clínica, os pacientes/participantes com DA serão cadastrados e avaliados clínica e radiograficamente para diagnóstico da doença periodontal.

Nesta premissa, o Projeto conta com objetivo específicos como identificação do perfil periodontal dos pacientes portadores de DA na cidade de Niterói, com avaliação de biomarcadores envolvidos na progressão da DA antes e após tratamento periodontal; além de também avaliar os patógenos periodontais envolvidos na progressão da DA antes e após tal tratamento.

Até o presente momento, a equipe responsável pelo Projeto selecionou os alunos bolsistas, bem como realizou busca da literatura pertinente à temática. Além disso, foram desenvolvidos seminários com os bolsistas e aprovada a compra dos materiais junto à FEC.

Mediante o recebimento de alguns materiais necessários, o Projeto providenciou alocação da clínica de atendimento junto à Faculdade de Odontologia da UFF, com desenvolvimento das fichas, avaliação do nível de cognição do MMSE inicial e avaliações clínicas, bem como coleta de dados iniciais (TO) e tratamento Periodontal com terapia de manutenção após 3 meses, com entrega de Relatório técnico-científico Parcial 1.

A clínica realizou atendimento de 40 participantes até o momento, de modo que, clinicamente, foi verificado a necessidade de atendimento odontológico dos idosos portadores da Doença de Alzheimer e a presença de periodontite em 100% dos idosos atendidos, ratificando a necessidade do tratamento periodontal para essa população. Além dos atendimentos, a equipe realizou seminários e trabalhos científicos com os alunos bolsistas para a Jornada Coelho e Souza, da Faculdade de Odontologia da UFF, com premiação de segundo lugar de um dos trabalhos apresentados na categoria Painel Científico de Graduação.

• Finalizar os atendimentos clínicos;
  • Realizar parte laboratorial e confecção de produtos científico;
  • Elaborar conclusões do trabalho e fornecer diretrizes para contribuir no planejamento de atendimento a esse grupo social na cidade de Niterói.

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Saúde

Departamento UFF: Faculdade de Odontologia.

Coordenador: Eliane dos Santos Porto Barboza

Público – alvo: pacientes com Doença de Alzheimer (DA), estágio I e II.

Onde atua geograficamente: Clínica 6 da Faculdade de Odontologia da UFF (FO-UFF).

Equipe Envolvida: 1 Coordenadora, 1 subcoordenador, 1 Professora Colaboradora, 1 Aluno pós-doutorado, 1 Aluna de doutorado, 5 Alunos de iniciação científica, 2 médicas voluntárias e 1 dentista voluntária.

Parcerias realizadas: Centro de referência de atenção à saúde do idoso da UFF.

Os patógenos periodontais e seus produtos inflamatórios contribuem para a inflamação sistêmica e a patogênese da doença de Alzheimer, pois as endotoxinas das bactérias periodontais […] são capazes de penetrar na barreira hematoencefálica e acelerar o processo de neurodegeneração cerebral que caracteriza a doença do Alzheimer. […]

A criação de uma clínica para tratamento periodontal exclusivo aos pacientes portadores da DA na cidade de Niterói, através das dependências da Faculdade de Odontologia da UFF, contribuirá com os Centros de Atendimento aos Idosos da Cidade. Tais Centros não tem equipe odontológica de atendimento e nem pesquisa epidemiológica e clínica na área de Odontologia sendo desenvolvida. […] A mitigação da progressão da DA na cidade de Niterói, como resultado do tratamento da doença periodontal e manutenção da saúde bucal, será fator de referência nacional, uma vez que estaremos em vanguarda sobre essa conduta de tratamento, bem definida por estudos científicos recentes.

Coordenadora Eliane dos Santos Porto Barboza

ODS: 3 – saúde e bem-estar; 4 – Educação de Qualidade; 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

Objetivo PPA 2022-2025 relacionado: Promover a saúde e bem-estar da população, o acesso equitativo e universal aos serviços ambulatoriais, emergenciais e hospitalares no SUS e o desenvolvimento do conhecimento científico, bem como fortalecer a atuação em relação à vigilância sanitária, monitorando variações no processo saúde-doença, identificando precocemente as alterações e intervindo oportunamente a fim de evitar o adoecimento coletivo.

NQQ: O Projeto encontra-se inserido na Área de Resultado “Saudável” ao oferecer tratamento periodontal aos idosos advindos do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso da UFF, promovendo bem estar e qualidade de vida aos idosos portadores de Doença de Alzheimer (D.A), estágios I e II, com intuito de, através do tratamento da periodontite, diminuir o aspecto inflamatório nesses pacientes e, em derradeiro, mitigar a progressão da D.A.

Política Pública: A criação de uma clínica para tratamento periodontal exclusivo aos pacientes portadores da D.A reflete na atuação dos Centros de Atendimento aos Idosos da Cidade, os quais, até o momento, não possuem equipe odontológica de atendimento e nem pesquisa epidemiológica e clínica na área de Odontologia sendo desenvolvida.