Vibrante e Atraente

Cartografias Territoriais de Redes Colaborativas da Cultura no Município de Niterói

Sobre o projeto

O projeto reúne o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da produção e da comunicação do conhecimento, tendo a relação entre território e cultura como sua matriz de elaboração acadêmica em perspectiva social. Trata-se mais especificamente da construção de inventários territoriais de saberes e fazeres como potências de criação de redes colaborativas de produção e fruição de bens culturais e linguagens artísticas no Município de Niterói.

A proposta assinala o necessário mapeamento inventariante de organizações, coletivos e indivíduos envolvidos com a criação propriamente dita da cultura e da arte, considerando suas linguagens e estilos, modos de criação, condições de sustentabilidade, acesso aos fomentos públicos e privados, parcerias construídas e relação com público em seus territórios de ação e no conjunto da cidade.

O que foi feito até aqui

Até o momento, o Projetou realizou pesquisa em profundidade sobre organizações, coletivos e indivíduos em atuação no município de Niterói reconhecendo a construção de redes colaborativas e centralidades territoriais de atuação, com 40 organizações entrevistadas. Também ocorreu a organização e realização de Curso de Formação em Produção, Gestão e Comunicação de Projetos de Arte e Cultura, dedicado a 40 realizadores culturais, com três módulos de 20 horas para cada um, totalizando 60 horas (Elaboração de Projetos Culturais em Redes Territoriais Colaborativas; Gestão, Monitoramento e Avaliação participativa de Projetos culturais; Comunicação e Visibilidade de Produtos e Ações Culturais) ministrados pelas docentes Cecília Coentro e Verônica Nascimento.

Para falar dos resultados encontrados, houve a realização de dois Seminários Públicos sobre a temática do Território Inventivo da Cultura e a produção de um Livro Digital resultante das contribuições de seminários e realizadores culturais. Além disso, o projeto criou o Portal com os Resultados de Pesquisa, Documentos Audiovisuais, desenvolveu os mapeamentos de centralidades culturais presentes na cidade e organizou o Banco de Informações de Criadores de Arte e Cultura de Niterói.

Para além do previsto inicialmente, o Projeto realizou a Organização e ampliação do Laboratório de Pesquisa; Consolidação de grupo de Pesquisa e Extensão com a Temática de Políticas Públicas de Cultura; Apresentação de trabalhos em Congressos e Seminários Acadêmicos. Realização de um Webinário durante a Agenda Acadêmica da UFF, reunindo outros 02 Projetos PDPA.

Próximos passos

  • Finalização do Relatório de Pesquisa;
  • Finalização do Portal Digital com Informações do Projeto;
  • Divulgação do Livro Digital Território Inventivos da Cultura.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal das Culturas – SMC

Duração: 30 meses

Valor do projeto: R$ 241.274,97

Departamento UFF: Geografia

Coordenador: Jorge Luiz Barbosa

Público – alvo: Artistas, produtores e gestores de cultura do Município de Niterói.

Onde atua geograficamente: Centro, Zona Norte, Região Oceânica, Engenho do Mato, porém com ênfase em territórios populares.

Equipe Envolvida: A equipe é constituída por 3 docentes do Departamento de Geografia, 3 estudantes de pós-graduação em geografia (2 mestrandos e 1 doutorando) e 8 estudantes de graduação (7 de geografia e 1 de produção cultural)

Parcerias realizadas: Fundação de Arte de Niterói e Escola de Governo e Gestão de Niterói

Acreditamos que o projeto é inovador porque produz um quadro amplo de informações para a análise de situação da produção artística e cultural em Niterói, associado ao mapeamento de registro de atividades e seus autores em redes de saberes e fazeres de cultura. Destacamos também a metodologia de pesquisa dado sua ênfase na interlocução com organizações, coletivos e grupos de realizadores de arte e cultura, assim como da produção de um mapeamento inédito sobre redes colaborativas e centralidades de realização de arte e cultura na cidade.

Coordenador Jorge Luiz Barbosa

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 8 – trabalho decente e crescimento econômico, 10 – redução das desigualdades

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, valorizar, difundir e democratizar as manifestações, expressões, conhecimentos, equipamentos artísticos e culturais e o patrimônio histórico, bem como fomentar a economia criativa. Garantir políticas públicas descentralizadas e a cultura como direito de todas(os) as(os) cidadãs(os) e indutora do desenvolvimento socioeconômico sustentável da cidade.

NQQ: O Projeto dialoga com a área de resultado “Vibrante e Atraente” ao produzir informações originadas da pesquisa sobre as organizações e coletivos de cultura, suas centralidades territoriais de atuação e das redes colaborativas de criação, produção e fruição cultural, contribuindo para o conhecimento sobre as limitações enfrentadas pelos realizados culturais, mas que também sejam capazes de identificar potências criativas, modos de solidariedade e formas de compartilhamento em ações vivenciadas pelos realizadores de cultura.

Política Pública: A política global de Diretos Culturais da Secretaria das Culturas tem sido a referência conceitual maior do Projeto. Em termos mais específicos, destaca-se a linha de atuação Territórios Culturais, como foco especial das ações, sobretudo pelo reconhecimento de sua importância para a democratização de recursos de financiamento e de afirmação da diversidade artística e cultural da cidade. As ações da pesquisa localizam sujeitos criadores de cultura em suas demandas de formação conceitual e técnica, recursos de financiamento, infraestrutura e comunicação como questões fundamentais para execução efetiva de políticas públicas de democratização da cultura no sentido de uma política dedicada aos realizadores da cidade. Nessa perspectiva, contribui para o reconhecimento de território como expressão concreta e decisiva para criação, fruição e sustentabilidade dos saberes e fazeres culturais a partir de inventários e análises de práticas de organizações, coletivos e grupos de arte e cultura. É importante destacar a composição de um sistema de informações a respeito dos criadores de culturas (organizações, coletivos e indivíduos) com suas atividades identificadas para subsidiar políticas de fomento direto e de projetos e programas via editais orientados para realização plena de Direitos Culturais.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.