Vibrante e Atraente

ECOA Niterói – Mapeamento do Potencial Econômico de Setores Culturais de Niterói

O ECOA – Estudo Comparado da Organização das Artes é uma metodologia de mapeamento das cadeias produtivas da cultura desenvolvida pela equipe de pesquisadores ligados ao Observatório de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, fruto de parceria entre o Ministério da Cultura e a UFF. A equipe docente envolvida neste projeto foi responsável pela referida metodologia, que agora propõe-se transformar em pesquisa aplicada, desenvolvida junto ao município de Niterói. Tal metodologia permite a implementação de políticas públicas de cultura que atendam aos diferentes segmentos e sujeitos envolvidos no sistema de produção cultural de modo amplo, sujeitos criadores e também aqueles participantes das fases de produção, divulgação e circulação, vistos de modo territorializado e sistêmico.

O projeto propõe abarcar dois segmentos das atividades culturais: 1. Artes do Espetáculo (circo, dança, música, teatro e carnaval) e 2. Artes Visuais (artesanato, pintura, escultura, fotografia e grafite). Trata-se de um mapeamento que busca entender as condições de trabalho, dificuldades e potencialidades das cadeias produtivas no âmbito da cultura de modo a identificar as relações entre economia, cultura e trabalho.

Ao longo de sua execução, a equipe obteve resultados da coleta de dados quantitativos realizada, de modo que no segmento “Artes do Espetáculo” foi realizada coleta de informações quantitativas via formulário, com retorno de 104 respostas válidas, encerrada a coleta de dados em 31 dezembro de 2021.

O resultado do processo de estruturação da coleta de dados qualitativos foi composto por realização de 12 entrevistas remotas (gravadas em vídeo e áudio) e em profundidade com agentes sintagmáticos das Artes do Espetáculo em Niterói.

Neste sentido, após análise preliminar dos dados coletados, estruturação do material para divulgação e apresentação dos dados preliminares (Boletim – Artes do Espetáculo), foi realizada apresentação para a Secretaria Municipal das Culturas; mailing para 573 trabalhadores e trabalhadoras da cultura de Niterói e divulgação no site e nas redes sociais da pesquisa.

Além disso, com o objetivo de repercutir o Projeto, a equipe realizou publicização da pesquisa através de produção de conteúdo para as Redes Sociais (Instagram e Facebook), demonstrando engajamento social com a pesquisa e divulgação científica; além de entrevistas de divulgação da pesquisa em jornais de grande alcance.

• Finalização dos eventos mobilizadores;
  • Conclusão de estudo topológico;
  • Conclusão do Mapeamento topológico dos agentes produtivos;
  • Realização de entrevistas com agentes sintagmáticos do segmento Artes Visuais;
  • Realização de Seminário Artes do Espetáculo;
  • Adaptação do planilhamento metodológico para plataforma colaborativa;
  • Realização de evento de capacitação para o uso da plataforma colaborativa;
  • Ajustar aplicabilidade monitorada do aplicativo colaborativo;
  • Produção de cartilha.

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Culturas – SMC

Departamento UFF: Instituto de Arte e Comunicação Social

Coordenador: Marina Bay Frydberg

Público – alvo: trabalhadores(as) da cultura na cidade de Niterói, diretamente das Artes do Espetáculo e das Artes Visuais, e, indiretamente, de outros setores criativos.

Onde atua geograficamente: nas cinco áreas de planejamento da cidade – Norte, Oceânica, Praias da baía, Pendotiba e Leste.

Equipe Envolvida: 1 coordenadora, 3 pesquisadores da Graduação em Produção Cultural e Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades, 1 pós doutoranda, 1 Bolsista de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades: 3 Bolsistas de graduação vinculados à graduação em Produção Cultural.

Parcerias realizadas: Conselho Municipal de Política Cultural de Niterói.

Pensar a relação entre economia e cultura a partir da vivência dos trabalhadores da área é, por si só, uma abordagem inovadora nos estudos do campo cultural. Os primeiros dados analisados traçaram um pouco do perfil dos trabalhadores e trabalhadoras e das suas condições laborais, dados inexistentes no município. A parceria PMN, FEC e UFF permitiu, em um momento adverso para a produção científica brasileira, a possibilidade da realização de pesquisas de qualidade e que possam sair dos muros da Universidade e ajudarem na mudança da realidade social

Coordenadora Marina Bay Frydberg

ODS: 8 – trabalho decente e crescimento econômico, 10 – redução das desigualdades

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, valorizar, difundir e democratizar as manifestações, expressões, conhecimentos, equipamentos artísticos e culturais e o patrimônio histórico, bem como fomentar a economia criativa. Garantir políticas públicas descentralizadas e a cultura como direito de todas(os) as(os) cidadãs(os) e indutora do desenvolvimento socioeconômico sustentável da cidade.

NQQ: A proposta dialoga com a área “Vibrante e Atraente” ao desenvolver, valorizar, difundir e democratizar as manifestações, expressões, conhecimentos, equipamentos artísticos e culturais e o patrimônio histórico, bem como fomentar a economia criativa.

Política Pública: Dialoga com as políticas da Secretaria de Culturas, visto que a metodologia proposta visa mapear as cadeias produtivas da cidade, permitindo que as políticas atendam os diferentes segmentos e sujeitos envolvidos no sistema de produção cultural. Dessa forma, o projeto poderá subsidiar a estruturação de editais de fomento a cultura, os quais já existem na secretaria, mas podem ser aprimorados através da metodologia ECOA.

Boletim de Pesquisa – Artes do Espetáculo