Vibrante e Atraente

Niterói em imagens: repositório digital de fotografias e filmes

Sobre o projeto

O projeto “Niterói em imagens” consiste no desenvolvimento e criação de um portal na internet para a difusão de registros fotográficos e audiovisuais, de caráter histórico, da cidade de Niterói. Trata-se de um repositório para reunião, catalogação e acesso à iconografia de Niterói em formato digital, registrando as mudanças, transformações e intervenções na paisagem natural e urbana da cidade. Será uma forma de dar acesso público, gratuito e contextualizado, mas com qualidade, segurança e legalidade, às imagens e filmes do acervo de diferentes arquivos, instituições e colecionadores, especialmente o do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF) – iniciativa pioneira no Brasil de preservação de filmes amadores fluminenses –, mas também de outros departamentos e setores da UFF (por exemplo, do Centro de Memória Fluminense), assim como da Prefeitura de Niterói (por exemplo, do Departamento de Documentação e Pesquisa da Fundação de Arte de Niterói, DDP-FAN), entre outros possíveis e prováveis parceiros.

Além de conter imagens fixas e em movimento, o portal também irá mapear a cultura audiovisual de Niterói, localizando e contextualizando filmes e materiais audiovisuais que registraram Niterói, bem como de locais onde funcionaram e ainda funcionam salas de cinema, cineclubes e escolas de cinema e fotografia, registrando a memória desses espaços de produção, ensino, exibição e reflexão.

,O que foi feito até aqui

O Projeto realizou dois Seminários Públicos sobre a temática do Território Inventivo da Cultura, além de produzir um Livro Digital resultante das contribuições de seminários e realizadores culturais e promover um Curso de formação de produção, gestão e comunicação de projetos dedicado a realizadores de arte e cultura, com 60 horas/aula.

Ao longo de sua execução elaborou uma pesquisa inédita de redes colaborativas de cultura territorialmente referenciada com entrevistas com 40 realizadores de arte e cultura da cidade; além de criar um Portal com os Resultados de Pesquisa, Cursos, elaborar Documentos Audiovisuais e Mapeamentos de centralidades culturais presentes na cidade. Destaca-se, ainda, o Banco de Informações de Criadores de Arte e Cultura de Niterói e o mapeamento de salas de exibição cinematográfica que existiram nas diversas regiões da cidade de Niterói. Atualmente, a equipe encontra-se em criação do site “Niterói em imagens”, o qual já existe e passa, neste momento, pela fase de testes. Já disponível para acesso, contudo, será abastecido com fotografias e imagens em movimento da cidade.

Além disto, o Projeto está realizando levantamento, digitalização e difusão de registros fotográficos em torno da cidade de Niterói: até o momento, das 720 fotografias previstas para difusão no site, mais de 250 foram levantadas em arquivos e cerca de 150 já se encontram devidamente digitalizadas. Do mesmo modo vem sendo realizado levantamento, digitalização e difusão de registros audiovisuais em torno da cidade de Niterói, de modo que, das 4 horas de registros audiovisuais em torno da história de Niterói, cerca de 2h30 já foram levantadas em arquivos, sendo que destas 1h30 minutos já se encontram adequadamente digitalizadas e armazenadas para posterior publicação no site.

Apesar de não estar previsto inicialmente, houve a organização e ampliação de Laboratório de Pesquisa; bem como a consolidação de grupo de Pesquisa e Extensão com a Temática de Políticas Públicas de Cultura.

Próximos passos

  • Criação de códigos QR, voltados à memória audiovisual de Niterói, a serem espalhados pela cidade como estímulo ao turismo e ao lazer.

FICHA TÉCNICA


Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Culturas – SMC

Duração: 24 meses

Valor do projeto: R$ 247.947,05

Departamento UFF: Instituto de Arte e Comunicação Social

Coordenador: Marina Bay Frydberg

Público – alvo: trabalhadores(as) da cultura na cidade de Niterói, diretamente das Artes do Espetáculo e das Artes Visuais, mas de forma indireta também de outros setores criativos.

Onde atua geograficamente: nas cinco áreas de planejamento da cidade – Norte, Oceânica, Praias da baía, Pendotiba e Leste.

Equipe Envolvida: 1 coordenadora, 3 pesquisadores da Graduação em Produção Cultural e Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades, 1 pósdoutoranda, 1 Bolsista de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades: 3 Bolsistas de graduação vinculados à graduação em Produção Cultural.

Parcerias realizadas: Conselho Municipal de Política Cultural de Niterói e Universidade de Rice, localizada nos Estados Unidos.

CONHEÇA MAIS


Website

O projeto “Niterói em imagens” contém, para a municipalidade, um aspecto de grande inovação: a reunião, em um site de acesso gratuito, de um grande número de fotografias e de filmes cinematográficos em torno da história da cidade. Por meio de um avançado processo de digitalização de imagens, realizado no Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF, disponibilizaremos, para amplo público, uma farta iconografia sobre o desenvolvimento de Niterói no decorrer do século XX. Tais imagens, fixas e em movimento, virão acompanhadas de conteúdos informativos, oriundos de pesquisas, e que servirão de estímulo para o conhecimento cultural e histórico da região. Além disso, pretendemos, de modo inovador no Brasil, disponibilizar no site “Niterói em imagens” mapas interativos, de diferentes períodos históricos da cidade, a partir dos quais o internauta acessará imagens fixas e em movimento do passado. Para tanto, estabelecemos desde o primeiro semestre de 2021 uma parceria com a Universidade de Rice, localizada nos Estados Unidos, que tem nos oferecido apoio técnico e tecnologia de mapas interativos. O desenvolvimento do portal “Niterói em imagens” só se torna possível, neste momento, devido à parceria entre a Prefeitura, a Universidade e a FEC

Coordenador Reinaldo Cardenuto Filho

Políticas Intersetoriais que dialogam com o projeto:

ODS: 10 – redução das desigualdades

Objetivo PPA 2022-2025: Desenvolver, valorizar, difundir e democratizar as manifestações, expressões, conhecimentos, equipamentos artísticos e culturais e o patrimônio histórico, bem como fomentar a economia criativa. Garantir políticas públicas descentralizadas e a cultura como direito de todas(os) as(os) cidadãs(os) e indutora do desenvolvimento socioeconômico sustentável da cidade.

NQQ: Área de Resultado “Vibrante e Atraente”, tendo em vista que o projeto disponibilizará informações e fotos digitalizadas originadas da pesquisa sobre a história em torno da cidade, auxiliando no estímulo e desenvolvimento educacional ao conhecimento cultural e histórico da região, contribuindo para a produção e fruição cultural através da preservação de documentos históricos em torno da cidade e à economia local a partir do desenvolvimento de um turismo cultural mediado pelo site.

Política Pública: Ao propor a criação de um portal de internet, com qualificação técnica e intelectual, para a reunir imagens fotográficas e cinematográficas em torno da história e do desenvolvimento da cidade por meio de um acesso completamente gratuito ao seu conteúdo, o Projeto dialoga com diversas políticas públicas, tais como o estímulo educacional ao conhecimento da história e da iconografia de Niterói; a preservação de documentos históricos em torno da cidade – sobretudo imagens fixas e em movimento – a partir de suas digitalizações em alta qualidade;. a difusão da memória e do conhecimento de forma democrática e o estímulo à economia local a partir do desenvolvimento de um turismo cultural.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

There are no download items matching this category criteria.