Vibrante e Atraente

Niterói Saudável: sol, energia limpa, clima e chuvas no espaço urbano

Considerando a relevância das questões climáticas para a sobrevivência humana e para qualidade de vida no meio urbano, o Projeto busca abordar o aproveitamento do potencial de geração de energia solar nos telhados da cidade para os edifícios públicos e privados, com estudo dos efeitos das alterações da arborização urbana, das cores e dos materiais das vias urbanas sobre o clima da cidade; bem como levantar estudo de técnicas de infraestrutura verde para a drenagem de áreas urbanas vítimas de transtornos causados pelos bolsões de água de chuva.

A proposta de pesquisa tem por objetivo realizar estudos técnicos para mitigação de impactos no clima urbano e promoção de políticas públicas, observando os diferentes tópicos de ação, sendo: para Energia Limpa, aumentar a geração de energia distribuída a partir da energia solar na cidade de Niterói através da promoção da informação sobre energia solar para população; para o Clima Urbano, amenizar a ilha de calor urbana; para a mitigação dos impactos das chuvas, reduzir a formação de bolsões de águas pluviais que contribuem para a imobilidade urbana nos dias de chuva.

Durante a execução do Projeto foi realizada a modelagem de áreas selecionadas pela PMN no município para as simulações com o software EnviMET para os bairros Centro e Fonseca. Foram iniciadas as simulações paramétricas de materiais, pavimentação e outras variáveis. No momento, algumas inconsistências impediram resultados melhores no que tange a verificação do impacto destas variáveis nas ilhas de calor da área estudada.

Vale ressaltar que os pontos de medição do clima urbano na cidade estão sendo monitorados, do mesmo modo que os pontos de medição selecionados para monitoramento da temperatura e umidade, bem como os dados dos equipamentos, os quais vêm sendo baixados e planilhados a cada 3 meses para posterior análise comparativa. Além disso, a equipe elaborou relatório sobre a drenagem urbana, além da publicação de artigos sobre o potencial da energia solar fotovoltaica com ênfase em áreas vulneráveis da cidade, especialmente a comunidade do Pé Pequeno.

• Recebimento de informações da PMN referentes às plantas de arquitetura e cadastrais das 25 unidades escolares selecionadas em função do seu potencial fotovoltaico para estudo do potencial NZEB;
  • Elaboração de Projeto técnico e orçamentação dos jardins de chuva compatibilizados com as redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica;
  • Realizar um curso de capacitação de instaladores de sistemas fotovoltaicos direcionado a moradores de áreas de especial interesse social;
  • Realizar um curso de capacitação em infraestrutura verde, com ênfase no diagnóstico realizado e na solução dos jardins de chuva, mote principal do tópico, direcionado a moradores de áreas de especial interesse social.

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade – SMARHS.

Departamento UFF: Arquitetura (TAR)

Coordenador: Louise Land Bittencourt Lomardo

Público – alvo: Sociedade civil como um todo.

Onde atua geograficamente: Santa Rosa, Icaraí, Centro e Fonseca.

Equipe Envolvida: 12 pessoas envolvidas, sendo 1 coordenadora, 1 vice coordenadora, 3 professores doutores, 4 bolsistas de pós-graduação e 3 bolsistas de graduação.

O projeto tem sido inovador ao fazer a ciência aplicada a problemas urbanos atuais, promovendo a energia limpa, mitigando os problemas do sobreaquecimento das cidades e atuando na prevenção de enchentes por maio de soluções de drenagem urbana baseadas em infraestrutura verde.

Coordenadora Louise Land Bittencourt Lomardo

ODS: 7 – energia acessível e limpa, 13 – combate às alterações climáticas.

Objetivo PPA 2022-2025: Promover a gestão sustentável dos recursos naturais, preservar a biodiversidade dos seus ecossistemas por meio de ações de recuperação e conservação ambiental, inclusive de forma a fomentar o desenvolvimento econômico social e sustentável na cidade e ampliar políticas de saneamento básico para população.

NQQ: O Projeto encontra-se Inserido na área de resultado “Vibrante e Atraente”, especificamente na Linha Geral 3 (Prevenção e Adaptação Climática), haja vista seu seus reflexos na motivação e geração de energia solar em energia elétrica usando sistemas fotovoltaicos on grid localizados nas coberturas dos edifícios e, conjugadamente, evitar a formação de ilhas de calor pela reflexão dessa mesma radiação, através da sua absorção pelas árvores.

Política Pública: O Projeto dialoga com ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, bem como com a Plataforma Niterói Solar, a qual trata-se de um estudo realizado pelo Sistema de Gestão da Geoinformação de Niterói – SIGeo, Núcleo do Escritório de Gestão de Projetos, da Prefeitura Municipal de Niterói, com o objetivo de apresentar dados referentes ao potencial fotovoltaico do município de Niterói.